Como grelhar salmão: horários para grelhar e receitas saudáveis?

Se você grelhar um filé de salmão com a pele
Se você grelhar um filé de salmão com a pele, coloque o salmão na grelha com a pele voltada para baixo para cozinhar.

Salmão cozido na grelha é rápido, delicioso e bom para você! O salmão tem um teor de gordura relativamente alto (para peixes!), O que significa que pode resistir a grelhar com menos chance de secar do que algumas alternativas de peixe mais magras. O salmão não é apenas rico em ácidos graxos ômega-3, mas também tem muitas proteínas, minerais e vitaminas, tornando-o uma escolha saudável na hora das refeições. As etapas a seguir irão guiá-lo através do processo de grelhar salmão com perfeição - seja em tábuas de cedro, com papel alumínio ou diretamente em uma grelha. Você obterá receitas de bifes de salmão grelhados, filés e até dicas para grelhar um salmão inteiro.

Filé de salmão, bife de salmão ou um salmão inteiro

Antes de grelhar o salmão, você deve decidir qual corte de peixe deseja grelhar. Os tempos de preparação e grelhar variam um pouco com base no corte de peixe que você escolher e na receita que usar.

Você pode comprar salmão em filé, bife ou salmão inteiro. Verifique o que sua receita pede antes de escolher um tipo para grelhar.

Como filé, o salmão terá cerca de 97% desossado, é mais delicado e pode se quebrar quando colocado diretamente na grelha. Portanto, é melhor escolher filés com cerca de 2,5 cm de espessura. Os filés de salmão cozinham o mais rápido de todos os cortes e não devem ser colocados na grelha, pois a carne é mais delicada e pode desfazer-se.

O bife de salmão é uma fatia de salmão cortada no filé com a espinha dorsal intacta; depois de grelhar o salmão, você pode torcer suavemente o osso e ele vai sair. O filé de salmão é melhor para grelhar, pois sua espessura permite que seja mais facilmente virado (apenas uma vez) para grelhar dos dois lados. No entanto, um bife de salmão precisará cozinhar um pouco mais na grelha do que um filé, devido à sua espessura.

Salmão cozinhado mais rápido

Um salmão inteiro pode ser grelhado, mas algumas partes do peixe podem demorar mais para cozinhar do que outras devido à variação de espessura. É melhor marcar um peixe inteiro, cortando vários cortes diagonais em cada lado antes de grelhar. Isso ajuda o salmão a cozinhar mais rápido e garante que o calor do cozimento se espalhe pelo salmão de maneira mais uniforme.

Um peixe inteiro selvagem de 3 a 2 kg tem o tamanho perfeito para grelhar. Naturalmente, você vai querer que o peixe seja eviscerado, enxaguado e seco antes de grelhar o salmão. Você pode grelhar um salmão inteiro com a cabeça e a cauda ou pedir para que sejam removidos. Você pode até encher a cavidade do peixe com temperos antes de grelhar.

Bolsa grande de folha de alumínio

Outra maneira deliciosa e saudável de grelhar um salmão inteiro é colocá-lo em uma grande bolsa de papel alumínio (discutido mais adiante) para permitir que ele cozinhe em seu próprio suco. Esta receita também elimina a possibilidade de porções menos grossas de salmão caírem na grelha durante o cozimento, pois tudo fica bem fechado no papel alumínio.

Prepare o salmão para grelhar.

  • Descongele, se estiver congelado. Idealmente, o peixe deve ser descongelado antes de cozinhar ou grelhar. Coloque o peixe dentro de um saco plástico fechado em um recipiente secundário (para coletar líquidos) e deixe-o descansar durante a noite na geladeira. Grelhe o salmão no dia seguinte ou o mais rápido possível.
  • Tempero. Tempere o salmão a gosto. Muitas receitas sugerem vários tipos de temperos. O salmão tem um pouco de sabor por si só, então experimente temperos simples como sal, pimenta e endro ou alecrim. Polvilhe com especiarias Old Bay ou temperos semelhantes. Atualmente, há uma miríade de temperos específicos para peixes disponíveis nos supermercados. Muitos supermercados agora oferecem salmão que já foi temperado ou marinado no momento da compra, portanto, basta colocá-lo na grelha.
  • Marinades. Receitas para marinadas podem dar sabor adicional ao salmão antes de grelhar. Se você optar por usar uma marinada, não deixe o salmão (ou qualquer outro peixe) sentar na marinada mais de 15 minutos antes de cozinhar, pois os ingredientes ácidos começarão a quebrar a carne e torná-la mole. Uma leve pitada de molho de soja, tamari, um toque de óleo de gergelim ou suco de limão melhorará e realçará o sabor do salmão.
  • Pele de salmão. Remova a pele se desejar. Algumas pessoas preferem grelhar o salmão com a pele intacta e temperar ou temperar depois, mas se você quiser pré-temperar, é melhor remover a pele primeiro para que o salmão tempere os dois lados. O corte do salmão e como você o tempera podem ditar se você deve deixar a pele ou não durante o processo de grelha.

    Se você cozinhar o salmão com a pele, ajuda a carne de peixe permanecem mais intacto enquanto ele está grelhar. Assim, o peixe terá menos probabilidade de cair na grelha. O filé de salmão, por exemplo, é melhor grelhado com a pele deixada e se descasca facilmente assim que o peixe estiver cozido e antes de servir.

    Se você quiser pré-temperar um filé de salmão antes de grelhar, é melhor remover a pele enquanto o peixe está cru para que o salmão possa ser temperado dos dois lados. Então, talvez adicione um molho leve depois. Se você grelhar um filé de salmão com a pele, coloque o salmão na grelha com a pele voltada para baixo para cozinhar. Se você optar por marinar o salmão antes de grelhar, remova a pele antes de grelhar o salmão para que a marinada seja absorvida pela carne do peixe.

  • Cozinhar dentro de uma tenda ou bolsa de papel alumínio. Para um filé de salmão ou um salmão inteiro, experimente pegar um pedaço grande de papel alumínio (o papel alumínio deve ser maior do que o peixe em comprimento e largura), dobre-o longitudinalmente em torno de um pedaço de peixe temperado e enrole todas as bordas levemente. Coloque a bolsa de papel alumínio em uma grelha aquecida e cozinhe o salmão na bolsa em seu próprio suco. Não enrole o peixe com muita força; deixe espaço dentro da bolsa para o salmão respirar e para a bolsa liberar todo o vapor criado dentro da folha de alumínio.
  • Tábuas de cedro. Usar tábuas de cedro é outra maneira única e deliciosa de cozinhar seus peixes. A prancha de cedro pode ajudar a manter o salmão incrivelmente delicioso e úmido, ao mesmo tempo que lhe confere um sabor defumado único. Certifique-se de mergulhar a prancha por 2 a 6 horas antes de usá-la para grelhar o salmão. Você pode molhar a prancha durante a noite para usar no dia seguinte. Para mergulhar, mergulhe a prancha em água morna (em sua pia ou balde de 5 galões), pesando-a com algo pesado para que fique embaixo d'água. Sinta-se à vontade para adicionar vinho branco, cidra de maçã ou sua cerveja favorita e ervas frescas à água para experimentar diferentes sabores.

    No dia seguinte, antes de cozinhar o salmão, seque a prancha e cubra levemente a superfície superior com azeite ou óleo vegetal. Você pode até esfregar a prancha com coisas como alho, sal marinho ou ervas frescas. Pré-aqueça a grelha em alta por cerca de 10 minutos com a tampa fechada. Em seguida, pré-aqueça a tábua seca e revestida, colocando-a na grelha por 5 minutos. Com cuidado, coloque o salmão na prancha com a pele voltada para baixo. Feche a tampa e cozinhe o salmão em fogo médio-alto (177°C - 204°C) por cerca de 15 a 25 minutos. Use o guia abaixo para estimar o cozimento. Tente não abrir a tampa. Não há necessidade de virar o salmão ao cozinhar na prancha. Mantenha um borrifador de água perto da churrasqueira para apagar as chamas. As chamas ajudam a fazer a prancha ficar sem chama e a fumaça dará um sabor de cedro esfumaçado aos seus peixes. Se precisar apagar as chamas, borrife água apenas o suficiente diretamente sobre as chamas para apagá-las, mas não tente impedir que a tábua arde. Tenha uma assadeira de metal disponíveis e algumas luvas de forno ou luvas de solda para mover a prancha quando o peixe estiver pronto. A prancha pode ser submersa quando terminar para resfriá-la. É melhor não reutilizar a tábua de cedro se estiver carbonizada.

Por quanto tempo devo grelhar o salmão?

Cozinhar o salmão com a pele ajuda a manter a carne do peixe mais intacta durante o cozimento
Cozinhar o salmão com a pele ajuda a manter a carne do peixe mais intacta durante o cozimento.

Por quanto tempo você grelha o salmão (e a maioria dos peixes) é baseado na temperatura do fogo, na espessura do peixe em sua parte mais espessa e na distância da grelha da fonte de calor. Nunca deixe o salmão tocar nas chamas da grelha.

Peixes cozinham rapidamente

A maioria dos peixes cozinha rapidamente. Uma boa regra é grelhar o peixe por aproximadamente 8 a 10 minutos por polegada de espessura, cozinhando-o a 10 centímetros acima da fonte de calor. Para grelhar salmão, use o seguinte como guia:

  • Filetes de salmão: cozinharão em aproximadamente 4-5 minutos. Não vire ao grelhar.
  • Bifes de salmão: cozinham em aproximadamente 4-7 minutos. Vire uma vez para cozinhar dos dois lados. Você também pode selar a carne externa em uma grelha quente e terminar de grelhar em fogo médio.
  • Salmão inteiro: cozinhe lentamente. Use a regra de espessura indicada acima.

Novamente, esses tempos de churrasco são aproximados. Sempre fique de olho no salmão para evitar que cozinhe demais. O peixe não aguenta bem o calor, por isso sirva sempre o salmão imediatamente após grelhar.

Então, como exatamente faço para grelhar o salmão?

  1. Escolha o tipo de salmão que deseja grelhar (filé, bife ou inteiro). Algumas receitas exigem tipos específicos de salmão.
  2. Unte levemente com óleo a grelha ou a cesta de grelhados frente e verso borrifando ou pincelando azeite de oliva antes de colocar o salmão diretamente na grelha. (Não há necessidade de realizar esta etapa se você estiver grelhando salmão em uma bolsa de papel alumínio.)
  3. Pré-aqueça a grelha em fogo médio-alto (300 e 325 graus). Grelhar o salmão em uma churrasqueira a gás é o ideal, mas se você estiver usando uma churrasqueira a carvão, lembre-se de que as brasas geralmente estão prontas quando estão vermelhas e todas as chamas reais diminuíram.
  4. Grelhe o salmão com base nos tempos aproximados de grelha indicados acima, certificando-se de que nenhuma chama toque o peixe diretamente. O salmão grelhado acabado vai descascar suavemente quando você o separa com um garfo e a carne fica firme quando pressionada. Assim como a carne, o salmão continua a cozinhar um pouco depois de ser retirado da grelha, então é melhor removê-lo quando parecer um pouco cru ou rosa escuro por dentro. Grelhar o salmão lenta e continuamente em fogo médio permitirá que o peixe retenha a maior parte de seu próprio suco.
  5. Depois de grelhar o salmão, sirva imediatamente.

Criação em fazenda vs. salmão selvagem capturado

Os pesquisadores encontraram concentrações significativas

Ao usar uma receita para grelhar salmão, você pode estar se perguntando que tipo de salmão usar. Hoje, cerca de metade do salmão vendido nas lojas em todo o mundo é criado em fazendas de peixes, já que o salmão selvagem só está disponível em certas épocas do ano. Um estudo global publicado em um jornal chamado "Science" analisou filés de salmão de cerca de 700 salmões criados em fazendas e selvagens capturados. Este estudo revelou que o salmão criado em fazendas tem mais "contaminantes relacionados à saúde" do que o salmão selvagem capturado. Os pesquisadores encontraram concentrações significativas de quatro agentes cancerígenos: bifenilos policlorados (PCBs), dioxinas, dieldrina e toxafeno. Além disso, é preciso estar ciente de que existem apenas algumas regras federais ou estaduais definidas sobre como o salmão e outros peixes podem ser rotulados. Um pacote de salmão pode ser rotulado como "fresco" ou "selvagem pescado"."Sempre pergunte de onde veio o salmão antes de comprá-lo. Se eles não souberem, ignore.

Receitas favoritas de salmão grelhado saudável

Aqui está uma das minhas receitas favoritas de salmão grelhado saudável para um ótimo molho para colocar em cima de um salmão simplesmente preparado: Leve 0,5 xícara de vinho branco seco para ferver em uma panela pequena. Junte 0,5 pote de ervas e cream cheese de alho, Alouette, Pub Cheese ou Boursin. Mexa constantemente até derreter e ficar homogêneo. Gosto. Se desejar, adicione mais queijo ou vinho a gosto. Não gosta de vinho? Use leite. Este molho deve ser regado sobre o salmão grelhado antes de servir.

Aqui está outra receita saudável de salmão grelhado. Siga as etapas acima para empacotar o salmão na grelha com papel alumínio. Salpique o filé de salmão grelhado com suco de limão, alho, sal, pimenta e endro. Dobre bem o papel alumínio e grelhe o salmão por 10 minutos em fogo médio na bolsa. Sirva com batatas vermelhas cozidas!

Site da rede alimentar

Ou confira uma deliciosa receita de salmão grelhado com mel e soja com edamame no site Food Network.

Agora você sabe o básico sobre como grelhar salmão - usando papel alumínio, tábuas de cedro e muito mais. Você também tem algumas receitas saudáveis de salmão grelhado para começar. E lembre-se que grelhar pode ser feito em todas as estações! Depois de começar, você descobrirá como pode ser fácil, delicioso e rápido grelhar o salmão.

Artigos relacionados
  1. Como usar uma grelha Panini?
  2. Como secar ervas frescas: secando e armazenando ervas frescas?
  3. Como congelar morangos?
  4. Como temperar uma frigideira de ferro fundido?
  5. Como começar a comer de forma saudável com 5 ajustes simples?
  6. Como regar profundamente um peru?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail