Como desenhar rostos?

Os olhos ficam em uma linha a meio caminho entre o topo
Os olhos ficam em uma linha a meio caminho entre o topo e a base da cabeça.

Os rostos ocupam um lugar especial na visão humana. O reconhecimento de rostos familiares realmente ocorre em uma parte diferente do cérebro do que reconhecer, digamos, pontos de referência ou letras do alfabeto. Do ponto de vista evolutivo, o reconhecimento facial pode ter evoluído antes de tarefas de visão menos pessoais. Conseqüentemente, desenhar faces apresenta dificuldades que desenhar outros objetos não.

A Abordagem Amadora

Visto que valorizamos tanto os rostos, inconscientemente concedemos a eles muitos "bens imóveis" na cabeça.

A Figura 1 mostra a tentativa de uma criança típica ou de um desenhista iniciante em um rosto humano. Começando com o formato de ovo padrão, a criança divide a cabeça em três partes e coloca o nariz no centro do rosto. Os olhos geralmente ficam em uma linha a um terço abaixo do topo da cabeça, e a boca em uma linha a um terço acima do queixo. Outro erro típico é superdimensionar os olhos. Desenhei um triângulo arredondado em torno dos recursos para mostrar quanto espaço o rosto ocupa neste desenho infantil.

Proporções realistas

O rosto não é tão grande quanto seu cérebro deseja
Lembre-se: o rosto não é tão grande quanto seu cérebro deseja, portanto, correto para o seu subconsciente.

A Figura 2 mostra as proporções reais das características para a cabeça típica. Os olhos ficam em uma linha a meio caminho entre o topo e a base da cabeça. O nariz fica a meio caminho entre os olhos e o queixo. A localização da boca é variável, mas geralmente de um terço a metade do caminho entre o nariz e o queixo. As orelhas ficam no nível das sobrancelhas na parte superior e a ponta do nariz na parte inferior. Aqui também delineei as características e você pode ver que o rosto é realmente uma parte muito pequena de toda a cabeça.

Desenhando a Cabeça:

A Figura 3 mostra o esboço de um rosto desenhado nessas proporções. A cabeça é ligeiramente inclinada e vista de cima, de modo que as linhas se inclinam e se telescopam de acordo.

  • Os rostos são geralmente iluminados de cima, caso em que os olhos, que são colocados em uma concavidade (em vez de pousar bem na superfície do rosto), ficam em uma sombra projetada pela crista da sobrancelha.
  • O lábio superior, que se projeta, é sombreado e mais escuro do que o lábio inferior, que captura a iluminação superior e geralmente mostra um destaque.
  • O lábio inferior projeta uma sombra no queixo diretamente abaixo dele.
  • Semelhança evasiva:

    Alcançar uma semelhança é uma questão de obter as proporções corretas e de capturar as pequenas diferenças que tornam o rosto das pessoas único. Estude seu modelo cuidadosamente. Pode ser sensato começar com fotos, já que elas podem "manter uma pose" indefinidamente. A ponte do nariz tem uma protuberância? As narinas são mais largas ou mais estreitas do que a maioria? Os olhos estão mais largos ou mais próximos? Definido mais profundamente no rosto? Tem pálpebras mais pesadas? Os planos do rosto são capturados por sombras, portanto, certifique-se de definir um modelo em uma pose em que a luz incida para defini-los.

    Leve um caderno de desenho com você e pegue esboços rápidos das pessoas ao seu redor. Tente ser discreto sobre isso - muitas pessoas não gostam de ser esboçadas. Pratique com fotos de jornais ou revistas. Lembre-se: o rosto não é tão grande quanto seu cérebro deseja, portanto, correto para o seu subconsciente.

Artigos relacionados
  1. Aprendendo acordes de guitarra: siga estas instruções básicas de guitarra
  2. Como aprender a dançar balé: movimentos, passos e técnica
  3. Como analisar um filme?
  4. Como dançar hula?
  5. Aprenda a dançar lenta: instruções para dançar lenta
  6. Como gravar a reprodução de uma faixa vocal em uma faixa 4?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail