Como se tornar um consultor?

Tente se anunciar como um trabalhador contratado em vez de um consultor
Se você ainda não tem essa experiência, tente se anunciar como um trabalhador contratado em vez de um consultor.

Tornar-se um consultor pode permitir muito mais flexibilidade. Como consultor, espera-se que você seja um especialista em sua área e será convocado por muitas empresas e organizações diferentes. Embora o salário não seja tão estável, muitas pessoas obtêm sucesso como consultores. Se você está considerando uma carreira como consultor, aqui estão as etapas que você precisa seguir:

  1. Aumente seu conhecimento. Antes de se tornar um consultor, você deve ter habilidades especializadas em sua área. As empresas que buscam contratar um consultor procuram alguém que possa fornecer certas habilidades que elas não encontram em nenhum outro lugar da empresa. Se você ainda não tem essa experiência, tente se anunciar como um trabalhador contratado em vez de um consultor. Isso é estruturado de forma semelhante, com tarefas baseadas em projetos, em vez de trabalho em tempo integral.
  2. Mostre sua experiência. Para ser contratado por clientes, certifique-se de ter todas as certificações ou licenças relevantes em sua área. Isso ajudará a confirmar sua experiência e torná-lo mais confiável. Você também deve criar um portfólio para mostrar seu trabalho anterior.
  3. Planeje seu negócio. Defina o serviço que você tem a oferecer. Pode ser útil fazer uma lista dos tipos de projetos que deseja e é capaz de assumir. Antes de passar para a consultoria como sua principal fonte de receita, certifique-se de definir quanto vale o seu tempo. Considere as despesas de viagem, espaço de escritório e quaisquer outros custos associados a trabalhar por conta própria. Como trabalhar como consultor geralmente envolve um trabalho intenso em projetos curtos e, em seguida, em momentos relativamente tranquilos, certifique-se de que seus honorários sejam suficientes para cobrir os momentos de silêncio. Tente descobrir o que outros consultores com trabalhos semelhantes cobram por seu tempo. Certifique-se de considerar sua experiência no campo ao definir suas taxas. Determine como você será pago por hora, dia ou projeto, por comissão ou com base em seu desempenho. Certifique-se de compreender as implicações fiscais de trabalhar como um contator independente em vez de um funcionário.
    Se você está considerando uma carreira como consultor
    Se você está considerando uma carreira como consultor, aqui estão as etapas que você precisa seguir.
  4. Rede. A maioria dos cargos de consultor é obtida por meio de networking. Certifique-se de que as pessoas em sua área saibam que você está disponível. Entre em contato com as pessoas com quem você já trabalhou, bem como com os líderes do setor. Certifique-se de ter cartões de visita para distribuir, caso surja a oportunidade. Você também pode considerar brochuras ou outras formas de publicidade. Palestras e seminários podem ser outra maneira de encontrar clientes em potencial, além de provar sua experiência na área.
  5. Construa seu negócio. Depois de se tornar um consultor, certifique-se de continuar adicionando ao seu portfólio. Peça também referências de cada cliente, que podem levá-lo rapidamente de um emprego para outro. Clientes satisfeitos ajudarão a divulgar seu trabalho.

Tornar-se um consultor pode ser arriscado devido à perda de um salário fixo. No entanto, tem funcionado para muitos, permitindo-lhes a flexibilidade de escolher seu próprio dia de trabalho e tirar férias em seu próprio horário.

Artigos relacionados
  1. Como se tornar um analista financeiro?
  2. Como se tornar um planejador financeiro?
  3. Como se tornar um fotógrafo?
  4. Como se tornar um bombeiro?
  5. Como se tornar um planejador de festas?
  6. Como se tornar um professor de escola?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail