Como armazenar raiz de gengibre?

Para conservar a raiz de gengibre
Para conservar a raiz de gengibre, coloque-a em uma jarra de vidro, como uma jarra de pedreiro, e cubra a raiz com vinagre branco ou xerez.

O alimento básico mais comum em qualquer cozinha, seja a típica cozinha doméstica ou a de um chef experiente, são as especiarias. Com uma variedade de especiarias, pode-se transformar alimentos simples, às vezes até sem gosto, nas iguarias mais saborosas para atingir o paladar. Talvez uma das especiarias mais antigas seja a de raiz de gengibre. A raiz de gengibre pode ser usada de várias maneiras, como para assar biscoitos, bolos e tortas, temperar aves e peixes, preparar chás e como erva medicinal para ajudar a suprimir náuseas, azia e aliviar a dor.

Sudeste da Ásia

Inicialmente encontrada no sudeste da Ásia, África Ocidental e Caribe, a raiz de gengibre agora pode ser encontrada em quase qualquer lugar do mundo, incluindo a Europa. A raiz do gengibre tem formato tubular em sua forma natural e costuma ser encontrada na seção de produtos hortifrutigranjeiros de uma mercearia. Como o gengibre tem um sabor forte, é melhor usar apenas uma pequena porção da raiz do gengibre ao cozinhar e armazenar o restante.

Um dos erros mais comuns cometidos ao armazenar raiz de gengibre fresco é colocá-la na geladeira. A refrigeração vai realmente secar a raiz do gengibre e diminuir seu sabor. Portanto, uma vez que você tenha retirado a porção necessária para suas necessidades de cozimento, o restante da raiz deve ser embrulhado em papel alumínio com as pontas dobradas para baixo para selar completamente ou envolver a raiz. Isso ajudará a manter a raiz fresca por até duas semanas na prateleira da despensa.

Um dos erros mais comuns cometidos ao armazenar raiz de gengibre fresco é colocá-la na geladeira
Um dos erros mais comuns cometidos ao armazenar raiz de gengibre fresco é colocá-la na geladeira.

Se, no entanto, você não for usar a raiz de gengibre dentro de um período de duas semanas após sua compra, ela deve ser embrulhada em uma toalha de papel, colocada em um saco plástico, lacrada e colocada no freezer. Sua raiz congelada durará até três meses. A toalha de papel ajudará a raiz a manter seu frescor ao descongelar.

Permanece bastante fresco

Outra maneira de armazenar o gengibre é secá-lo. Isso pode ser feito raspando o gengibre em pequenas lascas. É importante observar que um ralador de cerâmica raspará o gengibre com mais facilidade do que um ralador de metal, como um ralador de queijo; se possível, use um ralador de cerâmica. O gengibre raspado pode então ser colocado em uma assadeira. Coloque a assadeira em um local fresco e seco, como uma adega ou depósito, por três a quatro dias. Quando as aparas estiverem completamente secas, podem ser colocadas em potes de especiarias e permanecerão frescas por até um ano.

Finalmente, você pode realmente conservar seu gengibre. Para conservar a raiz de gengibre, coloque-a em uma jarra de vidro, como uma jarra de pedreiro, e cubra a raiz com vinagre branco ou xerez. Feche o frasco e coloque-o na geladeira por cerca de duas a três semanas. A raiz ficará então totalmente em conserva e pode durar cerca de um ano, desde que continue a mantê-la refrigerada.

Agora que você está totalmente armado com suas dicas de armazenamento, poderá continuar a saborear sua raiz de gengibre por mais tempo. Ainda mais importante, você pode continuar a apreciar o sabor delicioso que ele trará aos seus alimentos!

Artigos relacionados
  1. Como substituir o açúcar mascavo?
  2. Como usar a frutose?
  3. Como cozinhar com alumínio fundido?
  4. Como cozinhar com óleo de trufas?
  5. Como assar com papel manteiga?
  6. Como usar a farinha de sêmola?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail