Como ler a linguagem corporal de um cão?

Há duas coisas a serem consideradas em relação à cauda
Há duas coisas a serem consideradas em relação à cauda: o abanar real e o ângulo em que a cauda é mantida.

Fatos, mitos e sinais sutis

Compreender a linguagem corporal canina pode oferecer uma visão sobre o estado emocional de um cão. Alguns sinais físicos são óbvios, alguns sutis e alguns, mal compreendidos.

  1. Um rabo abanando nem sempre indica um cão amigável. Que uma cauda abanando significa um cão é feliz ou amigáveis tem longo sido um dos maiores equívocos entre o público-possuir cão. Ler mal um rabo abanando como amigável pode não apenas ser um erro, mas, em alguns casos, perigoso. Há duas coisas a serem consideradas em relação à cauda: o abanar real e o ângulo em que a cauda é segurada. Imagine um típico Golden Retriever feliz. A cauda é mantida quase paralela para o chão e balança em um arco largo, largo e rápido. Essa é uma cauda feliz! Mas se o rabo de um cão for mantido mais alto do que o normal e se mover rigidamente em um arco estreito, isso indica confiança e geralmente domínio (isso geralmente é visto quando dois cães se encontram pela primeira vez, nariz com nariz). Às vezes, também é um precursor da agressão. Se a cauda for mantida baixa e balançar em um arco rápido e rígido, o cão provavelmente está ansioso, assustado ou mostrando submissão. Se a cauda estiver dobrada, o cão fica muito assustado, a menos que essa seja a posição normal da cauda do cão, como alguns sighthounds. O truque é estar familiarizado com a posição usual do rabo de seu cão e prestar atenção aos vários tipos de abanar.
  2. As orelhas podem ser indicadores sutis. Se as orelhas de um cachorro estão achatadas contra o crânio, o cachorro está com medo; mas há mais do que isso. Um cão com orelhas em pé (pastores alemães, por exemplo) pode indicar incerteza sobre algo virando uma orelha ligeiramente para o lado ou inclinando-a ligeiramente para trás. Quando um cão está agindo com confiança, dominância ou agressividade, as orelhas geralmente estão para frente. Essas sutilezas são mais fáceis de detectar em cães de orelhas pontudas, mas mesmo em cães de orelhas caídas (por exemplo, Cocker Spaniels), a mudança de posição pode ser observada se você estiver observando.
  3. Tensão muscular e congelamento. Quando um cão está calmo, a musculatura corporal está relaxada, os movimentos são fluidos. Quando um cão fica preocupado com alguma coisa, ele pode "congelar" momentaneamente. O corpo e a cabeça ficarão subitamente imóveis. Se a boca do cachorro estava aberta em um ofego feliz, ela se fechará momentaneamente junto com o congelamento. O cão está avaliando algo no ambiente, decidindo se há algo com que se preocupar. O cão pode então fugir, lutar ou, tendo decidido que não há nada com que se preocupar, cuidar de sua vida. Muitas vezes, o primeiro sinal de que um cão vai agir agressivamente com outro cão é um congelamento, acompanhado de cabeça baixa, olhar fixo e tensão muscular no corpo e / ou rosto.
    A cauda é mantida quase paralela ao solo
    A cauda é mantida quase paralela ao solo e balança em um arco largo e largo.
  4. O arrepio levantado nem sempre indica agressão. Os pelos são os pelos ao longo do dorso de um cachorro. Quando esses fios de cabelo ficam em pé, é chamado de piloereção. Freqüentemente, quando o pêlo grosso ao redor do pescoço e ombros do cão fica em pé, presume-se que o cão vai atacar. É verdade que quando um cão está agindo agressivamente, ou quer mostrar a outro cão que ele é dominante, a polêmica pode aumentar. Isso faz sentido, já que o pêlo eriçado faz um cachorro parecer maior e, portanto, mais uma ameaça. Mas o pêlo também pode aumentar, às vezes desde o pescoço até a cauda, quando um cão está simplesmente excitado ou excitado. Até mesmo o cão "ômega" ou de classificação inferior em uma matilha pode apresentar piloereção ao brincar com cães de classificação superior.
  5. Sinais sutis de estresse. É extremamente útil se familiarizar com os sinais sutis de estresse do seu cão. Isso pode incluir bocejar, lamber os lábios, coçar-se, cheirar o chão ou virar a cabeça e / ou o corpo para longe do que o está estressando. Bocejar e lamber os lábios são sinais de estresse muito comuns, mas para os quais a maioria de nós não foi treinada. Depois de conhecer os indicadores de estresse individuais de seu cão, você terá uma ideia melhor de quando algo o está estressando ou assustando. Lembre-se de que nenhuma parte do corpo ou sinal individual indica completamente o estado de espírito de um cão. Cada um deve ser considerado parte de um todo para obter uma imagem verdadeira do estado interno do cão.
Artigos relacionados
  1. Como abrandar a alimentação de um cão?
  2. Como iniciar o treinamento do cão de serviço?
  3. Como parar um cachorro de comer muito rápido?
  4. Como parar um cachorro de latir na porta?
  5. Como impedir que um cão seja agressivo com os visitantes?
  6. Como parar um cachorro de fazer xixi em uma caixa?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail