Como lidar com o trauma infantil quando adulto?

Esses profissionais serão capazes de orientá-lo nas coisas que você precisa fazer para superar seus traumas
Esses profissionais serão capazes de orientá-lo nas coisas que você precisa fazer para superar seus traumas passados.

Ao crescer e se tornar um adulto, você geralmente aprenderá a amadurecer como indivíduo. Através de um de experiências crescendo, a maioria das preocupações da infância costumam ter um banco traseiro para coisas maiores, como carreira, vida familiar, dinheiro e relacionamentos. No entanto, os traumas da infância sempre o perseguem, mesmo que esses eventos tenham acontecido há muitos anos. Eles podem ressurgir na forma de fobias ou medos irracionais. Eles também podem ressurgir na forma de pesadelos. Em alguns casos, se o trauma foi causado por abuso, o problema pode vir à tona na incapacidade de confiar e ter relacionamentos significativos.

Lidar com o trauma da infância normalmente seria um longo processo de recuperação e de seguir em frente. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar se quiser trilhar o caminho da cura.

Recessos mais profundos

Identifique a origem do seu trauma. A maioria dos traumas da infância é enviada para os recessos mais profundos da memória. Quando você experimenta algo ruim, geralmente deseja esquecer e negar que tenha acontecido. No entanto, ao crescer até a idade adulta, você pode ter alguns medos irracionais. Por exemplo, pessoas que se afogaram ou que sofreram acidentes com barcos podem ter medo de nadar ou andar de barco. Pessoas que já sofreram acidentes de carro podem ter medo sempre que andam de carro.

O primeiro passo para lidar com traumas é identificar a origem de seu trauma. Tente se lembrar de coisas que aconteceram antes e que agora estão causando dor. Se você se lembra claramente da fonte da dor, a principal tarefa é reconhecê-la como a fonte de seus problemas atuais.

Isso pode ser doloroso ou perturbador no início, especialmente se o trauma foi causado por abuso. No entanto, você precisará se concentrar em seu trauma antes de poder abordá-lo.

Lidar com o trauma da infância normalmente seria um longo processo de recuperação
Lidar com o trauma da infância normalmente seria um longo processo de recuperação e de seguir em frente.

Supere seu trauma. Superar o trauma geralmente envolve métodos diferentes. Alguns tentariam se dessensibilizar até que a experiência traumática parecesse insignificante. Por exemplo, se você teve um acidente de barco quando era jovem, pode tentar fazer passeios de barco. Comece gradualmente, para não ficar chocado com a experiência. Depois de um tempo, você se acostumará com a experiência e não terá mais medo.

Dificuldades para manter relacionamentos

Vamos. Traumas causados por abuso costumam ser mais difíceis de superar. Se você sofreu abuso quando criança, pode ter problemas para confiar nas pessoas. Você pode ter problemas para confiar no sexo oposto, por exemplo. Isso pode resultar em dificuldades para manter relacionamentos, levando a separações e casamentos desfeitos. Depois de reconhecer esse abuso como a fonte de seu trauma, aprenda a perdoar a pessoa ou pessoas que o prejudicaram no passado. Isso pode ser difícil de fazer, especialmente se o trauma deixou muitas cicatrizes emocionais e físicas. Se você acha difícil perdoar, talvez possa simplesmente reconhecer que o que está feito está feito e que, com o tempo, suas feridas emocionais vão sarar.

Siga em frente. A presença de eventos traumáticos pode impedir uma pessoa de seguir em frente na vida. Você pode ter a sensação de estar preso ao passado. Você pode ter a mentalidade de ser sempre a vítima. Depois de reconhecer seu trauma e superá-lo, aprenda como seguir em frente. Ser capaz de enfrentar seus medos permitirá que você se torne mais aberto a oportunidades e coisas novas.

Procurar profissional

Procure ajuda profissional. Se ainda tiver dificuldade em lidar com seus traumas de infância, você pode procurar um conselheiro profissional para obter ajuda. Esses profissionais serão capazes de orientá-lo nas coisas que você precisa fazer para superar seus traumas passados.

As experiências traumáticas fazem parte da vida, goste você ou não. Depois de superar seus traumas, pare de ser uma vítima. Siga em frente com sua vida e concentre-se nas coisas boas que deseja alcançar.

Artigos relacionados
  1. Como enfrentar o ciúme no casamento?
  2. Como enfrentar a vida após uma amputação?
  3. Como lidar com uma mãe dominadora?
  4. Como enfrentar a morte de um ente querido?
  5. Como lidar com um bebê chorando?
  6. Como lidar com pessoas invejosas?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail