Como empregar técnicas de resolução de conflitos?

As pessoas envolvidas nem sabem que já existe um conflito
Pode ser direto, indireto ou, às vezes, as pessoas envolvidas nem sabem que já existe um conflito.

Em todo lugar que contém duas ou mais pessoas, o conflito está sempre presente. Pode ser direto, indireto ou, às vezes, as pessoas envolvidas nem sabem que já existe um conflito.

O conflito exige habilidades

Resolver um conflito requer habilidade e muita paciência. É importante ser capaz de resolver um conflito, especialmente em um local de trabalho, para garantir que as pessoas envolvidas, bem como as pessoas ao seu redor, possam trabalhar com eficiência, usando suas habilidades máximas.

A próxima coisa que saberá é que isso já causou um grande problema entre o grupo
Se você fizer isso, a próxima coisa que saberá é que isso já causou um grande problema entre o grupo.

Aqui estão algumas técnicas sobre como empregar eficazmente a resolução de conflitos:

  1. Detecte um conflito. Você deve verificar se há um conflito entre os membros do seu grupo. Isso é muito importante, especialmente se você estiver trabalhando em grupo, e os conflitos podem causar mal-entendidos e comunicação ineficaz, levando à baixa eficiência do trabalho, afetando todas as pessoas envolvidas.
  2. Quanto mais cedo o conflito for identificado, melhor. Você não precisa esperar que o problema cresça para resolvê-lo. Quanto mais cedo você detectar que há um problema em sua casa, melhor será enfrentá-lo imediatamente. Problemas resolvidos cedo podem levar a melhores relacionamentos entre as pessoas.
  3. Enfrente o conflito. Não finja que não existe. Se você fizer isso, a próxima coisa que saberá é que isso já causou um grande problema entre o grupo.
  4. Aprenda a ouvir os dois lados. Cada história tem dois lados. Se for você quem está resolvendo o conflito, ouça o que eles têm a dizer antes de decidir o que fazer. Não seja tendencioso.
  5. Não trate a pessoa e o problema como um só. Você tem que aprender a separar a ação feita e a pessoa que a fez. Se a pessoa cometeu um erro antes, não use isso como base para julgá-la pelo que ela fez atualmente. Você tem que dar à pessoa o benefício da dúvida.
  6. Deixe o vapor sair primeiro. Não tente fazer as pessoas envolvidas resolverem seus conflitos se elas ainda estiverem com raiva e temperamento explosivo. Isso só levará a resultados desastrosos; às vezes até violência. Deixe-os se acalmarem primeiro para que possam pensar racionalmente.
  7. Incentive fóruns abertos. Você deve encorajar os membros de sua equipe a se abrirem para evitar mal-entendidos. Eles podem dizer o que sentem ou esclarecer uns com os outros sobre coisas que os estão incomodando, para que possam tirar isso da mente e ser eficientes. Deixe também que expressem suas frustrações em relação ao trabalho, aos colegas de trabalho ou até mesmo a problemas pessoais. Uma boa comunicação é a chave para um ambiente de trabalho tranquilo.

Você pode tentar essas técnicas eficazes de resolução de conflitos sempre que necessário. Você mesmo deve estar calmo ao lidar com conflitos e não deve permitir que seus sentimentos atrapalhem sua decisão sempre que tiver de decidir o que fazer.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail