Como decidir se deve parar de trabalhar?

Ter um trabalho regular ou um contrato para pagamento de um trabalho futuro é vital para ganhar a vida
Ter um trabalho regular ou um contrato para pagamento de um trabalho futuro é vital para ganhar a vida como escritor.

Há muitas pessoas que sonham em desistir da rotina das nove às cinco e tentar a sorte escrevendo para ganhar a vida. Embora seja definitivamente possível ter uma boa vida como escritor, não é algo que se consegue da noite para o dia. A maioria dos escritores de sucesso começou escrevendo paralelamente enquanto fazia outra coisa para pagar as contas. Você acha que está pronto para mergulhar? As dicas a seguir podem ajudá-lo a decidir se agora é a hora certa para você.

  1. Você teve alguns sucessos como escritor. Parece óbvio, mas algumas pessoas ignoram esse ponto-chave. Se você nunca escreveu uma palavra ou se ainda não vendeu nenhum de seus trabalhos, provavelmente não é uma boa ideia desistir de seu trabalho diário. Embora muitas pessoas sonhem em ter uma carreira de escritor, é uma boa ideia manter uma fonte alternativa de renda até que você tenha alguns créditos de escritor em seu nome.
  • Você tem vários clientes fixos ou um contrato. Ter um trabalho regular ou um contrato para pagamento de um trabalho futuro é vital para ganhar a vida como escritor. A escrita não vem com nenhuma garantia. Você pode acabar vendendo vários artigos em um mês e nenhum no outro. Ter uma fonte estável de renda, como um cliente que oferece trabalho regular ou um emprego escrevendo uma coluna no jornal semanal, garante que você terá alguma renda, mesmo quando estiver tendo dificuldades para vender outro trabalho.
  • Você economizou dinheiro suficiente para cobrir as despesas de vários meses. Novamente, escrever geralmente não é uma coisa certa e ajuda a manter algum dinheiro na reserva para o caso de as coisas ficarem apertadas. Se você não tem economias, provavelmente deve manter um salário regular por mais um tempo.
    Um plano de negócios para garantir que sair do emprego para escrever seja financeiramente viável
    Dicas rápidas: crie um orçamento e um plano de negócios para garantir que sair do emprego para escrever seja financeiramente viável.
  • Você tem certeza de quanto precisa ganhar a cada mês e já elaborou um plano de negócios para sua redação. Parece uma aventura - dar o salto de sua carreira atual para a de um escritor em tempo integral. Lembre-se, entretanto, de que você ainda precisará pagar suas contas todos os meses. Crie um orçamento para si mesmo e certifique-se de levar em consideração itens como seguro saúde, se você não tiver um cônjuge ou parceiro para cobrir isso para você. Depois de ter uma ideia de suas despesas, é hora de criar um plano de negócios para descobrir como você vai ter certeza de que poderá pagar essas despesas a cada mês. Se você não consegue chegar a um plano para cobrir todas as suas despesas, provavelmente não está pronto para deixar seu trabalho diário.
  • Você fez um teste e tem uma compreensão clara de como é realmente ser um escritor. Mais uma vez, desistir das nove às cinco parece atraente por muitos motivos - nenhum chefe olhando por cima do seu ombro, nenhum colega interrompendo seu trabalho, não mais fazer coisas que não têm um significado real para você. A ideia de ser seu próprio patrão, decidindo quais horas você trabalha e escrevendo sobre assuntos de seu interesse parece a alternativa perfeita.

    Lembre-se de que existem algumas desvantagens em trabalhar como freelancer. Usar algum tempo de férias para sentir essas desvantagens pode ser a resposta perfeita. Uma ou duas semanas podem ajudá-lo a sentir coisas como se você será ou não capaz de se manter motivado sem um chefe a quem responder. Você pode decidir se a solidão da vida de escritor é certa para você. Seus colegas de trabalho podem não parecer tão irritantes depois de você passar uma ou duas semanas sem ninguém para conversar além do cachorro. Você pode ter dificuldade em obter atribuições na área em que esperava escrever ao começar. Em vez disso, você pode se deparar com tarefas como escrever cinquenta artigos curtos sobre os benefícios de enemas, paraísos fiscais ou outro tópico que você não ache fascinante. Outro problema é que, como a maioria dos freelancers trabalha em casa, os familiares e amigos nem sempre respeitam os horários de trabalho que os escritores estabelecem para si próprios. Eles presumem que, por estarem em casa, devem estar disponíveis para recados e reuniões. É fácil para os escritores se desviarem também, seja por uma novela favorita, pelo desejo de passar mais tempo com amigos e família ou uma miríade de outras coisas. Se depois de passar várias semanas vivendo a vida de um escritor freelance, você descobrir que ainda está pensando que é a coisa certa para você, convém pensar em fazer uma mudança de carreira.


  • A escrita freelance pode ser uma carreira gratificante para muitas pessoas. Para outros, no entanto, as restrições financeiras, a necessidade de um ambiente mais estruturado ou a necessidade de passar mais tempo com outras pessoas fazem com que seja melhor deixá-lo como um empreendimento de meio período ou hobby. A decisão de deixar seu trabalho diurno para seguir uma carreira de escritor freelance só deve ser tomada após um planejamento cuidadoso, pensando em todos os aspectos do trabalho e uma análise cuidadosa de suas necessidades financeiras.

Artigos relacionados
  1. Como determinar quais autores são pagos?
  2. Como desenvolver um protagonista?
  3. Como fazer o diário de recados?
  4. Como desenvolver um antagonista?
  5. Como fazer escrita cursiva?
  6. Como fazer redação técnica?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail