Como tratar coccídios caninos?

O veterinário usará um exame de flutuação fecal para determinar se o cão tem coccídios caninos
O veterinário usará um exame de flutuação fecal para determinar se o cão tem coccídios caninos e o tratamento será iniciado.

Se o seu cão apresentar sinais de doença intestinal, como vômito e diarréia, ele pode ter coccídios caninos. Os coccídios caninos são parasitas microscópicos, que invadem o intestino e causam diarreia aquosa, vômitos intensos, desidratação, perda de peso, dor abdominal e falta de apetite. Embora essa infecção parasitária não seja geralmente uma ameaça para cães saudáveis, pode ser mortal para cachorros e cães mais velhos se não for tratada de forma rápida e adequada. Portanto, é muito importante que um cão com esses sintomas seja levado ao veterinário. O veterinário fará um exame de flutuação fecal para determinar se o cão tem coccídios caninos e o tratamento será iniciado.

Depois que o veterinário diagnosticou seu cão com Coccidia Canina, as etapas para o tratamento são:

  1. Isole o cão infectado de qualquer outro cão para evitar a propagação da doença.
  2. Trate o animal com medicamentos. Esses medicamentos são geralmente uma sulfadimetoxina, como Albon, Bactrovet ou Tribrissen.
  3. Continue o tratamento medicamentoso por 10-14 dias ou até que o cão infectado não mostre nenhum sintoma por pelo menos 48 horas.
  4. Cães desidratados podem receber fluidos intravenosos (IV), o que geralmente requer uma estadia na clínica do veterinário até que o veterinário acredite que é seguro remover o IV.
  5. Os cães restantes que podem ter sido expostos ao cão doente também devem ser tratados com o mesmo medicamento como medida de precaução.
  6. Limpe cuidadosamente qualquer área onde o cão infectado possa ter estado. Uma solução de oito gramas de água sanitária misturada com um galão de água deve ser pulverizada na área e deixada em repouso por 20 minutos. Enxágüe bem a solução de alvejante com água e deixe secar completamente antes de devolver qualquer cão à área.
  7. As áreas gramadas expostas ao cão infectado devem ser isoladas por pelo menos um mês antes de permitir que qualquer cão retorne a elas.
  8. Dê banho em todos os cães, infectados ou não, para remover qualquer matéria fecal que possa estar sobre eles. Enxágüe bem com desinfetante de amônio quaternário, tomando cuidado para não entrar em contato com os olhos. Enxaguar abundantemente com água.

Aparece matéria fecal

A coccídia canina pode ser evitada e a limpeza adequada é a preventiva. Essa limpeza deve incluir a remoção e descarte adequados de toda a matéria fecal. Embora a matéria fecal pareça ser o maior problema, os roedores também podem ser portadores desse parasita. Por isso, nunca permita que um cachorro coma um roedor. Se medidas preventivas forem seguidas, esta é uma doença que os donos de cães saudáveis nunca devem encontrar.

Artigos relacionados
  1. Como tratar a constipação canina?
  2. Como tratar a doença de Cushing canina: Doença do cão?
  3. Como tratar a displasia do quadril canino?
  4. Como tratar a cinomose canina?
  5. Como tratar o hemangiossarcoma canino: cuidados com a saúde do cão?
  6. Como tratar a doença renal canina?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail