Como evitar fraudes imobiliárias?

Os burlões que utilizam esse golpe imobiliário exploram o desejo mais profundo da vítima - conseguir algo
Os burlões que utilizam esse golpe imobiliário exploram o desejo mais profundo da vítima - conseguir algo por pouco - um investimento fácil.

Se você está no mercado para comprar ou vender uma casa, refinanciar sua hipoteca, ou se está pensando em investir no mundo imobiliário, cuidado - existem golpes por aí em que as pessoas mais inteligentes caem. Aqui estão alguns dos golpes imobiliários clássicos e dicas sobre como evitá-los.

  1. Quem é o vigarista ideal? Os vigaristas mais experientes são aqueles que já alcançaram algum nível de confiança em sua vida. As pessoas com quem você lida diariamente, até mesmo membros da família, são os mais bem-sucedidos dos vigaristas. Quando "concordamos com os outros", os mecanismos de defesa do nosso cérebro se suavizam e nosso ceticismo é reduzido. Os vigaristas usam esse truque neurológico para te pegar. Não há problema em confiar em seus amigos, família e colegas de trabalho, mas seja cético em relação a quaisquer argumentos de venda que eles possam lhe oferecer. Sempre busque o conselho de dois ou mais consultores financeiros ou confidentes antes de prosseguir.
  2. Investimento e retorno no exterior. Os burlões que utilizam esse golpe imobiliário exploram o desejo mais profundo da vítima - conseguir algo por pouco - um investimento fácil. Esses esquemas são geralmente esquemas de Ponzi, o que significa que os vigaristas coletam dinheiro de muitas vítimas, e distribuir quantias menores para essas mesmas pessoas da mesma reserva de dinheiro e alegar que é "lucro". Nesse modelo, os investidores são orientados a enviar cheques de investimento e estão dando pequenos cheques em troca, supostamente "provando" que o sistema funciona. No mercado imobiliário, eles estão recebendo um pequeno troco de outro "investidor" que também caiu nessa trama. As pessoas tendem a cair no ângulo do exterior porque soa exótico e pensam que estão, de alguma forma, aproveitando uma nova descoberta ou recurso que outros não conhecem.
    • Defesa: Faça a si mesmo a pergunta simples: "Isso é bom demais para ser verdade?" Examine o modelo de negócios minuciosamente para determinar se ele realmente funcionaria. Se você nunca investiu em imóveis antes, é uma boa ideia começar localmente, não no exterior.
  3. Golpe de investimento local. As pessoas são apanhadas mais desprevenidas quando os vigaristas usam pontos de referência ou nomes familiares. Por exemplo, se alguém ligar para você do nada para investir em um prédio em todo o mundo, você ficará surpreso. No entanto, se o prédio for o mesmo por onde você passa no seu trajeto matinal, pode ser mais verossímil. Semelhante a investir em imóveis no exterior, você deve ter cuidado com tudo que parece bom demais para ser verdade.
    • Defesa: Sempre investigue além da superfície. Vá para o site. Peça ao seu contato uma carta de credenciais e mostre o documento às autoridades no canteiro de obras. Se eles nunca ouviram falar dessa empresa de investimentos, é provável que você quase tenha sido enganado.
  4. Fraude de taxa de adiantamento de Internet. Neste golpe imobiliário, os indivíduos que praticam o truque irão pedir um adiantamento para obter o seu retorno. Eles pedirão que você transfira uma pequena quantia de dinheiro para "liberar" canais que, em última análise, retornarão os lucros de um projeto comercial ou residencial. Esses golpistas simplesmente coletam alguns dólares de centenas e milhares de pessoas, o que lhes dá um lucro fácil e pesado.
    Se você nunca investiu em imóveis antes
    Se você nunca investiu em imóveis antes, é uma boa ideia começar localmente, não no exterior.
  5. Fraude de título. Nesse esquema, o vigarista rouba a identidade do dono da casa e, portanto, pode obter o título da casa. Em alguns casos, as hipotecas foram sacadas contra propriedades sem o conhecimento do proprietário real.
    • Defesa: Visite Proteja seu título, onde você pode encontrar dicas sobre como proteger sua privacidade e sua casa. Sempre tome cuidado ao fornecer seu número de seguro social, bem como outras informações privadas.
  6. Remoção do valor patrimonial da casa. A redução do valor patrimonial ocorre quando um credor diz que não há problema em exagerar sua riqueza pessoal. Eles o aprovam por um valor que você não pode pagar e, em seguida, retiram-no dele. Eles podem levar sua casa e muito mais por falta de pagamento.
    • Defesa: Não continue com o empréstimo se o credor sugerir que você pode embelezar seu aplicativo.
  7. Lançamento da equidade da casa. Isso ocorre quando um credor o incentiva a refinanciar repetidamente seus empréstimos com o que eles dizem ser as melhores taxas a cada vez, apenas para pagar taxas e juros adicionais para cada novo empréstimo. Esse golpe leva mais tempo para aparecer e pode ser difícil de detectar, pois o credor leva você a acreditar que cada refinanciamento de empréstimo é a jogada mais inteligente e menos cara. Uma vez que os juros e as dívidas continuarão aumentando, eventualmente esse golpe pode resultar na perda de sua casa.
    • Defesa: certifique-se de saber quais são as taxas e taxas quando você refinanciar.
  8. Golpe de melhoria da casa. Um golpe típico com empreiteiros é quando eles dizem ao proprietário que podem encontrar um credor que os ajudará a financiar um projeto quando o proprietário não puder pagar por conta própria. O empreiteiro e um credor que ele conhece oferecem um plano de financiamento e fazem o proprietário assinar rapidamente os papéis. Na realidade, esses documentos são para um empréstimo hipotecário com altas taxas de juros que agora você deve pagar. O empreiteiro provavelmente fará um trabalho ruim no projeto e você pode ficar preso a altos pagamentos em uma casa mal construída.

    Defesa: trabalhe apenas com empreiteiros em quem você confia e que tenham boa reputação.

Golpes imobiliários típicos

Todos os itens acima são golpes imobiliários típicos, mas esta lista não inclui tudo.

Lembre-se sempre de que, embora seja verdade que qualquer investimento é um risco, assumir riscos nem sempre se traduz em lucro. Sempre examine o modelo de negócios subjacente que seu contato está apresentando e pergunte a si mesmo (e a outras pessoas em quem você confia) se faz sentido. Se você acha que é bom demais para ser verdade, provavelmente é.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail