Como saber se alguém está mentindo para você?

É estar ciente de seus sentimentos pessoais sobre o assunto
O primeiro passo para descobrir uma mentira, então, é estar ciente de seus sentimentos pessoais sobre o assunto.

Alguns sinais simples e reveladores de que você pode não estar entendendo a verdade

De pequenas mentiras a omissões destruidoras de nações, a mentira existe desde que a verdade. E embora a mentira tenha uma história rica, a grande maioria da humanidade, quase todo o tempo, diz a verdade. E porque não? É muito mais fácil, cria uma atmosfera de confiança e facilita uma sociedade estável. Mas, de vez em quando, você fica com a suspeita de que a pessoa à sua frente não está falando francamente.

Todo mundo quer saber como pegar mentirosos em flagrante... na verdade, embora este artigo tenha ótimas dicas, você pode encontrar ainda mais informações em Bust mentirosos: torne-se um detector de mentiras humano. Este livro contará tudo que você precisa saber sobre como captar as dicas sutis que os mentirosos não podem deixar de mostrar.

Então, como saber se estão mentindo para você? Antes de abordarmos isso, temos que fazer duas perguntas importantes.

A primeira pergunta é: Você realmente quer saber? Algumas pessoas se cegam de boa vontade e aceitam a mentira como um fato apenas porque a verdade pode ser muito dolorosa de se lidar.

Por outro lado, algumas pessoas estão tão desesperadas para acreditar que a dolorosa verdade é uma mentira que verão "sinais de mentira" onde não existem.

O primeiro passo para descobrir uma mentira, então, é estar ciente de seus sentimentos pessoais sobre o assunto. Em outras palavras, qual é o seu envolvimento nessa possível mentira?

A segunda pergunta é: por que essa pessoa mentiria para você? O que está em jogo aqui? Talvez ele tenha medo de ser punido, ou da perda da capacidade de obter o que deseja (por exemplo, seu negócio), ou, ironicamente, tem medo de perder sua confiança.

A segunda pergunta é
A segunda pergunta é: por que essa pessoa mentiria para você?

Para ser realmente preciso ao detectar uma mentira, você deve estar ciente das motivações da outra pessoa para mentir para você, incluindo o que você poderia fazer a ela se soubesse a verdade.

Um exemplo disso é uma criança mentindo para um pai para evitar ser castigada: ela está desesperadamente evitando o castigo que tem certeza de que a verdade traria. O pai, sabendo disso, está em melhor posição para avaliar a mentira do filho.

Então, você quer saber, tem certeza de que ele tem um motivo e você tem a sensação de que ele está escondendo a verdade? Vamos testar essa teoria... com a ciência!

  1. Saiba como ele fala normalmente. O primeiro passo para ler a linguagem corporal de um mentiroso é conhecer seus hábitos normais de conversação do dia a dia. Isso é conhecido como o comportamento "básico" de alguém - movimentos normais dos olhos, mãos e corpo durante uma conversa agradável na qual não há pressão ou mentira. Isso permitirá que você detecte variações quando a mentira ocorrer, sem confundir uma pessoa naturalmente desajeitada ou tímida com um mentiroso crônico.

  2. Observe como o estresse influencia seus padrões. É notoriamente difícil dizer a diferença entre uma pessoa que foi colocada em xeque (isto é, sob estresse e pressão) e um mentiroso completo. Isso ocorre porque a maioria dos sinais reveladores de mentira são baseados no fato de que contar uma mentira é um evento estressante no corpo e na mente - parece que os humanos não foram feitos para distorcer a verdade, e forçar essa situação tem repercussões reconhecíveis.

  3. Procure os sinais. Esta é uma lista dos "sinais" mais comuns que as pessoas dão ao tentar mentir. Mais uma vez, observe que a maioria deles também ocorre quando alguém se sente estressado com a conversa.

    • Pouco ou nenhum movimento corporal. As pessoas às vezes "congelam", não ficam de frente para a outra pessoa, e se movem o menos possível durante a mentira. Por outro lado, algumas pessoas lutarão contra isso sendo excessivamente dramáticas, movendo o corpo muito mais do que o normal para tentar "vender" a mentira.

    • Sem contato visual. Muitas informações são transmitidas por meio do contato visual, e a maioria das pessoas tem muita dificuldade em mentir para alguém olhando diretamente em seus olhos. Às vezes, isso só ocorrerá no momento da mentira, um breve olhar para o chão ou para a direita. Novamente, alguns tentarão vender a mentira fazendo e mantendo contato visual ferozmente, muito mais do que o normal.

    • Gestos de estresse (piscar rapidamente, coçar, coçar, engolir, inquietar-se, etc.). Se descoberto, um engano acarreta um risco muito maior de punição do que simplesmente dizer a verdade, e as pessoas entendem isso. Essa situação desconfortável os deixará desconfortáveis e eles agirão de acordo.

    • Olhando para a direita. Olhar para cima e para a direita estimula a parte do cérebro associada à imaginação (ou seja, inventar coisas), enquanto olhar para cima e para a esquerda estimula a parte do cérebro associada à recordação de memórias (ou seja, dizer a verdade).

    • Tocando o nariz e cobrindo o rosto / boca. Hábitos desde a infância, esses gestos são uma tentativa subconsciente de "encobrir" a mentira e colocar distância entre o mentiroso e você.

    • Aumente o tom vocal. Outro produto do estresse, a voz do mentiroso ficará mais alta e estridente. Isso deve ser perceptível se você estiver familiarizado com sua voz normal.

    • Olhos arregalados, olhar inocente. Outro produto de mentiras infantis, baseado no "quem, eu?" falsa inocência geralmente associada a uma criança negar que está com a mão no pote de biscoitos enquanto ele ainda está lá.

    • Uma pausa perceptível na fala. A maioria das pessoas não tem a capacidade de inventar uma ficção plausível em um instante, então elas precisam de um momento para pensar em algo. Isso resulta em uma pausa, geralmente logo antes da mentira em si, enquanto eles buscam desesperadamente algo diferente da verdade. Um questionamento cuidadoso revelará variações em sua história, já que uma ficção consistente é difícil de lembrar, enquanto eventos reais geralmente são fáceis de lembrar.

  4. Mentir por omissão. Às vezes, uma mentira acontece quando não se fala - ou seja, o mentiroso omite uma informação importante de uma declaração que de outra forma seria verdadeira. No entanto, esta omissão irá, na mente do mentiroso, envenenar a declaração "verdadeira", tornando-a assim uma mentira. Os sinais acima ainda estarão presentes, com a adição de sinais mais óbvios depois que ele terminar de falar. (Um exemplo: depois de falar de maneira relativamente verdadeira, ele fica em silêncio e imediatamente desvia o olhar, cobrindo a boca e se remexendo.)

  5. Pergunte. Manobra arriscada, pois quem está dizendo a verdade pode ficar terrivelmente ofendido. Às vezes, no entanto, um mentiroso vai confessar se tiver a chance, pois ele percebe que continuar mentindo quando você sabe que ele está fazendo isso seria muito pior do que apenas admitir a mentira.

  6. Confie na sua intuição. Observe que digo "intuição" e não "desejo". A maioria das pessoas tem um "detector de mentiras" bastante decente embutido e, se você confiar nele, ele geralmente indica o caminho. No entanto, algumas pessoas podem querer acreditar que estão sendo enganadas e confundem esse desejo com "um pressentimento". Portanto, antes de começar a acusar alguém de mentira, certifique-se de não tentar projetar seu desejo em uma pessoa inocente.

Usando as etapas acima, você será capaz de determinar a diferença entre uma mentira e a verdade com muito mais precisão. E embora possamos não ter uma resposta sobre como definir a verdade com certeza, pelo menos seremos capazes de dizer se a outra pessoa sente que está mentindo... e se parece uma mentira, provavelmente é.

Boa sorte!

Artigos relacionados
  1. Como vencer qualquer argumento?
  2. Como iniciar uma conversa: pontos de partida para fazer uma conversa?
  3. 5 regras de ouro sobre como se preparar para a prisão
  4. Como desenvolver uma aparência agradável e acessível
  5. Como Melhorar Sua Pontualidade?
  6. Como saber a diferença entre ouvir e ouvir?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail