Como saber a diferença entre ouvir e ouvir?

Ouvir é passivo
Ouvir é passivo, envolve apenas nossos ouvidos e envolve pouca ou nenhuma paixão.

Quase todos ouvimos o que nos é dito e também sentimos que ouvimos bem. No entanto, existe uma grande diferença entre ouvir e ouvir. Vejamos várias diferenças distintas entre os dois.

Quando ouvimos o que está sendo dito, essas palavras são transferidas de nossos ouvidos para o nosso cérebro e, então, freqüentemente acenamos com a cabeça em concordância ou discordância ou não fazemos nada. Ouvir é passivo, envolve apenas nossos ouvidos e envolve pouca ou nenhuma paixão. Simplesmente assimilamos o que foi dito e continuamos a partir daí. Além disso, a audição geralmente não apresenta emoção, é involuntária e mostra poucos sentimentos pelo outro. Basicamente, ouvir é a maneira como entendemos o significado do som, as vibrações que vêm dele.

Ondas de som se aproximando

Ouvir também é ter a capacidade de perceber e interpretar sons. É um tipo especial de sensação que nos entrega o que está sendo dito, não importa onde ou quem está emitindo o som. Para esclarecer, a audição é um elemento corporal da audição e acontece quando as ondas sonoras se aproximam de nossos ouvidos em um determinado volume e frequência.

Ouvir, por outro lado, é complexo, ativo e muitas vezes o ouvinte buscará mais informações e participará mais do que está sendo dito. Ouvir muitas vezes dá aos outros a impressão de que, pela forma como parecemos e agimos, nos preocupamos e queremos o melhor para os outros. Um bom ouvinte é aquele que ouve ativamente o que é dito. O processo de escuta envolve várias etapas exigidas: compreender, atender, receber, lembrar e responder.

Ouvir também mostra que estamos interessados no ponto de vista, nas crenças e nos sentimentos de outra pessoa. Ao ouvir, mostramos aos outros que queremos saber o que pensam, o que gostam ou não gostam e que os respeitamos como ser humano. Quando queremos que alguém nos ouça, queremos acima de tudo ser reconhecidos como seres humanos e valorizados por quem somos e pelo que fazemos com nossas vidas.

Pessoa se esforça

Quando uma pessoa se esforça para se tornar um bom ouvinte, ela está a caminho de se tornar um comunicador melhor e mais eficaz. Quando você entende melhor como é importante se comunicar bem, você começa a ver a importância de não apenas ouvir passivamente, mas também ouvir ativamente.

Finalmente, ouvir de forma eficaz e concentrada é vital para nossa vida pessoal e profissional, porque ouvir ajuda a nos manter informados, a evitar problemas e a fazer o que precisa ser feito. E, ao ouvir bem, somos percebidos pelos outros como mais valiosos e apreciados. E, ao ouvir, ficamos mais informados e, a partir desse conhecimento, podemos nos tornar melhores em quase tudo o que fazemos.

Artigos relacionados
  1. Como atrair pessoas?
  2. Como ser um bom amigo?
  3. Como ser legal?
  4. Como ser uma garota popular?
  5. Como ser um amigo secreto pelo correio?
  6. Como vencer qualquer argumento?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail