Como cultivar uvas: escolhendo variedades, videiras, poda, treliça

Este e-book o ajudará a cultivar uvas como um profissional
Para um guia completo, este e-book o ajudará a cultivar uvas como um profissional: o guia completo do produtor de uvas.

O cultivo de uvas é um projeto complexo e às vezes demorado, com várias etapas envolvidas. Existem livros inteiros escritos sobre este assunto. As etapas básicas do cultivo da uva estão listadas aqui; se precisar de informações adicionais, consulte os outros artigos do site dedicados às etapas individuais do cultivo de uvas. Para um guia completo, este e-book o ajudará a cultivar uvas como um profissional: o guia completo do produtor de uvas.

  1. A primeira etapa do processo é selecionar o tipo de uva que você deseja cultivar. Há várias coisas a serem consideradas antes de fazer sua seleção final. Quais são as condições de clima e solo em sua área - são favoráveis ao cultivo de uvas? O que você quer fazer com as uvas depois de colhê-las? Você está procurando uvas para fazer suco, vinho, geleia ou está cultivando apenas para petiscar? Depois de fazer a si mesmo essas perguntas, consulte um viveiro local para selecionar uma variedade de uva (ou algumas variedades) adequada às suas necessidades e localização. A maioria das variedades de uvas não começa a produzir frutos até cerca de dois a quatro anos após o plantio - o cultivo de uvas não é algo que acontece durante a noite! Para mais informações, consulte Como comprar videiras.
  2. Ao manusear o porta-enxerto de uva, é muito importante nunca deixar que as raízes sequem. Se você tiver um porta-enxerto descoberto e não puder plantar as vinhas assim que obtê-las, coloque as raízes em um balde com água e mergulhe-as. Não os deixe de molho por mais de um dia, ou as raízes podem ser arruinadas. Se você não conseguir plantar suas uvas por mais de um dia depois de trazê-las para casa, cave uma trincheira rasa e enterre as raízes temporariamente. Você pode armazená-los assim até o momento do plantio; apenas certifique-se de manter as raízes úmidas.
  3. A próxima etapa do processo é plantar as videiras que você selecionou. Você deve plantar suas videiras com pelo menos 8-10 metros de distância em um solo rico e bem drenado para que cresçam. As videiras prosperam em solo arenoso ou rochoso. Felizmente, as uvas podem crescer em locais onde outras safras não podem ser cultivadas, como terrenos rochosos e inclinados.
  4. Para prosperar e crescer, as uvas precisam de um local com boa drenagem, outro grande motivo para plantá-las em terrenos rochosos e inclinados. Se você plantar suas uvas em um terreno onde a água não escoa ao redor das raízes, você terá mais problemas com doenças da uva. A drenagem adequada é um ponto chave no cultivo de uvas.

  5. Embora as uvas exijam solo bem drenado para crescer, elas ainda precisam de bastante água durante o primeiro mês ou mais após o plantio. Após o plantio, regue bem as vinhas jovens, ensopando toda a raiz. Mantenha as raízes úmidas durante o primeiro mês, se possível. Isso ajudará as raízes a se estabelecerem e se estabelecerem para que as uvas possam crescer de forma saudável.
  6. Você vai querer cultivar uma grande área ao redor da base das plantas (pelo menos 8 metros ao redor da base). As raízes de uma única videira podem se espalhar de três a seis pés da base da planta.

    A poda de videiras também o ajudará em sua missão de treinar suas videiras na treliça
    A poda de videiras também o ajudará em sua missão de treinar suas videiras na treliça.
  7. Verifique as folhas nos primeiros dois anos à medida que você cultiva uvas; se forem verdes escuros e saudáveis, suas videiras estão recebendo nutrientes suficientes. Se suas vinhas não estão recebendo nutrientes suficientes ou se o solo é pobre, adicione cerca de 15 centímetros de composto ao redor da base da planta. O composto vai melhorar o solo e adicionar nutrientes valiosos para um crescimento saudável.

  8. Treine sua videira em uma treliça. A treliça pode ser feita de madeira, ferro forjado ou tubo de PVC com arame esticado sobre ele, ou uma combinação de qualquer um desses materiais. Treinar as vinhas para escalar a treliça pode ser complicado. Às vezes é difícil fazer com que as vinhas jovens apontem na direção certa. Você pode ter que movê-los frequentemente na primeira temporada para levá-los onde deseja que cresçam. Depois de trabalhar com eles e fazê-los crescer na direção certa, eles são mais fáceis de manter. Para obter mais informações sobre este tópico, visite Como construir uma treliça de uva. A poda de videiras também o ajudará em sua missão de treinar suas videiras na treliça.

  9. A poda desvia a energia das raízes e videiras para os frutos. Se você não podar, terá menos frutas e essas frutas serão menores. A poda deve ser feita no final de fevereiro ou início de março na maioria das áreas (mais cedo em áreas quentes como a Califórnia) - depois que a parte mais dura do inverno terminar, mas antes que a videira comece a crescer para a nova estação. Novas videiras crescem de botões nas videiras do ano passado. Se não for controlada, as vinhas se tornarão uma bagunça indisciplinada - o que será um grande problema quando você quiser colher as uvas que plantou. Existem muitas regras para a poda, portanto, certifique-se de verificar os artigos ou livros dedicados especificamente à poda antes de mergulhar. A seguir estão algumas regras gerais:

    • Você deve sempre cortar os brotos laterais (brotos que crescem nas laterais). Este tipo de rebento não é muito fecundo e deve ser sempre retirado, a não ser que pretenda que a videira se transforme em bengala de apoio na latada.
    • Podar novos rebentos com força nos primeiros anos para encorajar o crescimento da videira principal.
    • Os melhores botões para a produção de frutos em uma cana são do sexto ao décimo segundo botões. Depois disso, os botões não são tão produtivos e devem ser podados, a menos que você precise deles para estabilizar a latada.
    • Procure danos causados pelo inverno em suas vinhas. Os botões marrons e quebradiços foram danificados pelo inverno e devem ser podados.
    • Mantenha suas vinhas podadas para permitir que o fluxo de ar máximo e a luz do sol cheguem às vinhas e às frutas.
  10. Você também deseja proteger suas videiras de pragas, como insetos, pássaros e mofo ou fungos. Os pássaros tentarão comer as uvas à medida que amadurecem. Você pode proteger a fruta jogando uma rede sobre as vinhas e frutas quando estiver perto da época da colheita. Certifique-se de que a rede está bem esticada para evitar que as aves fiquem presas sob a rede e se machuquem. O cultivo de uvas em um local ensolarado, com abundância de circulação de ar, pode ajudar a reduzir o oídio e o crescimento de fungos. Ao consultar o viveiro local, pergunte sobre as espécies de videira resistentes ao oídio e fungos. Existem vários produtos de base orgânica no mercado hoje para ajudar no controle de insetos e fungos. Uma boa fonte de pesticidas e fungicidas orgânicos são os jardins vivos.
  11. Colha suas uvas quando o fundo e o meio do cacho estiverem maduros. Procure cores e sabores ricos para determinar se a fruta está madura. Existem também kits de teste que você pode comprar em lojas especializadas de uvas e vinhos. Esses testes verificam os níveis de açúcar e o pH da fruta para determinar se ela está madura. Quando você estiver colhendo suas uvas, corte o cacho com uma tesoura para minimizar os danos. Verifique o cacho e procure frutas podres ou verdes e descarte. Consulte o artigo Como colher uvas para obter instruções mais detalhadas sobre a colheita.

O cultivo de uvas pode ser uma experiência muito gratificante, mas exige tempo e dedicação. Você também pode levar sua produção de uvas um passo adiante; consulte Como fazer vinho para obter dicas sobre como transformar sua safra de uvas em um vinho delicioso.

Artigos relacionados
  1. Como fazer uma caixa de compostagem: caixas de compostagem caseiras?
  2. Projetando um jardim de vegetais e ervas: idéias de design
  3. Onde encontrar equipamentos agrícolas antigos?
  4. Como escolher uma mangueira?
  5. Como fazer a manutenção da sua piscina sem pagar uma fortuna?
  6. Como cultivar plantas na sala de aula?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail