Como escolher alimentos orgânicos saudáveis?

Procure produtos que incluam a palavra 100% orgânico ou orgânico certificado em seus rótulos
Procure produtos que incluam a palavra 100% orgânico ou orgânico certificado em seus rótulos.

Os alimentos orgânicos são cultivados e colhidos sem submetê-los a nenhum processo químico. Eles são isentos de inseticidas, pesticidas, toxinas e fertilizantes artificiais. Com mais e mais pessoas se conscientizando sobre o que consomem, a agricultura orgânica está sendo cada vez mais apoiada e favorecida em relação à agricultura comercial. Ainda é uma indústria pequena, de mão-de-obra intensiva e confinada principalmente a pequenas fazendas, portanto, os alimentos orgânicos têm um preço mais alto do que os produtos alimentares comerciais. Os produtores orgânicos também precisam seguir regulamentos rígidos para serem certificados e trabalhar mais para manter essa certificação. Eles também têm fontes governamentais limitadas, portanto, sua produção deve ter um preço um pouco mais alto do que produtos comerciais.

Comer alimentos orgânicos

Há mais benefícios em comer alimentos orgânicos. Eles não são produzidos em massa e podem amadurecer antes de serem colhidos e enviados localmente para que você possa comprar as frutas e vegetais mais frescos e ricos em nutrientes da estação. Eles são isentos de pesticidas e fertilizantes químicos que introduzem toxinas em humanos e animais. A compra de produtos orgânicos também ajudará os agricultores locais a permanecer no mercado e a produzir mais produtos orgânicos.

Eles podem ser feitos com ingredientes orgânicos
Eles podem ser feitos com ingredientes orgânicos, mas ainda contêm altos níveis de óleo, açúcar, gordura e sal.

Pode ser confuso olhar para todos os produtos rotulados como orgânicos nas seções de vegetais, frutas e carnes de uma mercearia. Aqui estão algumas dicas para orientá-lo na escolha dos alimentos orgânicos certos.

  1. Procure produtos que incluam a palavra 100% orgânico ou orgânico certificado em seus rótulos. Isso significa que os ingredientes usados são todos orgânicos. Alguns produtos pré-embalados também podem ser rotulados como orgânicos, o que significa que alguns dos ingredientes incluídos foram processados usando métodos orgânicos.
  2. A maioria dos supermercados tem uma seção separada para produtos orgânicos. Procure produtos produzidos localmente. Isso garante que sejam mais frescos e amadureçam naturalmente antes de serem colhidos e vendidos. Procure aqueles que não apresentam manchas e têm cores mais brilhantes.
  3. Tenha cuidado ao comprar maçãs, couve, alface, nectarina, pimentão, cenoura, tomate, aipo, cerejas, pêssegos, peras, morangos e uvas importadas. Esses produtos são altamente suscetíveis a pragas e têm os mais altos níveis de agrotóxicos, de acordo com o grupo de trabalho Ambiental.
  4. Você pode comprar com segurança cebolas, abacates, milho doce, abacaxi, manga, aspargos, mamão, melancia, brócolis, ervilha-doce, kiwi, batata-doce, berinjela e repolho. O Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) listou essas frutas e vegetais como aqueles com menor nível de resíduos de pesticidas com base em testes coletados pelo USDA e USFDA. Frutas e vegetais com casca grossa que você pode descascar podem não ser todos orgânicos, mas geralmente são mais seguros do que aqueles com pele fina. Você pode aprender mais sobre essas frutas e vegetais em Food news, um site mantido pela EWG.
  5. Procure frutas, verduras, carnes, aves e laticínios que contenham o selo USDA Orgânico, que garante que o produto é processado de 95% a 100% organicamente. Um produto que é pelo menos 95% orgânico também pode exibir o selo do USDA e rotulado como Orgânico.
  6. Alguns produtos podem ser feitos com cerca de 70% de ingredientes orgânicos, mas não terão o selo do USDA. Verifique a lista de ingredientes na embalagem. Outros contêm menos de 70% de ingredientes orgânicos. Certifique-se de ler os rótulos para verificar os ingredientes dos produtos embalados.
  7. Verifique a carne que está comprando e procure os rótulos que dizem "Natural", "Alimentado com grama", "Gama livre" e "Sem adição de hormônios".
  8. Compre frutas, vegetais e outros produtos orgânicos no mercado do fazendeiro semanal. Você pode ter certeza de que está obtendo os melhores e mais frescos produtos da estação desses mercados de fim de semana.
  9. Desconfie de lanches processados. Eles podem ser feitos com ingredientes orgânicos, mas ainda contêm altos níveis de óleo, açúcar, gordura e sal.

Para uma alimentação mais saudável e segura, os alimentos orgânicos são os melhores. O valor extra que você paga por eles oferece grandes dividendos a longo prazo. Você ajuda a proteger o meio ambiente e ajuda os agricultores orgânicos locais a produzir mais.

Artigos relacionados
  1. Como escolher um cardápio para o jantar de ensaio?
  2. Como escolher um estilo de vida vegetariano consciente?
  3. Como fazer tempero de semente de abóbora?
  4. Como fazer uma mistura de temperos desleixada?
  5. Como comprar o extrato de baunilha?
  6. Como fazer legumes assados que seus filhos vão comer?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail