Como lidar com uma mãe dominadora?

Como lidar com uma mãe dominadora
Sua mãe, por exemplo, tem o caráter inato de protegê-lo, especialmente quando você ainda era mais jovem.

Não existe Universidade dos Pais. Cada pai-mãe e pai-aprende como se relacionar com seus filhos por tentativa e erro. Na maioria das vezes, cada pai é bem-sucedido. Outras vezes, ele ou ela não. Independentemente de como aprendam, os pais sempre desejam tudo de bom para seus filhos. Sua mãe, por exemplo, tem o caráter inato de protegê-lo, principalmente quando você ainda era mais jovem. Sua mãe freqüentemente toma decisões por você ou lhe dá instruções sobre o que fazer ou como fazer as coisas.

Sua mãe freqüentemente toma decisões por você ou lhe dá instruções sobre o que fazer ou como fazer as coisas
Sua mãe freqüentemente toma decisões por você ou lhe dá instruções sobre o que fazer ou como fazer as coisas.

Às vezes, porém, algumas mães exageram. Alguns estendem demais o controle sobre os filhos, mesmo além da idade em que já podem - relativamente falando - decidir por si próprios ou conduzir suas vidas de forma independente. As mães fazem isso o tempo todo, acreditando que segurar as rédeas até mesmo de filhos adultos é um gesto de preocupação e carinho. Sem dúvida, é, mas também pode irritar seus filhos. O que você faz se sua mãe dominar sua vida, mesmo que você já tenha adquirido autonomia e independência? Neste artigo, você aprenderá como lidar com sua mãe dominadora.

  1. Lembre-se sempre de que sua mãe te ama. Ela pode expressá-lo de maneiras que você acha difícil de engolir - como o controle excessivo dela sobre sua vida, mas são expressões válidas, embora ignorantes, de amor. Você pode acreditar que sua mãe o ama perfeitamente, mas nunca caia na armadilha de acreditar que ela também pode expressar isso perfeitamente. Sua mãe é humana, assim como todo mundo. Ela pode cometer erros, dos quais o excesso de controle ou dominador é apenas um.
  2. Identifique exatamente como ela o controla ou domina. Ela sempre se intromete e critica cada detalhe de cada pequena coisa que você faz? Ela insiste em sua própria opinião sobre como você faz as coisas e ignora suas próprias opiniões? Ela o trata como se você fosse ignorante e incapaz de tomar suas próprias decisões? Se o fizer, sua mãe provavelmente é uma mãe dominadora e você terá que informá-la.
  3. Classifique suas respostas emocionais ao comportamento dominador dela. Como o controle excessivo de sua mãe afeta você? Admita a si mesmo que se sente mal com o comportamento dela. Se você está zangado com o comportamento dela, admita para si mesmo também.
  4. Avise sua mãe. Especificamente, diga a ela duas coisas: o comportamento controlador dela e seus sentimentos em relação a esse comportamento. Sua mãe e você terão uma maneira única de comunicar pensamentos íntimos como esses. Fale com sua mãe apenas quando vocês dois estiverem calmos, sóbrios e relaxados. É muito provável que sua mãe ainda o veja como uma criança pequena ou em idade de jardim de infância que ainda precisa de suas instruções e conselhos. De maneira educada, diga a sua mãe que você cresceu e aprendeu a tomar decisões por conta própria. Sua mãe pode se sentir ofendida ou rejeitada com esse tipo de discussão. É uma resposta emocional normal. Permita que ela expresse isso, porém, sem alimentar o calor de sua conversa ou transformá-la em uma discussão. Quando você conversar com sua mãe sobre seu comportamento dominador, faça-o como um diálogo sincero e sincero, em vez de uma conversa acusatória e acusadora.
  5. Alcançar um compromisso. A maioria das mães se sentirá mal no início, mas acabará aprendendo a aceitar. Agradeça a sua mãe por seu apoio e dê-lhe as boas-vindas, mas também peça a sua mãe para ser mais consciente de seu comportamento de apoio, especialmente em situações em que o comportamento de apoio pode facilmente se tornar um comportamento dominador.
  6. Afirme sua independência. Você pode fazer isso sem ter que se mudar e viver por conta própria, embora isso possa ser um grande grito de independência. Considere mudar-se apenas se sua mãe não tiver feito nada para diminuir seu comportamento excessivamente controlador. Caso contrário, você pode afirmar sua independência mesmo que ainda more com seus pais. Lembre-se, porém, de que mudar-se da casa de seus pais não significa cortar os laços com eles. Quando você se mudar, não o faça com raiva.
  7. Procure a ajuda de um conselheiro. Às vezes, um amigo da família pode ajudar sua mãe e você resolver o problema. Você também pode buscar a ajuda de um conselheiro profissional.

Significa manter distância

Sua mãe é uma figura influente em sua vida. Ela é alguém que você não deve descartar facilmente como o lixo de ontem. Seu comportamento dominador pode ser irritante e psicologicamente destrutivo para ela e você. No entanto, se você a vê como sua mãe e como um ser humano ao mesmo tempo, vocês dois devem ser capazes de perceber que amar às vezes significa manter distância e dar espaço para que o outro possa crescer.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail