Como ensinar poesia?

Talvez você ame as obras modernas de poetas vivos
Talvez você ame as obras modernas de poetas vivos e respirando, mas deve ser forçado a ler os clássicos.

Quer você esteja ensinando crianças no jardim de infância ou em uma classe de aprimoramento para adultos, uma aula de poesia pode ser envolvente para todos se você levar algumas coisas em consideração primeiro.

  1. Examine suas atitudes em relação à poesia. Antes de ensinar poesia, você deve primeiro considerar seus próprios pensamentos e sentimentos sobre o assunto. Talvez você ame todas as coisas da poesia, então não pode fazer nada além de inspirar os alunos com seu entusiasmo. No entanto, a maioria das pessoas tem pelo menos alguns preconceitos contra a poesia ou noções preconcebidas sobre ela. Você pode preferir a poesia formal e rimada e ver o verso livre como um disparate. Talvez você ame as obras modernas de poetas vivos e respirando, mas deve ser forçado a ler os clássicos. Estar ciente dessas tendências impedirá que você influencie injustamente as opiniões de sua classe e pode ajudá-lo a buscar o equilíbrio na poesia que ensina.
Talvez você ame todas as coisas da poesia
Talvez você ame todas as coisas da poesia, então não pode fazer nada além de inspirar os alunos com seu entusiasmo.
  • Determine seus objetivos. Antes de planejar qualquer aula, você deve determinar seus objetivos. Isso é especialmente importante com a poesia, porque você pode fazer várias abordagens diferentes do assunto, cada uma exigindo uma preparação diferente.
    • Diversão - você pode simplesmente desejar que os alunos obtenham uma apreciação geral da poesia, para que você possa planejar suas aulas apreciando a poesia que lê. Divirta-se com o ritmo das palavras, procure imagens intrigantes e encontre poemas com mensagens e temas inspiradores.
    • Análise literária - Em muitas aulas, a poesia é estudada com o objetivo de dissecar seu significado. A ênfase está na identificação de técnicas literárias, como comparação e metáfora, e na avaliação de sua eficácia. Essa abordagem analítica às vezes pode impedir que os alunos apreciem a poesia, mas essa análise também é uma habilidade importante, portanto, encontrar um equilíbrio é fundamental.
    • Escrita criativa - O foco também pode ser levar os alunos a criar sua própria poesia. Os alunos experimentam uma variedade de formas de poesia como forma de se expressarem. No entanto, essa abordagem geralmente envolve a leitura de uma ampla variedade de poesias para se inspirar.
  • Aprenda a terminologia. Se você vai discutir poesia, precisa aprender a linguagem adequada. Você precisará conhecer as formas da poesia, do haicai ao soneto, e as técnicas que os poetas usam para construir seu trabalho. Se você não se sentir confortável com recursos e formas poéticas, procure um texto de referência literária.
  • Selecione os poemas. Encontrar os poemas certos para uma lição é como uma caça ao tesouro. Em algumas situações, você estará ensinando poesia a partir de um texto obrigatório, portanto, não terá muito a dizer sobre os poemas que usar. Se você tiver escolha, comece navegando pelas coleções de poesia da biblioteca e livraria. Pense em poemas que você estudou na escola ou leu para seu próprio prazer e escolha alguns de seus favoritos. Você também deve procurar poemas ilustrando técnicas que gostaria de destacar. Tente representar poetas de diferentes épocas, gêneros, nacionalidades e raças.
  • Pratique a leitura. Poesia deve ser lida em voz alta, portanto, leia cada poema várias vezes para ter uma ideia e para decidir como lê-lo da melhor forma. Que palavras você enfatizará e onde fará uma pausa? Se você não está confortável com suas habilidades de performance de poesia, procure arquivos de áudio de leitores profissionais ou mesmo de poetas lendo seus próprios poemas.
  • Com esses pontos em mente, você estará pronto para planejar uma aula de poesia de sucesso.

Artigos relacionados
  1. Dicas para escrever um comunicado à imprensa?
  2. Como compreender gêneros de livros infantis?
  3. Como entender a aldeia de William Shakespeare?
  4. Como compreender a análise crítica?
  5. Como entender a baleia branca no pau moby?
  6. Como compreender a redação de contratos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail