Como superar um vício em comida?

Para um viciado em comida (como acontece com qualquer viciado)
Para um viciado em comida (como acontece com qualquer viciado), os alimentos desencadeadores trazem uma sensação muito desejada e gratificante no corpo.

Conselho de um ex-viciado em pizza

O que é aquele cheiro celestial flutuando pela rua? Talvez seja pizza, ou talvez donuts ou churrasco. Você não daria seu braço direito por um pouco daquela carne divinamente defumada? Você não penhoraria sua aliança de casamento por apenas uma fatia fina da torta de pizza? Quando tem uma pizza quente na sua frente, é difícil dizer não a mais uma fatia, mesmo depois de estar cheio a ponto de estourar pelas costuras. Acredite ou não, se isso lhe parece familiar, você pode ser viciado em comida.

Você não quer exacerbar nenhuma dessas ou outras condições durante sua recuperação do vício em comida
Você não quer exacerbar nenhuma dessas ou outras condições durante sua recuperação do vício em comida.

A noção de vício em comida costuma ser vista com incredulidade. A maioria considera "vício" uma palavra aplicável apenas a drogas graves, como álcool, nicotina e metanfetamina. Mas essa percepção da comida como sendo inofensiva torna o vício ainda mais fácil de diminuir e, conseqüentemente, ainda mais perigoso.

  1. Como funciona o vício. Os viciados em comida respondem aos alimentos da mesma forma que um alcoólatra responde à cerveja. O gosto, o cheiro, a visão e até mesmo a antecipação dele liberam dopamina no cérebro.
  2. As boas notícias? O hábito pode determinar quais alimentos desencadeiam a liberação de dopamina. A moderação desses alimentos do "prazer culpado" deve ser sua meta. Abandonar o vício por esses alimentos requer que você substitua seus velhos desejos por novos e saudáveis.
  3. Possíveis sinais de dependência alimentar.
    • Você come mesmo quando não está com fome. A visão de outras pessoas comendo, o cheiro de suas comidas favoritas, as sugestões de comer em filmes ou livros, ou o hábito de comer enquanto assiste TV, provam que é impossível resistir.
    • Você sabe que a comida faz mal, mas não consegue deixar de comê-la.
    • Seus hábitos alimentares levam a sentimentos de culpa.
    • Você fica obcecado com o seu peso. Sua consciência do problema leva ao desenvolvimento de transtornos alimentares como anorexia e bulimia.
    • Você come em segredo quando não há ninguém por perto. Você sente desconforto ao comer perto de outras pessoas que comem menos do que você.
    • O estresse e a tristeza levam você a consumir certos alimentos. Você olha para eles em busca de conforto.
  4. Consulte um médico de atenção primária. Consequências comuns do vício em alimentos de longo prazo são obesidade, distúrbios alimentares e diabetes. Você não quer exacerbar nenhuma dessas ou outras condições durante sua recuperação do vício em comida. Fale com o seu médico enquanto planeja o curso do seu tratamento.
  5. Conselheiro ou terapeuta. Esses profissionais podem definitivamente aumentar suas chances de recuperação também. Parte do seu vício em comida é de natureza psicológica. Você usou a comida como um remendo para encobrir questões emocionais mais profundas. Você não precisa enfrentar essas questões mais profundas sozinho.
  6. Identifique alimentos desencadeadores. Para algumas pessoas, são alimentos açucarados. Outros anseiam por macarrão e lanches carregados de carboidratos. Você pode encontrar viciados em queijo, chocólatras, viciados em gordura - os "alimentos desencadeadores" variam de pessoa para pessoa. Identificar seus alimentos desencadeadores é o primeiro passo para a recuperação (além de admitir um problema, é claro).
  7. Reduza lentamente a quantidade de alimentos desencadeadores. Dietas ultra-agressivas e métodos de peru frio geralmente falham espetacularmente, deixando o viciado em comida ainda mais deprimido e destrutivo em seus hábitos alimentares. Para ter sucesso, você deve adotar uma abordagem gradual. Quando você sentir que realmente precisa do alimento desencadeante, adicione uma pequena porção de frutas ou vegetais antes de se deliciar. Faça isso cada vez que comer o alimento ou alimentos desencadeadores, cada vez adicionando um pouco mais do alimento saudável e comendo um pouco menos do alimento desencadeador. Com o tempo, você não apenas associará o alimento saudável à resposta à dopamina do alimento desencadeante, mas, no final das contas, removerá o alimento desencadeante de sua dieta.
  8. Exercício. Para um viciado em comida (como acontece com qualquer viciado), os alimentos desencadeadores trazem uma sensação muito desejada e gratificante no corpo. Mas você pode não perceber que o exercício pode trazer altas semelhantes também! Isso torna o exercício duplamente útil para um viciado em comida. Não apenas pode ajudar a manter seu corpo em forma e saudável, mas também pode substituir a sensação que você sente falta dos alimentos desencadeadores. Inscrever-se em uma academia ajudará a mantê-lo motivado, pois você conhecerá outras pessoas que compartilham seus objetivos.
  9. Seu objetivo deve ser refeições menores, mais frequentes e balanceadas. Mais fácil falar do que fazer, certo? Mas com algum esforço, você definitivamente pode ter sucesso! À medida que você reduz o consumo alimentar de gatilho e substitui os picos alimentares por picos mais saudáveis (como os de exercícios), continue fornecendo a nutrição de que seu corpo precisa comendo pelo menos três refeições balanceadas por dia (ou mais, dependendo do seu regime de exercícios). O seu médico de cuidados primários ou um nutricionista podem fornecer conselhos dietéticos sólidos. Se você pertence a uma academia, um treinador também pode ajudá-lo a determinar como repor o que você perdeu com o exercício.

Com o compromisso de um progresso gradual e constante, você pode se libertar do vício em alimentos. Em breve, o cheiro de produtos frescos terá o mesmo fascínio de uma pizza pouco saudável!

Artigos relacionados
  1. Como escolher alimentos nutritivos?
  2. Como prevenir excessos?
  3. Como iniciar um plano de controle de peso?
  4. Como renovar sua dieta?
  5. Como livrar-se dessas libras?
  6. Como se manter motivado para perder peso?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail