Como fazer uma análise financeira?

Uma análise financeira também pode incluir a lucratividade futura de uma empresa
Uma análise financeira também pode incluir a lucratividade futura de uma empresa.

Realizar uma análise financeira de uma empresa, divisão ou projeto pode ajudar a mostrar o desempenho passado e a possível lucratividade futura dessa entidade. Existem muitas maneiras diferentes de analisar um perfil financeiro específico, mas o objetivo é sempre o mesmo.

Na maioria das vezes, um dos objetivos de uma análise financeira é descobrir se uma empresa é financeiramente solvente. Uma análise financeira de um período relativamente longo de tempo operacional trará esse tipo de resultado. Isso é simplesmente garantir que os ganhos da empresa sejam iguais ou maiores que as despesas acumuladas durante o período selecionado.

Analise financeira

Além disso, a lucratividade de uma empresa pode ser alvo da mesma análise financeira. Este número é apurado da mesma forma que a solvência, mas é registrado o valor da receita gerada acima do valor necessário para o total das despesas.

Uma análise financeira também pode incluir a lucratividade futura de uma empresa. Nesse caso, a pessoa que realiza a análise tentará usar métodos preditivos para traçar o curso da empresa em algum período futuro. Se a empresa permanecer solvente e lucrativa apesar do aumento do custo das mercadorias ou da mão de obra, a análise será favorável.

Um número um pouco menos comum que uma análise financeira pode usar é chamado de lucratividade comparativa. Isso pega outros números da análise e os dimensiona para comparar com precisão o desempenho de uma empresa em comparação com outras empresas de seu setor.

Existe uma fórmula única

Muitos investidores e outras empresas que podem estar olhando para diferentes aspectos de uma empresa usam esses três números para formar índices que podem ser usados para obter algum conhecimento aproximado da saúde e da viabilidade de uma empresa. A análise financeira depende muito exatamente de quais informações são necessárias e, portanto, não existe uma fórmula única que possa ser usada como referência.

Também há uma diferenciação entre análise financeira interna e análise financeira externa. A análise interna tende a ser muito mais focada em áreas individuais da empresa, enquanto a análise externa tem um escopo mais amplo. A análise externa é usada por instituições de crédito e, às vezes, por empresas que estão determinando os valores das ações.

Uma análise financeira pode significar coisas diferentes para empresas diferentes, mas quase sempre resulta em um melhor entendimento das finanças atuais.

Artigos relacionados
  1. Como encontrar capitalistas de risco?
  2. Como saber quando refinanciar?
  3. Como saber a diferença entre um LLC e um LLP?
  4. Como iniciar um negócio financeiro?
  5. Como entender uma auditoria interna?
  6. Como obter o patrocínio certo para seu projeto?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail