Como limpar um gato?

Seu ajudante pode ajudar Kitty a ficar quieta ou apenas coçá-lo em volta do pescoço
Seu ajudante pode ajudar Kitty a ficar quieta ou apenas coçá-lo em volta do pescoço e das orelhas para torná-lo mais agradável.

Tornando-o agradável, indolor e produtivo para você e seu gato

Os gatos são notoriamente catadores fastidiosos. Qualquer um que viveu com gatos tem observado -los lavar -se várias vezes por dia; geralmente, eles se cuidam muito bem.

Às vezes, entretanto, você pode querer se envolver. Uma rotina de escovação pode ser uma boa experiência de vínculo; a maioria dos gatos gosta da atenção. Além disso, seu gato pode precisar de ajuda ocasionalmente por causa de um encontro infeliz com algo nojento, ou você pode ter adotado um gato em circunstâncias difíceis que só precisa de ajuda para retornar à sua elegância anterior.

Uma rotina de escovação pode ser uma boa experiência de vínculo
Uma rotina de escovação pode ser uma boa experiência de vínculo; a maioria dos gatos gosta da atenção.

Antes de começar começou, certifique-se você e seu gato são ambos relaxado. Se possível, peça a ajuda de outra pessoa. Seu ajudante pode ajudar Kitty a ficar quieta ou apenas coçá-lo em volta do pescoço e das orelhas para torná- lo mais agradável. Este artigo aborda os princípios básicos de como cuidar do seu gato; Para obter informações mais detalhadas sobre esta e outras coisas que você pode fazer para cuidar do seu gato, eu recomendo fortemente o guia Últimos segredos do gato.

  1. Se o gatinho tiver tapetes: é uma boa ideia ter um pente feito especialmente para gatos à mão; eles são de metal com dentes de tamanho médio. Em caso de dúvida, você pode usar um pente feito para pessoas, desde que não tenha dentes muito finos. A chave está na técnica.

    Segure o tapete o mais próximo possível da pele de Kitty ou coloque sua mão sobre ele para minimizar o puxão. Comece a pentear por fora (mais longe da pele do gato) e vá trabalhando. Você pode precisar trabalhar em parcelas - um pouco de progresso agora, um pouco mais depois, conforme Kitty fica inquieta. Se ele ficar muito angustiado, pode ser necessário cortar as esteiras.

    Se precisar cortar, use uma tesoura curta e cega. Tesouras compridas são muito pesadas e tesouras afiadas aumentam o risco de cortar Kitty, levando a uma infecção (e uma ida ao veterinário). Uma boa opção é um par daqueles Fiskars® pequenos e baratos que você pode comprar no supermercado. Se você estiver cortando tapetes ao redor do pescoço ou da cabeça, peça ao seu ajudante para manter as orelhas de Kitty fora do caminho. (Ele pode virar a cabeça de repente para ver o que você está fazendo.)

    Segure o tapete o mais para baixo (o mais próximo possível da pele de Kitty) e corte apenas o que estiver acima de seus dedos. Se não conseguir chegar ao fundo (se o tapete estiver muito rente à pele), corte o que puder e deixe o resto. Ele pode se desfazer sozinho ou você pode pentear o restante. Ou Kitty pode cuidar disso sozinha.

  2. Se o gatinho tiver algo realmente nojento no pelo, especialmente em um local que ele não possa alcançar facilmente: passe um pouco de amido de milho nele. Ele provavelmente não se importará nem um pouco; vai parecer uma massagem. O amido de milho vai grudar em qualquer coisa suja ou gordurosa, e você pode simplesmente escová-lo. Se você não tiver uma escova especial para gatos, uma escova suave para as pessoas servirá.
  3. Se o gatinho precisar de um banho: Se ele entrar em algo malcheiroso ou ficar infestado de pulgas, um banho de verdade pode ser necessário. Às vezes, um gatinho em particular terá uma dor de barriga, resultando em uma bagunça grande demais para suas habilidades de higiene.

    Uma pia é melhor do que uma banheira porque o espaço menor faz com que ele se sinta mais seguro: coloque um tapete de borracha ou uma toalha dobrada no fundo para ter um apoio mais seguro. Encha-o com 3 ou 10 centímetros de água morna. (Observação: mais gatos do que você imagina gostam de brincar na água. A maioria, entretanto, não gosta.)

    Uma palavra de cautela: antes de usar um dispositivo de pulverização, certifique-se de que Kitty se sinta confortável com ele. Muitos gatos têm um medo instintivo de ruídos sibilantes, e o seu pode ficar furioso. Se o pulverizador for proibido, use um copo grande de plástico ou jarro. Molhe bem a Kitty, evitando a área da cabeça. Não deixe entrar água em seus ouvidos.

    Usando um xampu para animais de estimação, ensaboe bem a Kitty, mas não exagere, ou você vai enxaguar o dia todo. Em seguida, enxágue-o bem. Isso não pode ser exagerado: enxágue bem a Kitty! Se você não fizer isso, Kitty pode ter uma erupção na pele (e uma ida ao veterinário). Agora seque-o com uma toalha (não um secador de cabelo - uma toalha) e permita que ele se arrume para aperfeiçoar o trabalho. Cuidar-se ajudará Kitty a se acalmar.

    Se ele for um gatinho, certifique-se de colocá-lo em um local quente ou ensolarado para terminar de secar; um gatinho pode não ter o bom senso de se mover para um lugar assim e vai tremer desconfortavelmente.

Ocasionalmente, seu gato pode precisar ir a um tratador profissional e, em casos extremos, pode precisar de um sedativo. Se for necessária uma preparação profissional, faça-a. Um gato emaranhado, sujo, seboso e infestado de pulgas é infeliz, e o problema não vai embora por si só. Mas ficar atento às questões de preparação à medida que surgem é a melhor maneira de garantir que nunca cheguem a esse extremo.

Artigos relacionados
  1. Como converter a idade do gato em anos humanos?
  2. Como lidar com um gato paralisado?
  3. Como alimentar seu animal de estimação com segurança?
  4. Como lidar com bolas de cabelo?
  5. Como alimentar gatinhos órfãos?
  6. Como encontrar comida de gato enlatada saudável?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail