Como calcular a inadimplência?

Estas são as maneiras de calcular a inadimplência com base no método de baixa direta
Estas são as maneiras de calcular a inadimplência com base no método de baixa direta e no método contábil.

Dívida inadimplente é um termo usado na contabilidade. É a fração das contas a receber que não pode mais ser cobrada. As contas a receber de uma empresa podem ser de indivíduos, empresas e organizações. Por isso, a dívida conta como despesa. Para entender verdadeiramente os cálculos envolvidos, pode ser útil fazer um curso de contabilidade.

Existem duas formas de contabilizar a inadimplência. O primeiro é o método não-GAAP ou de baixa direta e o segundo é o método GAAP ou abatimento.

Calcular dívidas inadimplentes

Aqui estão algumas maneiras de calcular dívidas inadimplentes:

  1. Método de baixa direta. Pelo método da baixa direta, os valores incobráveis são deduzidos da receita de vendas. É cobrado diretamente na demonstração do resultado. Este método não é para relatórios financeiros. Isso ocorre devido às desvantagens que advêm do uso do método de baixa direta, como o saldo não compensado com a receita de vendas e o suposto contas a receber serem superestimados.
  2. Método de contabilidade. Para o método contábil, uma porcentagem da receita de todas as vendas é reservada para cobrir as dívidas incobráveis em um período contábil. A falta de dinheiro ou o excesso da estimativa é então corrigido no período contábil seguinte.

Para o método de contabilidade, o método da demonstração do resultado pode ser usado para a dívida financeira. A estimativa do contas a receber depende muito das vendas a prazo. O saldo da estimativa na conta não é considerado no final do exercício.

Existem duas formas de contabilizar a inadimplência
Existem duas formas de contabilizar a inadimplência.

O método do balanço também pode ser usado. No método do balanço, a estimativa neste método é levada em consideração. Por causa da estimativa, a conta pode ter um saldo devedor ou um saldo credor.

A inadimplência priva

Como a inadimplência é considerada por uma empresa como uma despesa, a empresa perde receita e isso, por sua vez, reduz o lucro tributável da empresa. Ter muitas dívidas inadimplentes priva a empresa do fluxo de caixa necessário para mantê-la funcionando.

Mesmo que haja dívidas incobráveis, algumas delas podem ser dedutíveis do imposto. Essas leis de dívida podem ser vistas na Seção 166 do IRC ou no Código da Receita Federal. A dedutibilidade da inadimplência pode ser uma dívida pessoal ou uma dívida relacionada a negócios. Deve haver algumas qualificações que devem ser atendidas para que a inadimplência seja deduzida do imposto. A primeira é que a dívida deve ser real e não tem valor para o exercício fiscal corrente.

Estas são as maneiras de calcular a inadimplência com base no método de baixa direta e no método contábil. Para simplificar a contabilidade, você pode creditar as contas a receber e debitar o valor da inadimplência. Para saber mais sobre os detalhes da inadimplência, você pode consultar a seção 166 do Código da Receita Federal, que se concentra nas dívidas inadimplentes. Você também pode se inscrever em cursos individuais ou em um programa de graduação de dois anos em contabilidade e finanças para melhorar sua compreensão de como não apenas cancelar dívidas inadimplentes, mas administrar fundos para que essas dívidas não afetem significativamente seus negócios.

Artigos relacionados
  1. Como calcular o patrimônio líquido da dívida?
  2. Como calcular a relação entre o empréstimo e o valor (LTV)?
  3. Como escolher um credor de adiantamento de dinheiro?
  4. Como calcular a dívida de longo prazo?
  5. Como verificar uma pontuação FICO?
  6. Como escolher um serviço de monitoramento de crédito?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail