Como fazer uma caixa de compostagem: caixas de compostagem caseiras?

Vire a pilha e recoloque o arame
Quando precisar arejar seu composto, desembrulhe o arame das estacas, vire a pilha e recoloque o arame.

Crie a melhor caixa para sua pilha de compostagem

Você provavelmente já sabe que a compostagem é o processo de decomposição dos resíduos em uma camada superficial do solo rica em nutrientes. Solo rico pode curar uma série de doenças em seu jardim. Se você tiver problemas com pragas que atacam suas plantas, o composto pode tornar as plantas mais saudáveis para que possam combater as infestações com mais facilidade. Se a estrutura do solo é muito arenosa, a compostagem pode dar estrutura. Também pode melhorar o solo argiloso, quebrando-o em partículas menores. Adicionar cobertura morta compostada pode substituir os nutrientes que foram retirados de seu solo por anos de jardinagem. Então, com todos esses benefícios, você mal pode esperar para começar a compostagem, certo?

Aqui está o que você precisa saber ao fazer uma pilha de compostagem:

Você precisará decidir que tipo de caixa de compostagem deseja. Existem quatro tipos básicos de escaninhos - portátil, estacionário, multi-escaninho e rotativo. Veja como fazer todos eles.

Uma caixa de compostagem portátil pode ser movida, quando vazia. Isso permite que você o mantenha em um local discreto. A desvantagem desse tipo de lixeira é que geralmente é bem pequena, o que significa que não divide os resíduos tão rapidamente quanto uma lixeira maior faria. Também pode ser mais difícil aerar sua pilha de composto, o que é vital para manter altas temperaturas.

Para construir uma caixa de compostagem portátil:

  1. Compre um comprimento de 12 pés de arame galvanizado, vários laços de arame e quatro estacas de metal.
  2. Dobre cada extremidade do arame vários centímetros para trás, para que não haja arestas ásperas. Enrole-o em um círculo e coloque-o no chão.
  3. Amarre o arame junto com os laços de arame. Se você quiser que sua caixa seja mais estável, coloque as estacas de metal ao redor do interior do círculo, prenda-as ao arame e bata-as no chão.
  4. Quando precisar arejar seu composto, desembrulhe o arame das estacas, vire a pilha e recoloque o arame. Como alternativa, você pode fazer duas caixas separadas e transformar a pilha de uma para a outra.
Este tipo de caixa de compostagem é basicamente um tambor montado em um suporte com uma manivela na lateral
Este tipo de caixa de compostagem é basicamente um tambor montado em um suporte com uma manivela na lateral.

Uma caixa estacionária é projetada para ficar em um local. A principal vantagem desse tipo de sistema é que ele pode ser maior, de modo que o composto se decompõe muito mais rapidamente, às vezes em apenas um ano.

  1. Uma caixa de compostagem estacionária pode ser feita para quase nada usando paletes de madeira. Eles são usados principalmente em instalações de manufatura e geralmente são descartados após terem sido usados. Muitas instalações irão entregá-los se você pedir. Para esta caixa, você precisará de cinco ou seis paletes de madeira e um pacote de pregos galvanizados.
  2. Coloque quatro dos paletes em seus lados em um quadrado. O quadrado deve ter cerca de um metro por um metro. Pregue os paletes juntos. Pregue outro palete no topo (lado plano para dentro). Isso formará a base de sua caixa de compostagem. Vire a lixeira. Se você for realmente prático, pode colocar duas dobradiças em um lado do palete restante. Prenda o outro lado das dobradiças a um lado da sua caixa de compostagem. Agora, você tem uma tampa para impedir a entrada de pragas.
  3. Para transformar o composto, use um forcado e espalhe de baixo para cima e de dentro para fora.

Se você tem muito lixo para compostar ou simplesmente não gosta de tentar virar a pilha, você pode querer construir um sistema de múltiplos contentores.

  1. Comece como antes, com quatro paletes pregados em um quadrado e, em seguida, anexe um palete na parte inferior. Em seguida, pregue mais três paletes em um lado do quadrado original e, em seguida, use outro palete para a base desta caixa. Você pode continuar a expandir este tema, criando um sistema multi-bin do tamanho que desejar.
  2. Você também pode criar um sistema de múltiplas bandejas com uma porta removível. Pregue três paletes e, em seguida, aparafuse uma trava em dois lados opostos do palete restante e na borda frontal de sua caixa. Se você usar uma base com este tipo de caixa, certifique-se de pregá-la nos paletes apenas na parte traseira e nos dois lados, não na frente.

Uma caixa rotativa elimina o problema de virar a pilha. Este tipo de caixa de compostagem é basicamente um tambor montado em um suporte com uma manivela na lateral. Basta jogar fora seus restos e resíduos do gramado, girar a manivela uma vez por mês e pronto. Esse tipo de caixa é bastante complexo de fazer. A maioria das pessoas prefere comprar um.

Agora, você sabe como construir uma caixa de compostagem e está pronto para começar a fazer composto. Lembre-se de adicionar partes iguais de resíduos secos, como folhas e aparas de grama, e resíduos novos, como restos de cozinha. Polvilhe a pilha com água a cada poucas camadas para mantê-la úmida. Se sua pilha de composto estiver bem balanceada, ela deve estar bem quente. Na verdade, você pode ver o vapor subindo dele. Não deve ter um odor desagradável. Para evitar atrair animais indesejados, não coloque restos de carne em sua pilha. Quando o composto estiver pronto para uso, ele estará marrom muito escuro e quebradiço, muito parecido com o solo de envasamento. Adicione-o ao seu jardim ou vasos quando colocar novas plantas e observe-as crescer!

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail