Como evitar que seu animal de estimação marque seu território?

Você limpou recentemente a caixa de areia
Você limpou recentemente a caixa de areia e usou um limpador de seu gato não gosta?

A marcação de urina pode trazer raiva para o responsável pelo animal de estimação mais rápido do que qualquer outro comportamento felino. Enquanto você tenta impedir esse comportamento, lembre-se de que seu gato está fazendo algo que é muito natural para ele. Seu gato não está marcando por maldade, raiva ou para lhe causar estresse. Eles borrifam para atrair o sexo oposto (em gatos não castrados / soltos) ou para aliviar o estresse quando se sentem ansiosos ou inseguros. Se você optar por não esterilizar seu gato, não há muito o que fazer para impedi-lo de marcar; faz parte demais de sua natureza. Se o seu gato for esterilizado, você precisa ter em mente que ele está tentando se acalmar. O cheiro de seu perfume os faz sentir no controle e seguros.

Passo 1

Exclua quaisquer problemas físicos. Uma visita rápida ao veterinário pode descartar quaisquer problemas de saúde, especialmente infecções do trato urinário. Discuta suas observações com o veterinário. Provavelmente, eles farão alguns testes (urina e sangue) para eliminar quaisquer problemas de saúde.

Passo 2

Revise o básico. Exclua qualquer uma das soluções simples primeiro. Você mudou recentemente o tipo de cama a que seu gato está acostumado? Você mudou a caixa de areia para um novo local? Algo dramático ocorreu na área onde sua caixa de areia está localizada (pode ser um som alto, um cachorro assustando o gato, etc.)? Você limpou recentemente a caixa de areia? e usar um limpador que seu gato não goste? Sua caixa de areia precisa ser limpa? Cada uma dessas soluções são simples: volte para a sua ninhada antiga; tente um local diferente, pois seu gato está dizendo que não gosta do novo; a menos que você tenha certeza de que não há nada na área que possa ter assustado seu gato, tente um novo local para ver se a pulverização para; não use limpadores fortes (especialmente os à base de amônia), pois os gatos não gostam desses cheiros fortes (sabão básico e água ou alvejante funcionam melhor, enxágue bem); substitua a cama.

Etapa 3

Rastreie o histórico e os locais de pulverização. Assim que você começar a notar que seu gato está borrifando, pode ser útil começar um "Diário do Gato", no qual você monitora a borrifação dele. Basicamente, você deseja registrar onde ele está pulverizando, quando você o encontrou, a condição do spray (seco, úmido, você testemunhou o ato real) e se algo crítico ocorreu antes (ou seja, uma briga de gato, barulho de fora, você trouxe alguns itens novos, etc.). Se você tiver sorte, revisar o histórico pode mostrar um padrão muito específico em que todas as marcações estão ocorrendo em certas horas do dia, ou perto de janelas e portas, ou em seus itens pessoais, ou apenas em itens vindos de fora. Isso ajudará significativamente a descobrir o que é o "gatilho" e como você pode tratá-lo (Etapa 4).

Passo 4

Descubra o gatilho. Se você conseguir descobrir o que desencadeou o início da marcação, é possível corrigir o problema e interromper a marcação. Tente determinar quando a pulverização começou e quais mudanças ocorreram durante este intervalo de tempo. Um novo gato ou cachorro mudou para a vizinhança? Você conseguiu um novo colega de quarto ou perdeu um? Há novos estresses na casa (mudanças na sua programação, você está saindo mais, você perdeu ou ganhou um colega de quarto ou outro hóspede da casa?, alguém está lutando ou deprimido, etc.)? Os gatos são extremamente sensíveis ao humor do seu guardião e perceberão se você não está se sentindo bem, se está deprimido ou zangado mais do que o normal. Há novas construções ou novos sons ocorrendo que não existiam antes? Você está trazendo itens de exterior que não trazia antes (bicicletas, sapatos, material de trabalho)?

Os gatos que são mantidos completamente dentro de casa podem ser mais sensíveis às mudanças no cheiro de sua casa. Novos cheiros "ao ar livre" podem fazer com que eles se sintam inseguros e os façam borrifar para se acalmar. Infelizmente, às vezes o gatilho está fora de seu controle. Se for devido à presença de um gato ao ar livre ou construção, você não pode eliminar esses itens. As etapas a seguir fornecem métodos alternativos para ajudar a limitar e prevenir a pulverização.

Etapa 5

Lembre-se de manter a calma e procurar dar mais conforto e segurança ao seu gato. Gritar com seu gato ou puni-lo apenas intensificará seu estresse e causará mais marcas. Manter a calma e proporcionar conforto adicional ajudará a aumentar sua confiança e, potencialmente, a levar a uma sensação de mais segurança. Para gatos inseguros, às vezes dar mais atenção ao longo do dia pode aliviar o estresse.

Seu gato não está marcando por maldade
Seu gato não está marcando por maldade, raiva ou para lhe causar estresse.

Quando você entrar em uma sala com seu gato dentro, tente dizer o nome dele em um tom que ele considere reconfortante. A massagem terapêutica também é um bom método para interagir com seu gato e aliviar o estresse. Massageie suas costas com pequenos movimentos circulares; este método de toque pode fornecer um efeito calmante. Brinque mais com o gato para ajudar a aliviar o estresse.

O uso de sprays de feromônio cria uma sensação de "felicidade" na maioria dos gatos, o que alivia sua tensão e evita a necessidade de marcação. Um dos sprays de feromônio mais populares é o Feliway, que você pode aplicar diretamente em superfícies ou usar em forma de difusor. A forma difusora espalha feromônios naturalmente por toda a sua casa, então você não precisa saber exatamente onde seu gato está marcando o tempo todo; no entanto, eles podem ser mais caros, pois você precisa comprar o suficiente para cobrir toda a sua casa (as caixas fornecem a área que cada difusor pode cobrir) e substituí-los mensalmente. O uso de essências florais também proporciona um efeito calmante. Experimente adicionar algumas gotas de essência floral (Bach Rescue Remedy, botão de castanha, verbena ou videira são essências típicas usadas para pulverizar) na água do seu gato todos os dias durante algumas semanas.

Etapa 6

Cubra as áreas com papel alumínio ou papel manteiga. Se o seu gato está marcando em locais muito específicos, tente cobrir esses locais com papel alumínio ou papel encerado. O som irá assustá-los e, potencialmente, assustá-los de marcar mais aquele local. Se você colocar papel alumínio / papel sob o ponto de pulverização também, ele deve protegê-lo de imersão. Esteja avisado, porém, seu gato pode começar a marcar novos locais, então ainda é benéfico descobrir e eliminar o gatilho, se possível.

Etapa 7

Coloque pratos de comida e água onde quer que seu gato esteja marcando. Se você puder deixar pequenos pratos em sua casa por algumas semanas, esta é uma boa maneira de evitar que seu gato borrife em certas áreas. Os gatos não costumam borrifar perto de sua comida e água. Experimente colocar pequenos pratos nas áreas que ele está marcando. Continue adicionando novas tigelas onde quer que seu padrão de marcação vá. Até mesmo colar um pouco de comida em um prato de papel deve funcionar.

Etapa 8

Livre-se do cheiro. Use um limpador com enzimas naturais (Nature's Miracle é um ótimo produto) para tratar todas as áreas marcadas pelo seu gato. Mesmo que você descubra e elimine o gatilho, se você ainda tiver odores persistentes de urina, seu gato pode ficar tentado a marcar. Não pense que só porque você não consegue sentir o cheiro, seu gato também não consegue. A melhor maneira de garantir que você está tratando todas as manchas é tratando como você as encontra (completamente, completamente, mergulhe completamente as áreas, repita conforme necessário até sentir que as áreas estão definitivamente limpas), passe por sua casa no escuro com um verdadeiro luz ultravioleta (lâmpada de Wood) para encontrar marcações você pode ter perdido (estes florescem sob a luz ultravioleta) e rasteja ao nível do seu gato para cheirar por si mesmo. É incrível o que você sentirá na altura de um gato em comparação com a sua.

Etapa 9

Reivindique suas paredes e móveis. Não tenho certeza se isso funciona tanto para mulheres quanto para homens, mas para o meu gatinho macho, funcionou incrivelmente bem. Limpe sua marcação quando ele estiver assistindo usando um borrifador (Milagre da Natureza). Afirme claramente que esta é "Minha parede!" Olhe para ele quando você diz isso. Para o meu gatinho, isso caiu muito bem. Eu reivindiquei todo o espaço da parede enquanto ele me observava e até borrifou os móveis. Como os gatos costumam encontrar segurança com suas pessoas, acredito que isso não estressa seu gato por você reivindicar suas paredes e móveis, mas dá a eles um certo conforto porque são seus e não os outros gatos. Acredito que isso funciona melhor em famílias com vários gatos, onde pode haver alguns problemas interterritoriais.

Etapa 10

Isole seu gato por um tempo. Alguns gatos acham os espaços menores mais seguros e calmantes. Tente mantê-lo em uma sala com o mínimo de móveis ou áreas para marcar. Não se esqueça de fornecer as necessidades básicas (comida, água, cama, caixa de areia e alguns brinquedos; mantenha a cama e comida / água o mais longe possível da caixa de areia quanto possível) e ainda passar tempo com ele ao longo do dia. Observe seu gato para ter certeza de que o isolamento está tendo um efeito calmante e não causando mais estresse. Depois de alguns dias ou uma semana, tente deixar seu gato sair para ver como ele reage. Se você pegá-lo pulverizando, traga-o de volta para a sala por mais alguns dias.

A marcação de urina pode criar muito estresse em uma casa. Tente manter sua perspectiva durante todo esse tempo. Seu gato não está tentando estragar suas coisas ou causar estresse, ele está apenas tentando se sentir seguro e criar uma sensação de segurança. Tente substituir qualquer raiva por compaixão; seu gato está reivindicando você e sua casa como dele (o que eu sei que não é tão reconfortante na hora de encontrar uma marca, mas realmente é um belo gesto, se você pensar a respeito). Dedicar algum tempo para ajudar o seu gato não é pedir muito, especialmente quando você considera todo o conforto e alegria que recebemos dele.

Artigos relacionados
  1. Como criar e treinar um cachorro bassê?
  2. Como ler a linguagem corporal de um cão?
  3. Como parar um cachorro de latir: parar de latir cães?
  4. Como abrandar a alimentação de um cão?
  5. Como parar um cachorro de latir na porta?
  6. Como impedir que um cão seja agressivo com os visitantes?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail