Como usar um traço na escrita?

Comprei meu protetor solar de verão
Por exemplo: "Fui ao shopping esta tarde e comprei meu protetor solar de verão, óculos escuros e maiô de sempre.".

O travessão (-) é provavelmente uma das marcas de pontuação mais complicadas para usar na escrita. Traços são usados para fornecer uma pausa durante a leitura ou para enfatizar outro pensamento. Estudantes e escritores costumam usá-lo indevidamente no lugar de outras pontuações mais apropriadas, como a vírgula, os dois pontos e os parênteses, que têm funções semelhantes. Saber quando e como usar corretamente o painel pode ajudar a transmitir uma mensagem clara e precisa.

  1. Use o traço para denotar um pensamento entre parênteses. Os pensamentos entre parênteses são inserções no meio de frases, que muitas vezes esclarecem ou complementam o pensamento que os precede. Um travessão é freqüentemente usado para separar o pensamento entre parênteses da ideia principal que ele modifica. Por exemplo: "Eu saí hoje - um domingo perfeitamente claro e brilhante - para dar um passeio no parque com meu cachorro." A frase entre os dois travessões descreve o pensamento "hoje".
  2. Use o traço para indicar uma mudança repentina de pensamento. Palavras de transição como entretanto, entretanto, no entanto e, além disso, freqüentemente sinalizam uma mudança de pensamento em uma série de frases. Mas e se você quiser transmitir uma mudança abrupta de pensamento em uma frase? Em vez disso, use o travessão, como neste exemplo: "Era para ser o melhor aniversário da minha vida, o dia em que finalmente poderei realizar meu sonho de férias no exterior - ou assim pensei." A última frase nega rapidamente a frase que a precede, efetivamente facilitada por um travessão.
  3. Use o traço para enumerar. No lugar de dois pontos, você também pode usar um travessão para listar várias coisas. Por exemplo: "Fui ao shopping esta tarde e comprei meu protetor solar de verão, óculos escuros e maiô de sempre."
    Use o traço para denotar um pensamento entre parênteses
    Use o traço para denotar um pensamento entre parênteses.
  4. Use o traço para indicar uma pausa abrupta no diálogo. Ao escrever conversas, um travessão é frequentemente usado para encurtar a frase para fornecer suspense, como no exemplo a seguir: "'Mas mãe! Eu quero ir ao parque hoje. Você disse que me levaria para-', percebendo um jorro de sangue escorrendo pelo pescoço de sua mãe. "
  5. Use o traço para fazer a correção. Observe como na comunicação falada você tende a se corrigir no meio da frase. Na escrita, isso é facilitado por um travessão, geralmente para enfatizar uma observação. Por exemplo: "Suas habilidades de dança - ou a total falta delas - sempre o tornavam o alvo das piadas de seu amigo."
  6. Use o traço para enfatizar uma pausa. Às vezes, um travessão é usado para atingir o declínio de um tom climático, geralmente para enfatizar um ponto ou uma ação. Por exemplo: "Esperamos do lado de fora de sua casa o dia todo e a noite inteira - mas sem sucesso."

Assim como qualquer outra pontuação, use o travessão com moderação e apenas quando necessário. Conforme mencionado, os travessões indicam pausas abruptas na leitura, portanto, não salpique suas frases com eles, para não correr o risco de perder o pensamento que originalmente queria transmitir. Da mesma forma, aprenda a usar corretamente outras pontuações para saber quais usar em qualquer situação.

Artigos relacionados
  1. Como usar apóstrofos?
  2. Como usar vírgulas?
  3. Como usar aspas e pontuação?
  4. Como usar instruções de escrita criativa para melhorar sua escrita?
  5. Como usar cursos de redação online?
  6. Como usar os princípios principais da redação de ensaios de classificação?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail