Como tratar a constipação canina?

O veterinário pode fazer um enema
Para ajudar a limpar o cólon do seu cão, o veterinário pode fazer um enema.

Assim como os humanos, os caninos também podem sofrer de constipação. A constipação canina não é tão perigosa em comparação com outras doenças caninas. No entanto, como proprietário, você ainda deve saber como tratar essa condição adequadamente.

O veterinário pode recomendar uma cirurgia para tratá-lo
Se for esse o caso, o veterinário pode recomendar uma cirurgia para tratá-lo.

Na verdade, existem várias maneiras de tratar a constipação. O seguinte descreverá os tratamentos mais comuns:

  • Trate a constipação com um amaciante de fezes. Uma forma comum de tratar a constipação é amolecer as fezes. Você pode usar amaciante de fezes que pode ser comprado em uma loja de suprimentos para animais de estimação. Você também pode usar cápsulas DSS. Você pode conseguir isso com um veterinário. Certifique-se de ler as instruções cuidadosamente. Não dê o amaciante de fezes ao seu cão sem antes ler as instruções.
  • Use lubrificação para tratar a constipação. Outro tratamento para a constipação é a lubrificação do cólon do seu cão. Você pode usar óleo mineral para isso. A maioria dos veterinários aconselha os donos de cães a misturarem o óleo na comida do seu cão. Não é aconselhável alimentar o seu cão com óleo mineral bruto. Ao escolher este tratamento, certifique-se de seguir a dosagem dada pelo veterinário. Isso evitará complicações.
  • Peça ao seu veterinário para fazer um enema. Para ajudar a limpar o cólon do seu cão, o veterinário pode fazer um enema. Se o caso ainda for moderado, os fluidos intravenosos são suficientes para hidratar seu cão. No entanto, se o caso for grave, o veterinário pode anestesiar seu cão. Isso permite que o veterinário faça uma limpeza extensa. Existem também alguns casos em que o veterinário pode ter que fazer uma segunda limpeza. Se você deseja que esse processo seja mais confortável para seu cão, você mesmo pode executá-lo. A primeira coisa que você precisa fazer é encher a bolsa de enema com sabão e água morna. Depois, pegue um óleo mineral onde vai mergulhar o bico. Em seguida, abra a braçadeira. Isso irá liberar o ar dentro da braçadeira. Feche a braçadeira depois disso e coloque o bocal a uns dezoito centímetros do reto do seu cão.
  • Altere a dieta do seu cão. Uma maneira de fazer isso é adicionar fibras à dieta do seu cão. Você pode comprar um alimento especializado cão dieta rica em fibras do seu local pet loja. Isso ajudará a restaurar a motilidade do cólon de seu animal de estimação. Você também pode adicionar fibras à dieta do seu cão por meio de vários alimentos que você pode dar a ele. Você pode usar cereal de farelo. Os cereais 100% farelo são cheios de fibras. Abóbora enlatada e Metamucil também podem ser uma opção.
  • Considere a cirurgia de alargamento da pelve. Outra forma de tratar a constipação é por meio de cirurgia. O veterinário irá recomendar este procedimento se seu cão sofreu de fratura pélvica. Seu cão pode ter que passar alguns dias no hospital para este procedimento. Durante este tempo, é melhor que você dê ao seu cão cuidados de suporte. Isso tornará a recuperação do seu cão mais rápida.
  • Considere uma cirurgia para alcançar o reto do cão. O bloqueio intestinal também pode causar prisão de ventre. Esta pode ser uma condição fatal. Se for esse o caso, o veterinário pode recomendar uma cirurgia para tratá-lo. Lembre-se de que a localização do bloqueio indicará o quão perigosa seria a operação.

Estas são as opções de tratamento para a constipação canina. Lembre-se de consultar um veterinário antes de prosseguir com qualquer um desses tratamentos.

Artigos relacionados
  1. Como tratar a doença de Cushing canina: Doença do cão?
  2. Como tratar a cinomose canina?
  3. Como tratar a doença renal canina?
  4. Como tratar a epilepsia canina?
  5. Como tratar a displasia do quadril canino?
  6. Como tratar o linfoma canino?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail