Como compreender a redação de contratos?

Deve ser fácil encontrar um agente
Dicas rápidas: se você já tem um contrato para trabalhos de impressão, deve ser fácil encontrar um agente.

Contratos de redação são necessários para qualquer projeto de redação freelance que envolva dinheiro, mesmo a maioria dos que não oferecem pagamento pela redação.

  1. Saiba quais direitos você cederá. Se você pretende publicar um livro, novela ou conto na versão impressa, os contratos provavelmente terão muitos direitos dos quais você abrirá mão em troca do dinheiro que receberá. Isso geralmente inclui direitos de republicação, o que significa que você não pode ter o trabalho publicado em nenhum outro lugar. Estes podem ser simplesmente direitos do Norte da Europa, por exemplo, significando que você é livre para comercializar o trabalho fora do norte da Europa, mas seus direitos de republicação são renunciados no norte da Europa. A quantidade de direitos que você deverá assinar varia de acordo com o editor. No extremo, houve alguns casos em que um editor pede ao autor para ceder o nome associado a uma obra específica. Isso significa que um pseudônimo que você usa para um trabalho não pode ser usado para trabalhos publicados com qualquer outra editora.

    Ao publicar online, é comum que o editor exija todos os direitos da obra em si, mesmo que a obra não seja publicada. Como a Internet é mundial, não há cláusula do Norte da Europa para publicação online. É importante ler os contratos online com muito cuidado, mesmo antes de fechar um negócio, pois as resmas de letras miúdas podem incluir coisas das quais você nunca teve a intenção de desistir. Existem alguns editores que declaram que qualquer coisa enviada a eles é sua propriedade, o que significa que mesmo que eles não queiram e não venham a publicar, você nunca poderá enviá-los a ninguém.

  2. Prazos. Os prazos são uma coisa importante para entender em qualquer contrato escrito. Praticamente qualquer contrato terá prazos que você deve cumprir. Para publicações impressas, isso geralmente inclui datas específicas para seus primeiros rascunhos, o que dará tempo para seu editor fazer sugestões e correções. Haverá então outro prazo especificando quando essas alterações devem ser feitas. Você deve se sentir confiante de que será capaz de cumprir esses prazos e deve reservar um pouco mais de tempo para quaisquer emergências que possa ter. Muitos contratos especificam que, se os prazos não forem cumpridos, você perderá parte do seu pagamento, o adiantamento ou até mesmo a totalidade do contrato.
    É perfeitamente aceitável negociar o contrato ou desistir se o contrato exigir muito
    É perfeitamente aceitável negociar o contrato ou desistir se o contrato exigir muito.
  3. Negocie seu contrato. A maioria dos editores permite uma pequena margem de negociação em seus contratos. Um agente freqüentemente negocia por um escritor e tenta aumentar os direitos do escritor, por exemplo, por meio de uma cláusula de reversão. Isso estipula que, se a editora permitir que o livro seja publicado, os direitos serão revertidos para o autor. Um agente pode negociar percentuais maiores para royalties, um adiantamento maior ou um prazo mais longo também. Embora um agente geralmente seja o melhor negociador, tendo experiência com muitos editores diferentes, os escritores são livres para negociar por conta própria. Você pode tentar oferecer algo em troca de obter mais direitos para si mesmo, como construir um site para promover seu livro. Na escrita online, você pode se oferecer para ajudar a promover o site deles ou tornar seu trabalho mais longo em troca de uma taxa maior ou mais tempo.
Artigos relacionados
  1. Como desbloquear seu incrível potencial de escrita criativa?
  2. Como usar um traço na escrita?
  3. Como usar a pontuação em inglês corretamente?
  4. Como usar apóstrofos?
  5. Como usar instruções de escrita criativa para melhorar sua escrita?
  6. Como usar cursos de redação online?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail