Como saber se o termostato de um carro está com defeito?

Uma indicação de um termostato com defeito será o vapor do compartimento do motor
Em um carro com uma luz de painel em vez de um medidor, uma indicação de um termostato com defeito será o vapor do compartimento do motor e a falta de calor no compartimento do passageiro.

O termostato de um carro é uma das muitas partes de um motor que todos parecem conhecer, mas poucos realmente entendem - até que ele apresenta defeito. É apenas quando o vapor sai do compartimento do motor e uma luz vermelha brilhante de TEMPERATURA ilumina o painel que a atenção do motorista é repentinamente direcionada para o termostato relativamente menor e freqüentemente negligenciado do carro.

O termostato de um carro é uma válvula que regula o fluxo do líquido refrigerante dentro do motor. A combustão do combustível gera muito calor. Para evitar danos ao motor, o líquido de arrefecimento (uma solução de água e anticongelante) é bombeado pelo motor para absorver o calor e levá-lo embora. O refrigerante quente é bombeado sob pressão através do radiador, onde o calor é dissipado à medida que o ar frio é soprado através do núcleo do radiador. Até que o refrigerante alcance a temperatura operacional ideal, o termostato permanece fechado e o refrigerante circula pelo motor sem passar pelo radiador.

O refrigerante aquecido circula

Um termostato de carro é uma válvula que regula o fluxo de refrigerante dentro do motor
Um termostato de carro é uma válvula que regula o fluxo de refrigerante dentro do motor.

Quando o refrigerante atinge a temperatura adequada, o termostato abre e permite que o refrigerante circule pelo radiador para manter essa temperatura. Este também é o momento em que o refrigerante é direcionado ao núcleo do aquecedor do veículo. O núcleo do aquecedor é um pequeno radiador, localizado no habitáculo do carro. Quando o termostato abre, o líquido refrigerante aquecido circula pelo núcleo do aquecedor, onde um ventilador espalha o calor irradiado por todo o compartimento do passageiro. Até que o termostato abra, não há aquecimento no compartimento de passageiros, uma condição muito familiar para quem está em climas mais frios.

O termostato em si é um dispositivo muito simples que se assemelha ao giroscópio de uma criança. Na parte inferior está uma pelota sensível ao calor. Acima está uma placa de metal com mola que atua como uma válvula. Conforme a temperatura do refrigerante aumenta, o pellet se expande. À medida que se expande, ele puxa para baixo a placa de metal, permitindo que o refrigerante passe pelo termostato e entre no radiador. A posição padrão do termostato de um carro é fechada. Quando o termostato de um carro está com defeito, ele abre parcialmente ou não abre. Se seu carro tiver um medidor de temperatura, um sinal de que o termostato do carro está com defeito será que a temperatura esquenta mais do que o normal. Em um carro com luz no painel em vez de um medidor, uma indicação de um termostato de carro com defeito será o vapor do compartimento do motor e a falta de calor no compartimento do passageiro.

Esses sintomas também são consistentes com um nível baixo de refrigerante. Se adicionar refrigerante não eliminar a condição, o problema é a circulação do refrigerante, e isso pode ser atribuído a um termostato, bomba d'água ou correia de transmissão com defeito. Termostatos mais novos e inovadores são projetados para falhar na posição aberta para evitar o superaquecimento do carro. Continuar a dirigir com o motor superaquecido pode causar danos significativos e resultar em dispendiosos reparos no motor. Pare um carro superaquecido e deixe-o esfriar antes de procurar manutenção.

Artigos relacionados
  1. Como saber se você precisa daquele conserto de carro caro?
  2. Como aprender as regras reais dos pneus planos?
  3. Como pintar peças de um carro?
  4. Como abaixar um macaco de carro?
  5. Como misturar o revestimento transparente?
  6. Como pintar seu carro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail