Como fazer falar em público?

Não significa que não precise praticar o falar para uma platéia
Só porque você fala desde os dois anos de idade, não significa que não precise praticar o falar para uma platéia.

Falar em público é uma das tarefas mais assustadoras para a pessoa média. Na verdade, uma pesquisa recente mostrou que o medo de falar em público era o medo número um dos entrevistados. O número dois era o medo de morrer! Mas se você se preparar e praticar, poderá se colocar na posição de ser capaz de fazer o que muitos não farão. Isso pode levar a uma promoção no trabalho ou aviso por outras pessoas em posição de lhe oferecer outras oportunidades. E você pode até descobrir que se diverte fazendo isso. Aqui estão algumas coisas para ajudá-lo a se tornar bom em falar em público.

  1. Prepare sua apresentação com antecedência. Uma das razões pelas quais as pessoas temem falar em público é que elas temem ser humilhadas por esquecer o que iriam dizer ou dizer a coisa errada. A preparação é a chave para eliminar esse problema. Pesquise o seu tópico, faça anotações para si mesmo, tente determinar as áreas que podem criar perguntas e encontre as respostas antes de colocar os pés na frente de alguém. Conheça o seu tópico por dentro e por fora. Torne-se o especialista.
  2. Pratique, pratique, pratique. Só porque você tem falado desde os dois anos de idade, não significa que não precise praticar falar para uma platéia. Os atores ensaiam seus papéis a ponto de se tornarem esses personagens por um tempo. Os atletas profissionais praticam seu esporte muitas horas por semana para aperfeiçoar suas habilidades e para serem capazes de responder a qualquer desafio que lhes seja lançado aparentemente por instinto. Torna-se uma segunda natureza. Da mesma forma, você deve praticar ou ensaiar se quiser ser bom. Comece devagar, fazendo sua apresentação para um amigo, um membro da família, até mesmo para o seu cachorro. É a repetição que faz você melhorar. Eles também podem orientá-lo no desenvolvimento de uma aparência acessível e agradável. Quando sua apresentação for natural para você, quando seu tópico for tão familiar para você quanto seu antigo roupão de banho, você se sentirá confortável em compartilhá- lo com o público. É essa facilidade e conforto que permite que você relaxe e tenha o melhor desempenho.
  3. Conheça o seu público. Você quer que seu público sinta que você é "um deles". Você deve ser um insider. O público é sempre mais receptivo a alguém que percebe ser como ele. Descubra com que tipo de pessoa você está falando. Eles são abstêmios? Caçadores? Octogenários? Predominantemente colarinho azul ou colarinho branco? Pessoas de negócio? Algum tipo de clube? Compreenda a cultura, os objetivos, a mentalidade e o jargão da organização. Todas as organizações têm algum tipo de jargão ou linguagem indicativa de sua cultura. Se você usar esse jargão incorretamente, será visto como um estranho ou uma fraude, e sua mensagem será ignorada. Na verdade, eles podem até se tornar antagônicos. Faça sua lição de casa!
    Falar em público é uma das tarefas mais assustadoras para a pessoa média
    Falar em público é uma das tarefas mais assustadoras para a pessoa média.
  4. Chegue cedo. Dependendo do tamanho da organização para a qual você está falando, existem vários motivos para chegar mais cedo. Um dos motivos é ver o layout da sala. Está configurado corretamente para a sua apresentação? Você precisa de um quadro branco ou uma tela para uma apresentação de slides? Existe um pódio para suas anotações? Você precisa de água? A entrada da sala está atrás de você, fazendo com que os retardatários interrompam sua apresentação e, possivelmente, sua linha de pensamento? Se você chegar cedo o suficiente, poderá fazer os ajustes necessários antes de falar. Se for um grupo maior, talvez em uma convenção ou reunião de hotel ou seminário, chegar cedo dá a oportunidade de ouvir outros palestrantes e sentir o humor da multidão. Assistir a outros palestrantes permite que você veja o que está funcionando e o que não está, além de dar uma ideia do tipo de público ao qual você estará falando. Observe as respostas da multidão aos palestrantes e você terá uma ideia do que eles tratam e o que atrai sua atenção.
  5. Relaxe e divirta-se. Lembre-se de que, em última análise, você foi convidado a falar para este público. Você deve ter algo que eles querem ou precisam e, possivelmente, algo que pagaram para vir ouvir. Se você seguiu as sugestões acima, deve se sentir bem por estar pronto para fazer uma ótima apresentação. Portanto, relaxe e divirta-se. Se você fizer isso, eles também o farão!
Artigos relacionados
  1. Etiqueta e modos adequados para reuniões de compra
  2. Como lidar com a demissão?
  3. Como desenvolver novos hábitos?
  4. Como começar a trabalhar em casa?
  5. Resolvendo Conflitos de Personalidade no Local de Trabalho: Estratégias de Resolução
  6. Como eliminar o estresse no local de trabalho?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail