Como Vender Seu Roteiro?

Não sei se essas coisas vão tornar sua tentativa de vender um roteiro mais fácil ou apenas menos difícil
Não sei se essas coisas vão tornar sua tentativa de vender um roteiro mais fácil ou apenas menos difícil.

"Se você acha que escrever um roteiro é difícil, tente vender um." Não tenho certeza se alguém famoso já disse isso, mas alguém deveria, porque é verdade. Vender um roteiro é difícil. Poucos alcançam o sonho. Mas se você tem esse sonho, por que não tentar fazê-lo funcionar? Embora eu não ache que haja regras rígidas e rápidas para vender roteiros (se houver, alguém, por favor, me avise...), há algumas coisas que você deve ter em mente ao iniciar o processo. Não sei se essas coisas vão tornar sua tentativa de vender um roteiro mais fácil ou apenas menos difícil.

  1. Conheça as probabilidades. Os roteiros chegam aos produtores aos milhares. Embora eu nunca queira desencorajar alguém de perseguir seu sonho de vender um roteiro, eu diria: mantenha essas probabilidades em mente. Não desista do seu trabalho diário e esteja pronto para uma maratona, não uma corrida. Obviamente, os filmes são feitos, então, obviamente, alguém, em algum lugar, está vendendo um roteiro. Saiba que há muitas pessoas tentando competir com você por uma vaga como o próximo "alguém".
  2. Conheça o sistema. Existem centenas (bem, dezenas) de livros por aí sobre como a indústria do entretenimento é horrível: cruel, desonesto, mate ou seja morto. Não tenho ideia se é realmente tão ruim, mas vou dizer, se você está prestes a entrar na arena da indústria do cinema, você deve saber algumas coisas.
    • Você deve saber que quase ninguém lerá seu roteiro a menos que seja submetido a eles por um agente e que a maioria dos agentes não aceitará novos "escritores não estabelecidos" a menos que alguém recomende o redator para eles. Os agentes que aceitam novos redatores costumam ser de empresas menores, com menos contatos e "ins" do setor (o que não quer dizer que não possam ajudá-lo).
    • Você deve saber que, se conseguir que alguém leia seu roteiro, seja um produtor, agente ou outro profissional da indústria, pode haver um longo caminho entre isso e a venda de seu roteiro. Você pode, na verdade, nunca mais ouvir falar dessa pessoa. Enviei um roteiro para um agente e foi precisamente um ano antes que eu tivesse notícias dele novamente. (Pensando bem, não deu em nada, então não tenho certeza de por que ele ligou de volta.) Ou seu roteiro pode estar sendo lido por alguém que não tem poder para comprar um roteiro.
    • Você também deve saber que a venda de um roteiro não é, de forma alguma, uma garantia de que seu roteiro será feito. Hollywood é conhecida pela recuperação, que é quando você vende algo e está prestes a ser feito e então, bam, não está mais sendo feito. Como eu disse antes, não desista de seu trabalho diário.
  3. Conhecer a "5 ps": O 5 Ps são: ser p rofissional, ser p ro-activo, p ersevere e ser p repared para p coceira. Há muita competição no mundo das vendas de roteiros, então se o seu roteiro não for feito profissionalmente e de qualidade profissional - em outras palavras, polido e o melhor que pode ser - então você está se colocando no fundo do pack.
    Um "bom" roteiro é algo subjetivo, mas se você não tiver certeza do que se qualifica como qualidade profissional, verifique com um amigo escritor que conheça, um consultor ou professor de roteiro para ter certeza.
    Você também precisa ser proativo. Talvez em algum momento na história do universo cinematográfico, alguém tenha uma empresa de cinema que veio até eles e perguntou "Por favor, deixe-nos comprar o seu roteiro!" Mas a maneira tradicional de vender um script é se esforçando. Quer isso signifique consultar todos os agentes e empresas de produção que puder ou entrar sorrateiramente em festas como fornecedor para distribuir roteiros com coquetel de camarão, você terá que decidir por si mesmo Mas certifique-se de continuar trabalhando em seu ofício e mantendo o marketing de si mesmo e de seu roteiro. Em outras palavras, ligue para eles porque eles não vão ligar para você.
    Você também precisa perseverar. Conheço muitos roteiristas, inclusive eu, que vêm tentando vender algum tipo de roteiro há mais de cinco ou sete anos. E ainda estamos nisso. Esta é, novamente, uma maratona. Se você tem o produto e trabalha para divulgá-lo, o que pode fazer a diferença é que você persiga seu objetivo naquele dia a mais. Você provavelmente vai querer desistir muitas vezes e muitas cartas de rejeição, mas você tem que ser a tartaruga nesta corrida - lenta, firme e com uma casca dura.
    Além disso, esteja preparado para lançar seu roteiro. O argumento de venda faz parte do processo de venda. Você conta a sua história para alguém, de forma concisa e entusiasta, tentando fazer a venda. Você deve conhecer sua história e como pode melhor descrevê-la para que Steven Spielberg caminhe amanhã, você pode apresentar a ele sua ideia. Acredite na sua ideia e certifique-se de que essa crença transparece no campo. Afinal, se você não se importa com sua história, por que mais alguém se importaria?
  4. Chame um agente, se possível. Se você tentou obter um agente para ajudá-lo a vender seu roteiro, você sabe que isso é uma façanha em si: você escreve as cartas interrogativas para os agentes que contratam escritores não estabelecidos. Você tenta evitar agentes ilegítimos que cobram por seus serviços (uma grande bandeira vermelha) e espera o melhor. Mas tentar conseguir um agente é marketing pessoal, e o marketing pessoal é definitivamente necessário se você deseja vender seu roteiro. Um bom agente pode ajudar a abrir portas, então dê ao processo de "averiguação do agente" uma verdadeira tentativa de faculdade.
    Enviei um roteiro para um agente
    Enviei um roteiro para um agente e foi precisamente um ano antes que eu tivesse notícias dele novamente.
  5. Comece curto. Outra forma de vender um roteiro é escrever um roteiro de curta-metragem. Eles serão mais baratos para os produtores emergentes comprarem e fabricarem. Elenco pequeno, orçamento pequeno, cenário limitado: é verdade, pode não ser o blockbuster que você imaginou, mas vender um roteiro curto pode ajudá-lo a divulgar seu nome.
  6. Ganhe um concurso. Tenho emoções confusas sobre concursos de roteiro. Alguns oferecem grandes prêmios como bolsas e mentores. Outros existem apenas para ver quantas pessoas eles podem ganhar sessenta dólares duas vezes por ano. Com a isenção de responsabilidade do "comprador cuidado" oferecida, direi que existem alguns concursos por aí que oferecem oportunidades de networking que podem ajudá-lo a vender um script. Enfatizo a palavra "alguns". Muitos concursos oferecem a você encontros com um agente de terceiro nível do qual nada acontecerá. Verifique Moviebytes para obter uma lista de concursos que vêm com as avaliações dos usuários. Isso pode ajudá-lo a ver quais concursos realmente ajudaram as pessoas a vender seus scripts.
  7. Use um serviço de postagem online. Não posso garantir pessoalmente os serviços de postagem online em que as pessoas listam seus roteiros para que os produtores os comprem, mas conheço pessoas que os usam. O mais popular é o Inktip. Acho que há uma taxa envolvida na publicação de uma breve sinopse do seu roteiro no site da empresa. Aparentemente, os produtores navegam no site e escolhem as ideias de que gostam. Você pode verificar o site e decidir por si mesmo se vale a pena ou não. A MovieBytes também oferece um serviço de postagem de informações de script para os vencedores do concurso.
  8. Use todos os meios necessários. A indústria cinematográfica pode muito bem ter uma placa em cada portão do estúdio dizendo "fechado para recém-chegados". Mas a verdade é que algumas pessoas entram - e nem sempre por qualquer um dos métodos que defendi acima - bem, exceto a parte "seja profissional, proativo e perseverante". As pessoas vendem roteiros de todas as formas bizarras. E a sorte parece ser sempre uma grande parte da equação. Então, se você tem alguma ideia estranha que acha que pode colocá-lo em contato com uma pessoa que pode vender seu roteiro para você, ou a quem você pode vendê-lo, bem, a menos que seja um crime, você provavelmente não tem nada a perder tentando isto.

Vender um roteiro pode parecer uma meta impossível de atingir. Para muitos, isso certamente provou. Mas se você seguir esse sonho com um roteiro de qualidade, trabalho duro, perseverança - e depois tiver um pouco de sorte ao longo do caminho - você pode ser a próxima pessoa a superar as adversidades e vender sua história.

Artigos relacionados
  1. Como patrocinar um concurso de redação?
  2. Como começar a escrever um romance?
  3. Dicas para escrever um comunicado à imprensa?
  4. Como enviar manuscritos para editores?
  5. Como ensinar poesia?
  6. Como compreender gêneros de livros infantis?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail