Como fazer charque?

Alguns acham que cortar na contramão torna o charque acabado mais fácil de mastigar
Você pode cortar contra ou com o grão; alguns acham que cortar na contramão torna o charque acabado mais fácil de mastigar.

O Jerky é uma forma deliciosa e prática de conservar carne, podendo ser feito até em casa, embora você esteja acostumado a comprá-lo em sacolinhas plásticas na loja. É mais comumente feito de carne, mas pode ser feito de quase qualquer carne. É especialmente popular ir caçar e depois transformar a carne em charque, mas é claro que você pode fazer charque com carne comprada em lojas. Veja como fazer charque:

Qualquer gordura deixada na carne fará com que o charque estrague mais rápido
Qualquer gordura deixada na carne fará com que o charque estrague mais rápido, pois a gordura não seca.

Ingredientes e suprimentos:

  • Corte magro de carne (lombo, redondo superior, redondo do olho, etc)
  • Marinada de carne e temperos (qualquer um, à sua escolha)
  • tigela
  • Desidratador de alimentos ou forno
  • Prateleiras de arame e assadeiras (se usar o método de forno)
  1. Corte e corte a carne. Remova qualquer gordura perceptível da carne. Qualquer gordura deixada na carne fará com que o charque estrague mais rápido, pois a gordura não seca. Depois de aparar a gordura, corte a carne em tiras finas, com cerca de 1,5" de largura. Elas devem ter menos de 0,13" de espessura. Quanto mais finas as fatias, mais fácil será secar a carne. Se você for a um bom açougueiro, eles podem até fazer essa etapa de graça, se você pedir. Congelar por 30 minutos pode tornar a carne mais fácil de fatiar. Você pode cortar contra ou com o grão; alguns acham que cortar na contramão torna o charque acabado mais fácil de mastigar.
  2. Tempere a carne. Use qualquer marinada de carne. Despeje a marinada em uma tigela, coloque a carne na tigela e leve à geladeira por pelo menos 2 horas para que a carne absorva o sabor. Quando terminar, cubra a carne com os temperos de sua escolha.
  3. Prepare-se para desidratar a carne. Ao desidratar a carne, deixe espaço entre cada pedaço para permitir o fluxo de ar. Não coloque os pedaços de carne de forma que eles se toquem. Se você estiver usando um forno, defina a temperatura para 150 graus. Coloque a carne em uma gradinha sobre uma assadeira. O calor não serve para cozinhar a carne, mas para ajudar na desidratação da carne.
  4. Esperar. Fazer charque requer paciência. Dependendo da temperatura, níveis de umidade e espessura da carne, não há tempo definido para fazer charque. Geralmente, leva entre 6 e 12 horas. Verifique regularmente.
  5. Verifique o cozimento. O charque deve ficar marrom escuro ou cor de vinho. Se você não tiver certeza se está pronto, corte uma fatia aberta para se certificar de que não está crua no meio. O charque deve ser frágil o suficiente para se partir quando dobrado ao meio.
  6. Armazene o charque acabado. Depois de preparar o charque, guarde-o em sacos plásticos na geladeira ou no freezer. Deve ser consumido dentro de 1 semana se refrigerado, ou seis meses se congelado. Ao contrário do charque disponível no mercado, o charque caseiro não contém nenhum conservante.

Carne seca acabada

Beef jerky é uma fonte saudável de proteína e um lanche conveniente para levar com você quando estiver em trânsito. Você pode experimentar diferentes temperos e marinadas para mudar o sabor do charque acabado.

Artigos relacionados
  1. Como fazer pão caseiro?
  2. Como cozinhar torradas francesas?
  3. Como fritar um peru?
  4. Como fazer uma omelete de queijo?
  5. Como cozinhar costelas de porco?
  6. Como fazer sopa de ervilha dividida?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail