Escolhendo janelas internas: de caixilhos a janelas com baixo consumo de energia

O ar quente mantém a temperatura da janela mais próxima da temperatura do ar da sua casa
O ar quente mantém a temperatura da janela mais próxima da temperatura do ar da sua casa, o que não dará a chance de se formar condensação.

Informações sobre os tipos de janelas da casa

Você provavelmente já sabe que se estiver construindo uma nova casa ou reformando a atual, as janelas que você escolher afetarão significativamente a aparência geral. O que você pode não saber é que eles também afetarão a eficiência energética de sua casa. No entanto, pode ser difícil saber qual é a diferença entre o valor R e o fator U. E todas aquelas janelas que afirmam ser low-E? É hora de esclarecer toda a confusão! Veja como escolher janelas de substituição (ou novas) para sua casa.

  1. Estilo. Alguns estilos de janelas são mais eficientes em termos de energia do que outros. Os mais eficientes em termos energéticos são as janelas de batente. Estes abrem a partir de uma dobradiça, na parte superior ou lateral da janela, por meio de uma manivela que você gira. Como a faixa é projetada para se ajustar firmemente à vedação contra intempéries quando fechada, eles deixam muito pouco ar passar. Na verdade, quando o vento sopra contra o vidro de uma janela do tipo batente, ele o empurra contra o caixilho, o que simplesmente a torna ainda mais vedada. Geralmente combinam melhor com um design contemporâneo. O segundo tipo é a janela dupla suspensa. Este é o estilo mais tradicional com o qual você deve estar familiarizado. Eles consistem em um painel inferior e um painel superior. Quando você deseja abri-lo, você desliza o painel inferior para cima. A vedação contra intempéries que é usada em janelas duplas suspensas fica danificada com o tempo, o que significa que permite a entrada de mais ar do que uma vedação intacta. No entanto, essas janelas geralmente podem ser inclinadas para dentro para limpeza, o que as torna mais convenientes neste aspecto. O terceiro tipo é uma janela deslizante. Esta é basicamente uma janela dupla suspensa, mas ela desliza da esquerda para a direita, em vez de para cima e para baixo. Ela está sujeita ao mesmo tipo de abuso que uma janela dupla suspensa, o que a torna igualmente ineficiente.
  2. R-valor. Este é o maior fator na eficiência energética. Mas a verdadeira questão é - o que no mundo é valor-R e como ele afeta suas janelas? Simplificando, o valor R é a medida de quanta perda de calor suas janelas são capazes de evitar. Portanto, você deseja o valor R mais alto possível. O menor valor de R aceitável se você estiver tentando construir uma casa eficiente é R-3. Obviamente, quanto mais alta a classificação, mais eficiente é a janela. O corolário disso é que quanto mais alto o valor R, mais caro ele será. Uma boa regra prática é escolher uma janela com o valor R mais alto que você pode razoavelmente pagar, em relação à economia de energia que você espera receber. Isso é especialmente verdadeiro se você vive em um clima frio. Lembre-se de que o valor R é classificado de acordo com a eficiência da janela no centro do vidro. As bordas serão menos eficientes em termos de energia do que o valor R reflete.
  3. Fator U Este é o segundo grande fator a considerar. O fator U é a medida de quão bem sua janela evita vazamentos de ar entre o caixilho e a moldura. Fatores U menores que 0,35 são considerados eficientes em termos de energia. Se você mora em um clima que é frio e ventoso, você vai querer dar tanto peso ao fator U de suas janelas quanto ao valor R. Você também pode querer se mudar para algum lugar que seja quente e ensolarado o ano todo!
  4. Janelas de baixa emissividade. Esse tipo de janela é o padrão ouro quando se trata de eficiência energética. As janelas Low-E (também conhecidas como baixa emissividade) consistem em um painel de vidro interno e externo. A área entre os dois painéis é preenchida com um gás inerte (não ativo) como o argônio, que fornece o máximo em isolamento sem comprometer a clareza do vidro. Um degrau abaixo dos tipos low-E são as janelas de vidro simples e duplo, que são revestidas com um acabamento de óxido metálico transparente que evita alguma perda de calor. Eles são muito menos eficientes do que low-E, o que se reflete em seus valores-R mais baixos. As janelas de vidros simples são de apenas um lado, vidros duplos são vitrificados por dentro e por fora. As janelas menos desejáveis, em termos de perda de calor, não são vidradas. Uma janela sem vidro é uma simples folha de vidro sem revestimento ou isolamento. Eles são mais eficientes do que um aberto, mas isso é tudo! O envidraçamento pode ser combinado com baixo E para uma solução ainda mais eficiente em termos de energia.
  5. Prevenção de condensação. A condensação ocorre quando existe uma grande diferença de temperatura do ar entre o interior e o exterior de uma janela. Se a temperatura e a umidade dentro de sua casa forem altas, e a temperatura externa estiver baixa, você provavelmente verá a formação de condensação. Por outro lado, o mesmo é verdadeiro se a temperatura externa for bastante alta e a interna for fria. A condensação é um problema para janelas porque quando a umidade freqüentemente se acumula ao redor das bordas das janelas, com o tempo, isso causará danos à moldura e à vedação contra intempéries. Também é um problema porque indica que as janelas não estão isolando muito bem sua casa. Para evitar a condensação, procure janelas com tecnologia de ar quente e espaçadores de metal de alta qualidade ao longo das bordas dos painéis. O ar quente mantém a temperatura da janela mais próxima da temperatura do ar da sua casa, o que não dará a chance de se formar condensação.
    Como a faixa é projetada para se ajustar firmemente à vedação contra intempéries quando fechada
    Como a faixa é projetada para se ajustar firmemente à vedação contra intempéries quando fechada, eles deixam muito pouco ar passar.
  6. Penetração solar (UV). Esta é uma consideração importante para quem vive em um clima especialmente quente. Quando o sol está constantemente brilhando através de suas janelas, você notará que seu carpete, móveis e qualquer outra coisa no caminho do sol começam a parecer desbotados e desgastados prematuramente. Para evitar que isso aconteça, procure um revestimento de bloqueio ultravioleta. Isso permitirá que os raios inofensivos do sol brilhem diretamente, enquanto bloqueia os raios ultravioleta, que causam os maiores danos.
  7. Colocação da janela. Ao decidir onde colocar as janelas em sua casa, considere o fato de que as janelas voltadas para o sul permitem a entrada de calor sem uma quantidade excessiva de raios ultravioleta. Portanto, eles podem ajudar a aquecer sua casa durante os meses mais frios. As janelas voltadas para o norte, por outro lado, fornecem muito pouco calor e podem ser um obstáculo para manter sua casa aquecida. Para ilustrar esse fato, basta olhar para as calçadas em sua rua após uma tempestade de neve. Provavelmente, as calçadas que estão voltadas para o sul estarão derretidas e limpas muito antes das que estão voltadas para o norte. Portanto, se você tiver janelas do chão ao teto em sua grande sala, coloque-as no lado sul da casa, se possível.
  8. Requisitos de código de construção. Muitos estados adotaram padrões de código de construção que regulam o tipo de janelas que você pode instalar em uma casa nova ou reformada. Sempre verifique o código de construção local antes de comprar ou instalar novas janelas. Isso é especialmente importante se você estiver comprando de uma fonte fora do estado. Os vendidos em uma loja local provavelmente atenderão aos códigos de construção do seu estado, mas os de uma fonte de fora do estado talvez não.
  9. Descontos. Algumas empresas de serviços públicos agora oferecem descontos se você instalar janelas com eficiência energética. Em alguns casos, o desconto é significativo o suficiente para que você acabe pagando quase o mesmo por janelas com baixo consumo de energia que pagaria por janelas comuns. Verifique o site da sua empresa de serviços públicos local para ver se eles oferecem esses tipos de descontos.

Aí está - o mundo das janelas reduzido a sete etapas simples! Naturalmente, uma janela bem isolada é tão boa quanto sua instalação, então sempre faça com que ela seja instalada por um profissional e certifique-se de que todas as costuras estejam calafetadas e bem vedadas.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail