Como alimentar um gato com lipidose hepática?

O tubo pode sair assim que o gato voltar a comer comida suficiente sozinho
O tubo pode sair assim que o gato voltar a comer comida suficiente sozinho.

A lipidose hepática é mais comumente conhecida como doença do fígado gorduroso. Em gatos, a doença costuma ser a suspeita quando um gato que está acima do peso para repentinamente de comer e parece não ter apetite.

Corpo começa a enviar gordura armazenada

Sem uma nutrição adequada, o corpo do gato começa a enviar a gordura armazenada para o fígado. As células de gordura se acumulam ali porque são processadas muito lentamente e, com o tempo, isso pode fazer com que o fígado falhe. A lipidose hepática é fatal se não tratada imediatamente. O tratamento para a doença do fígado gorduroso inclui mudanças na dieta que você precisará seguir se quiser que o gato viva uma vida longa e saudável com você. Veja como alimentar um gato com lipidose hepática:

  1. Leve seu gato ao veterinário. Se você notar os sintomas desta doença perigosa, leve seu gato ao veterinário imediatamente. Seu veterinário tratará a doença e lhe dará instruções sobre cuidados, incluindo um plano para alimentar seu gato.
  2. Entenda a doença do seu gato. Um gato com doença do fígado gorduroso não come sozinho. Várias semanas de dieta rica em proteínas podem reverter a situação e seu gato recuperará o apetite. Tente tentar seu gato com seus tubos favoritos, mas se você já viu um veterinário para a doença, é improvável que seu gato vá comê-lo e você precisará começar a alimentação forçada através de um tubo.
  3. Alimentando-se por um tubo. Em vez de comer de uma tigela, a maioria dos gatos com lipidose hepática é alimentada por um tubo inserido no estômago ou esôfago. O tipo de comida é comida enlatada diluída. Esta é provavelmente a melhor chance do seu gato de viver uma vida saudável com doença do fígado gorduroso. Seu veterinário pode lhe dar comida pré-misturada ou instruções para prepará-la. Você precisará empurrar lentamente o alimento macio através do tubo usando uma seringa. Não empurre muito rápido, ou seu gato pode jogá-lo de volta para cima. Alimente apenas a quantidade de comida recomendada pelo seu veterinário, mesmo que pareça uma quantidade muito pequena. Tente mantê-los calmos enquanto os alimenta; Ter um tubo de alimentação não é uma experiência muito confortável para o seu gato.
    A lipidose hepática é mais comumente conhecida como doença do fígado gorduroso
    A lipidose hepática é mais comumente conhecida como doença do fígado gorduroso.
  4. Hidrate seu gato. Gatos com esta doença freqüentemente ficam desidratados. Se eles não beberem água suficiente por conta própria, pode ser necessário fornecer líquidos adicionais ao seu gato. O veterinário pode mostrar como fazer isso.
  5. Tirando seu gato do tubo. Provavelmente, seu gato precisará ser alimentado por sonda por várias semanas. Isso dá tempo suficiente para que o corpo do gato processe a gordura que já enviou para o fígado e permite que o fígado recupere sua função adequada. Depois disso, tente desmamar seu gato da sonda e de volta aos alimentos sólidos. Isso pode levar várias tentativas em um período de algumas semanas, então seja paciente. Embora alimentar um gato por sonda possa ser uma tarefa árdua, não tente fazer seu gato comer sozinho cedo demais. O tubo pode sair assim que o gato voltar a comer comida suficiente sozinho. A alimentação por sonda é muito estressante para o seu gato, mas lembre-se de que o apetite dele ainda estará muito baixo.

A lipidose hepática é uma condição séria que deve ser tratada imediatamente. Se for pego imediatamente e seu gato for bem cuidado, incluindo nutrição adequada, ele terá uma boa chance de sobrevivência.

Artigos relacionados
  1. Como alimentar gatinhos órfãos?
  2. Como alimentar seu animal de estimação com segurança?
  3. Como se livrar das esteiras na pele do seu gato?
  4. Como encontrar comida de gato enlatada saudável?
  5. Como colocar um gato em uma transportadora de animais de estimação?
  6. Como dar medicação oral a gatos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail