Como prevenir a doença precoce do tomate?

Siga as etapas correspondentes na prevenção da ferrugem precoce do tomate
Para cultivar tomates frescos e saborosos, siga as etapas correspondentes na prevenção da ferrugem precoce do tomate.

Os tomates estão sujeitos a várias formas de danos, geralmente resultantes das condições meteorológicas. No entanto, uma das doenças mais comuns do tomate é a pinta preta, um problema transmitido pelo solo. Os sintomas incluem manchas marrons escuras a pretas com anéis nas folhas mais velhas primeiro. Quando as manchas são muitas, elas podem se desenvolver juntas e fazer com que as folhas ao redor sequem, fiquem amarelas e morram. Lesões no caule aparecem na fruta e então apodrece. Em frutas mais velhas, a pinta preta causa manchas escuras submersas. Os sintomas nos tomates geralmente aparecem durante os períodos de chuva na colheita. Ao contrário do seu nome, raramente ocorre no início, mas geralmente acontece em plantas maduras. Esta doença da planta é causada por um fungo chamado Alternaria solani. O fungo se desenvolve nas folhas infectadas, nos tecidos do caule ou no solo. A ferrugem precoce do tomate pode ser muito destrutiva, pois pode resultar na desfoliação total das plantas. Pode desenvolver-se rapidamente na metade ou no final da estação e pode se agravar se as plantas estiverem estressadas por seca, má nutrição ou pragas. Para cultivar tomates frescos e saborosos, siga as etapas correspondentes na prevenção da ferrugem precoce do tomate.

  1. Plante apenas sementes e transplantes saudáveis e certificados e livres de doenças.
  2. Aplique cobertura morta para evitar respingos de chuva. A cobertura morta retém a umidade e evita que a água da chuva respingue no solo. Ele suprime ervas daninhas e reduz o consumo de água. Ele também mantém o fungo nas folhas afastados.
  3. Aplicar práticas de cultivo para enterrar todos os resíduos da planta.
  4. Determine quando e como regar a planta. Água no início do dia é o ideal. Evite regar no final da tarde ou à noite. Ao regar os tomates, tome cuidado para não espirrar muita água na planta, caso contrário, pode causar doenças transmitidas pelo solo. Melhor água de baixo em vez de de cima. Para evitar problemas de respingos, a irrigação por gotejamento é a solução ideal.
    A ferrugem precoce do tomate pode ser muito destrutiva
    A ferrugem precoce do tomate pode ser muito destrutiva, pois pode resultar na desfoliação total das plantas.
  5. Fertilize apropriadamente. Os tomates precisam de nutrientes equilibrados de nitrogênio, potássio e fósforo, caso contrário, eles são suscetíveis à requeima precoce e outras deficiências. Deve ser aplicado um regime de fertilização adequado.
  6. Evite aglomerar suas plantas para evitar danos às plantas. A circulação de ar é crucial para prevenir o fungo que causa a pinta preta.
  7. Limpe todos os detritos do jardim de outono e remova materiais vegetais infestados e ervas daninhas.
  8. Cultive variedades mais resistentes à pinta preta e outras doenças.
  9. Use fungicida no primeiro sinal de doença ou imediatamente após o florescimento.
  10. Se você estiver produzindo transplantes de tomate, sempre pratique boas condições de higiene durante todo o processo de transplante.

Se você é novo na jardinagem ou no cultivo de frutas e vegetais, será muito útil familiarizar-se com as técnicas e dispositivos de jardinagem. Procedimentos e ferramentas de jardinagem inovadores foram descobertos e projetados para ajudá-lo a cultivar vegetais e frutas em seu jardim. Por outro lado, para estimular o crescimento de tomates saudáveis e prevenir a pinta preta e outras doenças, fertilizantes modernos e outras técnicas de manejo de plantações estão agora disponíveis no mercado.

Artigos relacionados
  1. Como prevenir ervas daninhas em caminhos de pedra?
  2. Como prevenir ervas daninhas com vinagre natural não tóxico
  3. Como repelir formigas no jardim de ervas?
  4. Como proteger seu jardim dos animais?
  5. Como remover um ninho de vespa?
  6. Como definir armadilhas para ratos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail