Como diferenciar entre observações subjetivas e objetivas?

Dizer a diferença entre observações subjetivas
Dizer a diferença entre observações subjetivas e objetivas é relativamente simples, uma vez que você esteja ciente do que está procurando.

Existem dois tipos de observações, subjetivas e objetivas. Dizer a diferença entre observações subjetivas e objetivas é relativamente simples, uma vez que você esteja ciente do que está procurando.

Existência material real

As principais diferenças entre observações subjetivas e objetivas são exatamente como as palavras implicam, significado "subjetivo" na mente e "objetivo", que tem existência material real no mundo real.

Se algo é subjetivo, está relacionado aos sentimentos, opiniões e pensamentos íntimos de uma pessoa. Algo que é subjetivo não pode ser provado ou refutado, você não pode provar que uma pessoa tem um certo pensamento ou sentimento sobre algo, nem pode dizer com certeza que ela não pensa ou sente de uma determinada maneira. Por exemplo, se eu mencionasse que estava com dor de cabeça sem nada para dizer além das minhas palavras, você não poderia saber se era verdade ou não, é subjetivo.

Se a observação for baseada apenas em opinião
Se a observação for baseada apenas em opinião, pensamento ou sentimento, é subjetiva e não pode ser provada de uma forma ou de outra.

Algo que é objetivo pode ser comprovado ou não. Se eu dissesse que algo estava pegajoso e você tocasse e sentisse que sim, é realmente pegajoso, seria uma observação objetiva. As observações objetivas são materiais e podem ser sentidas, vistas, provadas etc. Se eu dissesse que estou com dor de cabeça e você pudesse ver que um grande prego estava enfiando na minha cabeça, você poderia seguramente presumir que minha cabeça estava doendo. Sua observação seria objetiva com base nas evidências materiais, sendo o prego. Uma pessoa pode indicar que está cansada simplesmente afirmando que está se sentindo cansada. Sem qualquer evidência física, bocejar, pálpebras caídas, movimentos lentos... não há como saber se é verdade ou não, tornando isso subjetivo. Se a mesma pessoa começar a bocejar ou, melhor ainda, adormecer, terá se tornado objetivo, porque se ela adormeceu está provado que estava cansada.

Requer muita confiança

Os veterinários são especialistas em observações objetivas, seus pacientes não podem dizer onde dói, portanto, eles devem confiar em evidências materiais físicas de problemas médicos. Um médico tem a vantagem de poder levar em consideração as observações subjetivas de um paciente, além de suas próprias observações objetivas, antes de formular um diagnóstico. Outra profissão que requer depender fortemente da observação objetiva é a aplicação da lei. Nunca é aconselhável formar uma opinião com apenas observações subjetivas para seguir em frente, um oficial da lei deve se basear em observações objetivas, que podem ser comprovadas.

Lembre-se ao decidir se uma observação é subjetiva ou objetiva, leve em consideração se você vê, prova ou sente as evidências. Nesse caso, você tem uma observação objetiva. Se a observação for baseada apenas em opinião, pensamento ou sentimento, é subjetiva e não pode ser provada de uma forma ou de outra.

Artigos relacionados
  1. Como fazer mineração de dados acadêmica?
  2. Como fazer artesanato para crianças usando papel decorativo?
  3. Como encontrar um ótimo tutor online?
  4. Como baixar páginas grátis para colorir da bandeira do estado?
  5. Como encorajar outras pessoas a hospedar estudantes de intercâmbio?
  6. Como encontrar e desenvolver um tópico de pesquisa?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail