Como lidar com pessoas difíceis no escritório e no local de trabalho?

Veja se é apenas com essa pessoa em particular que você está tendo problemas ou com todas as outras pessoas
Veja se é apenas com essa pessoa em particular que você está tendo problemas ou com todas as outras pessoas ao redor.

Dicas para lidar com sucesso com pessoas difíceis

Todos nós temos experiência em lidar com pessoas difíceis, desagradáveis e problemáticas em nossos escritórios e locais de trabalho.

Pessoas difíceis são aquelas que:

  • criar problemas para seus colegas
  • sempre fofocar e espalhar boatos
  • desencorajar e criticar o trabalho dos outros apenas para estimular seu próprio ego
  • dificilmente cooperar
  • não coloque esforço suficiente para realizar as tarefas que lhes foram atribuídas
  • não estão dispostos a ouvir
  • sempre encontre algo negativo em alguém ou algo
  • etc.

A lista dessas más qualidades pode continuar dependendo da sua percepção de como você definiria uma pessoa difícil, mas uma definição mais ampla seria que uma pessoa difícil é alguém com quem não é fácil trabalhar / lidar. Essa pessoa pode ser seu chefe, seu colega de trabalho, um cliente ou qualquer pessoa associada ao seu trabalho / negócio.

Aja como se estivesse tentando expulsar a outra pessoa do escritório
Nunca apareça e aja como se estivesse tentando expulsar a outra pessoa do escritório.

Não vamos nos concentrar no comportamento e na atitude de pessoas difíceis aqui, porque não temos controle sobre seu comportamento e não podemos mudá-los diretamente para atender aos nossos critérios. No entanto, o que discutiremos aqui é nosso próprio comportamento, sobre o qual temos controle. Podemos nos adaptar para lidar com essas pessoas.

Aqui, veremos algumas técnicas e dicas sobre como lidar e lidar com pessoas difíceis em um ambiente de trabalho.

  1. Descubra se outras pessoas estão enfrentando problemas semelhantes com a pessoa difícil. Examine primeiro seu próprio comportamento. Veja se é apenas com essa pessoa em particular que você está tendo problemas ou com todas as outras pessoas ao redor. É provável que você esteja reagindo de forma exagerada ou se comportando de maneira diferente e, como tal, provocando outras pessoas a reagir agressivamente às suas ações. Pense no problema que você está enfrentando com essa pessoa e veja se realmente é um problema que deve ser tratado. A pessoa conhece seus pontos fortes e fracos? Converse com seus colegas próximos em quem você confia sobre o assunto e descubra se eles também notaram tal comportamento nesta pessoa.
  2. Comunique-se com a pessoa. Tente primeiro levar sua preocupação ao conhecimento da pessoa em particular; ele / ela pode estar fazendo isso sem querer. Tenha cuidado para não fazer isso quando estiver com raiva, frustrado ou quando suas emoções não estiverem em seu controle total. Informe a pessoa sobre os possíveis resultados negativos de suas ações. Deixe-o saber que sofrerá sérias consequências se continuar a se comportar mal com os clientes, não cooperar com seus colegas, não cumprir prazos, fofocar e / ou ofender outros colegas e que suas más ações terão um impacto negativo em sua carreira, a reputação do escritório e a produção geral do escritório.

    Preste atenção às suas palavras e linguagem corporal para não piorar a situação. Muitas vezes as pessoas consideram essa consulta um insulto e um confronto. Considere a posição da pessoa na organização e pense na melhor forma de apresentar o problema a ela. Crie um ambiente amigável e calmo antes de iniciar a discussão e seja o mais amigável, positivo e paciente possível durante a discussão. Seja muito justo em seu raciocínio e nunca julgue a personalidade da pessoa. Nunca traga para a discussão suas experiências anteriores ruins ou o caráter geral da pessoa, apenas foque sua discussão no problema atual que você está tendo com ela e encontre algumas soluções razoáveis.

  3. Não leve para o lado pessoal e tente ser paciente. Concentre-se em seus próprios objetivos e deveres e certifique-se de que o mau comportamento da pessoa não é da sua conta, a menos que esteja afetando seriamente o seu desempenho. Não leve suas palavras e ações para o lado pessoal e tente ignorar a pessoa ou situação.
  4. Mantenha o profissionalismo. Limite seu contato com a pessoa a um nível puramente profissional. Tente não se envolver em conversas e fofocas desnecessárias no escritório. Seja honesto em suas intenções e sempre faça o possível para cumprir profissionalmente as funções que lhe são atribuídas. Seja cooperativo.
  5. Trate os outros como gostaria que eles o tratassem. Respeite seus colegas e exija respeito. Você não precisa gostar de seus colegas de trabalho para ter um bom relacionamento com eles. Nunca faça piadas e provoque outros colegas no escritório e tente não se colocar em uma situação em que outras pessoas possam tentá-lo a fazê-lo. Não ajude ou incentive um colega de trabalho a zombar de outro colega. Não reclame com todas as outras pessoas que passarem sobre o quão irresponsável, idiota e preguiçoso seu colega de trabalho é.
  6. Se possível, compartilhe o problema com seu chefe. Esteja pronto para se defender e seu papel na situação. Tente permanecer positivo e realmente disposto a resolver o problema. Nunca apareça e aja como se estivesse tentando expulsar a outra pessoa do escritório.

Existem diferentes tipos de pessoas difíceis. Você os enfrentará aonde quer que vá e terá que lidar com eles ou deixar o lugar. Seu sucesso em lidar com pessoas difíceis de forma eficaz depende exclusivamente de sua capacidade de avaliar a situação, encontrar a causa raiz do problema e lidar com ele com paciência.

Artigos relacionados
  1. Como sustentar uma família durante o desemprego?
  2. Como trabalhar com uma bordadeira?
  3. Como redigir uma rescisão de serviços a um advogado?
  4. Como sobreviver ao local de trabalho federal?
  5. Como sobreviver ao desemprego?
  6. Como escrever uma carta de demissão com eficácia?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail