Como identificar e tratar a perda de cabelo do cão?

Se a queda de cabelo do seu cão for excessiva ou se ele estiver perdendo cabelo em tufos
Cuidado: Se a queda de cabelo do seu cão for excessiva ou se ele estiver perdendo cabelo em tufos, consulte o seu veterinário.

A maioria dos cães perde parte do cabelo regularmente - não há motivo para preocupação. Se você tem um cachorro, deve estar familiarizado com a localização de tufos de cabelo no tapete ou sofá. Isso é especialmente verdadeiro para raças de pêlo duplo. Pêlo duplo significa que seu cão tem uma pelagem interna mais espessa e mais macia, o que ajuda a protegê-lo de temperaturas extremas. Isso o isola do frio extremo no inverno. O pelo também ajuda a evitar que o ar extremamente quente alcance a pele no verão. Cães com pêlo duplo geralmente têm uma camada externa grossa sobre a camada interna, o que ajuda a proteger a pelagem interna e é uma camada adicional contra o frio e o calor. Alguns exemplos de raças com pelagem dupla incluem: Pastor Alemão, Collie, Husky e Corgi Galês.

A queda sazonal de cabelo é freqüentemente chamada de "derramamento" ou "casaco esvoaçante". Este tipo de queda de cabelo é normal para a maioria das raças de cães. Algumas raças também apresentam perda excessiva de cabelo quando estão perdendo o pelo de filhote e deixando o pêlo adulto crescer. Você não pode eliminar completamente a queda de cabelo do seu animal de estimação, mas existem maneiras de minimizar a quantidade de cabelo que você encontra no tapete ou na sua roupa.

  1. Escove seu cão diariamente. Dependendo da espessura do cabelo, você pode fazer isso com uma escova de cerdas macias ou, para raças de pêlo mais grosso, uma escova de aço leve ou de peso médio pode ser mais eficaz. A boa preparação do cão faz a diferença.
  2. Sempre escove o cão na direção em que o cabelo está indo. Isso removerá pelos mortos e soltos e pelos, ao mesmo tempo em que será agradável para seu animal de estimação. Se você escovar os pelos, ainda assim removerá os pelos soltos, mas seu animal não gostará da experiência.
  3. Alimente seu cachorro com uma boa comida de cachorro. Consulte seu veterinário para ter certeza de que seu animal de estimação está recebendo todos os nutrientes de que necessita em uma dieta bem balanceada. Considere adicionar vitaminas à dieta do seu cão.
  4. Não alimente seu cachorro na mesa. A comida humana não é nutricionalmente balanceada para seu animal de estimação e não fornecerá a ele as vitaminas e minerais necessários para cultivar uma pelagem saudável.

Queda anormal de cabelo de cachorro

Algumas raças também apresentam perda excessiva de cabelo quando estão perdendo o pelo de filhote
Algumas raças também apresentam perda excessiva de cabelo quando estão perdendo o pelo de filhote e deixando o pêlo adulto crescer.

A pele ou casaco de um cão é um reflexo da saúde geral do cão. Se o seu cão for saudável, a melhor solução seria encontrar um bom aspirador de pó. No entanto, se a queda de cabelo do seu cão se tornar excessiva ou se o animal estiver arrancando manchas da pelagem, isso pode ser um sinal de um problema subjacente mais grave. Você deve consultar seu veterinário para consulta sobre qualquer perda anormal de cabelo em cães. Aqui estão algumas causas possíveis para a queda de cabelo canina e seus sintomas:

  1. Seu cão pode ter alergias sazonais ou ser alérgico a sua comida ou produtos químicos domésticos. Consulte o artigo Como determinar se seu cão tem alergia alimentar para obter mais informações sobre o assunto. Se seu cão está tendo uma reação alérgica, sua pele pode ficar irritada e coceira, causando queda excessiva de pelo por todo o corpo ou em manchas. Consulte seu veterinário se você suspeitar que a queda de cabelo do seu cão é devido a alergias.
  2. Seu animal de estimação pode ter hipersensibilidade a picadas de pulgas ou mosquitos. Alguns cães são extremamente sensíveis a pulgas ou mosquitos. Quando são mordidos, esses cães coçam e se coçam até que pedaços de cabelo caiam. Verifique o estômago do seu cão e a base da cauda para ver se há sinais de pulgas e consulte o seu veterinário para um bom método de controle de pulgas. Se o seu animal de estimação estiver ao ar livre à noite, use um repelente de insetos no pelo para minimizar as picadas de mosquito.
  3. Doenças hormonais, como hipotireoidismo ou doença de Cushing, também podem fazer com que seu cão perca pêlos em tufos. A perda de cabelo é apenas um sinal ou sintoma dessas doenças graves. Seu veterinário é sua melhor fonte de informações para tratar seu animal de estimação se você suspeitar que ele pode estar tendo outros problemas graves de saúde, além da queda excessiva de cabelo.
  4. Sarna sarcóptica ou micose podem ser outras causas para a queda de cabelo canina. O cabelo do seu cão pode cair em manchas e a pele por baixo pode parecer vermelha e irritada. Mange é difícil de detectar e um autodiagnóstico não deve ser feito sem falar com o seu veterinário. Micose é altamente contagiosa e deve ser tratada imediatamente.
  5. A cirurgia ou anestesia podem causar uma queda repentina de cabelo em seu animal de estimação. A queda de cabelo deve diminuir após uma ou duas semanas. Se a queda de cabelo não desaparecer ou for acompanhada de outros sintomas, verifique com seu veterinário para ter certeza de que a recuperação do seu animal está progredindo normalmente.

A perda de cabelo canina é uma parte normal de se ter um cão. Para a maioria dos animais de estimação, a queda na primavera e no outono pode ser frustrante para você, como dono, mas é uma parte normal da vida de um cão. Perder uma quantidade excessiva de cabelo, manchas carecas ou morder e mastigar o pelo não é normal para seu animal de estimação. Se seu animal de estimação está perdendo uma quantidade extrema de cabelo ou seu pelo está opaco e quebradiço, isso pode ser um sinal de um problema subjacente mais sério. Você deve trabalhar junto com seu veterinário para diagnosticar e tratar o problema.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail