Como ajudar no nascimento de um filhote de cachorro?

Ajudar no nascimento de um filhote permite que você participe de um evento importante na vida do seu cão
Ajudar no nascimento de um filhote permite que você participe de um evento importante na vida do seu cão e do novo filhote.

Ajudar no nascimento de um filhote permite que você participe de um evento importante na vida do seu cão e do novo filhote. Embora os cães normalmente dêem à luz por conta própria, é útil se você ajudar no parto, especialmente se seu cão teve dificuldades durante partos anteriores.

  1. Saiba a data aproximada em que o cão dá à luz. A duração média da gravidez de um cão é de dois meses. Anote a data em que o cão acasalou e engravidou. Pule 60 dias e marque a semana seguinte ao 60º dia como a semana em que é mais provável que o trabalho de parto comece.
  2. Saiba se o trabalho de parto está se aproximando. A temperatura de uma cadela diminui quando ela está prestes a dar à luz. Meça a temperatura corporal do seu cão com um termômetro retal para obter a leitura de temperatura mais precisa. A temperatura normal de um cão é 1010F. Verifique diariamente para notar se há um padrão de diminuição da temperatura corporal, o que indica trabalho de parto iminente.
  3. Saiba se o seu cão está em trabalho de parto. Observe seu cão atentamente em busca de sinais de trabalho de parto, como respiração ofegante, recusa a comer, ir para um lugar tranquilo e deitar. Se você notar esses comportamentos, siga para onde seu cão vai e prepare-se para ajudar no nascimento do filhote. O parto ocorre pelo menos 3 horas após as primeiras contrações.
  4. Prepare a área de parto. Monte uma cama improvisada para o seu cão. Você pode usar uma cama velha, lençóis não usados, jornais e similares. Deixe a área confortável e privada para ajudar seu cão a dar à luz com mais facilidade.
  5. Preste atenção à abertura vaginal. Fique atento ao progresso do trabalho de parto, especialmente no ponto em que o filhote está saindo da vagina do cão. Se o filhote ficar preso, puxe-o com cuidado para fora quando ele estiver tendo uma contração. Tome cuidado para não puxar com muita força ou você pode machucar o cão e o filhote.
    Limpe-o com um pano limpo e macio
    Isso é instintivo, mas quando o cão não estiver respondendo, limpe-o com um pano limpo e macio.
  6. Dê o cachorro para o cachorro limpar. Após o parto, o cão lambe o filhote recém- nascido para limpá-lo. Isso é instintivo, mas quando o cão não estiver respondendo, limpe-o com um pano limpo e macio. Remova a membrana e limpe o sangue para deixar o filhote confortável.
  7. Ajude o filhote a respirar. Quando o filhote não é limpo adequadamente, o muco pode permanecer em suas narinas e impedi-lo de respirar corretamente. Ajude o filhote a respirar usando um pequeno bulbo de sucção para remover o muco da boca primeiro e depois das narinas. Se isso não funcionar, carregue o filhote e empurre sua cabeça para baixo para sacudir o muco.
  8. Corte o cordão umbilical. Amarre o cordão umbilical com um pedaço de barbante limpo e resistente. Usando uma lâmina esterilizada, corte o cordão do outro lado da parte amarrada, longe do filhote.
  9. Coloque o cachorro em uma caixa ou cesta. Coloque o filhote em um recipiente coberto com um pano macio e limpo. Certifique-se de que a área esteja seca e quente para evitar que o filhote adoeça.
  10. Dê o cachorro para a mãe. Coloque o filhote próximo ao peito do cão para que ele beba o leite da mãe. Se o cão não conseguir encontrar os seios da mãe, coloque delicadamente o mamilo em sua boca.
  11. Cuidado com os outros filhotes. Um cachorro dá à luz vários filhotes de uma vez. O próximo filhote é entregue após pelo menos uma hora do nascimento anterior. Cuide dos seguintes filhotes como você cuidou do primeiro.

Estas são as etapas para auxiliar no nascimento de um filhote. Embora você tenha executado todas as etapas corretamente, às vezes as coisas podem sair de controle. Se o seu cão apresentar extrema dificuldade para dar à luz, ou se os filhotes parecerem doentes, chame seu veterinário de confiança.

Artigos relacionados
  1. Como evitar erros comuns ao criar um cachorro?
  2. Como dar banho em um pug?
  3. Como criar um cachorro?
  4. Como se tornar um criador de gatos?
  5. Como criar cães pastor alemão?
  6. Como escovar um cachorro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail