Como entender os preços dos imóveis?

Enquanto o nível das taxas de juros tem um forte impacto sobre os preços dos imóveis
Enquanto o nível das taxas de juros tem um forte impacto sobre os preços dos imóveis, as mudanças na taxa de inflação têm uma forte influência sobre as taxas de juros.

Seguindo a tendência

Como determinar o próximo movimento de preço? Como determinar qual é o melhor momento para fazer um investimento? O que a maioria dos compradores faz é simplesmente observar a direção anterior dos preços. Ou seja, suas expectativas são principalmente afetadas pelo movimento anterior. Se os preços aumentarem, eles esperam que o crescimento continue, e vice-versa. Infelizmente, esse método não tem muito a ver com fatores importantes que determinam o preço. Depender apenas desse método pode resultar em experiências muito dolorosas, exatamente como vimos há não muito tempo. Fatores econômicos fundamentais Então, quais são esses fatores econômicos significativos que, no final das contas, formam o preço?

  • Crescimento econômico
  • Taxas de juros nominais (antes da inflação) e estrutura dos produtos hipotecários
  • Inflação
Vamos examinar esses fatores com mais detalhes.

Passo 1

Crescimento econômico

Uma economia sólida é muito importante para praticamente qualquer empresa, e o mercado imobiliário não é exceção. Uma explicação diz que a economia forte aumenta os preços dos imóveis garantindo ao comprador que a demanda por moradias continuará, sua propriedade ganhará valor e ele poderá repassá-la com lucro. De acordo com a revisão trimestral do BIS, 1% do aumento do PIB está relacionado a um aumento de 1% a 4% no preço da propriedade após 3 anos.

Passo 2

Taxas de juros nominais e estrutura dos produtos hipotecários

Para que os preços dos imóveis cresçam, em primeiro lugar você precisa de muitos compradores ansiosos. Embora hoje quase ninguém possa comprar um imóvel sem algum tipo de empréstimo imobiliário, há mais compradores ansiosos para comprar casas quando produtos hipotecários mais atraentes com taxas de juros nominais mais baixas estiverem disponíveis. De acordo com a mesma fonte, apenas uma diminuição de 1% nas taxas de juro nominais está associada a um aumento de 0,5% a 1% no preço da propriedade ao fim de 1 ano. Da mesma forma, os compradores parecem ser muito sensíveis até mesmo a um ligeiro aumento nas taxas de juros nominais, fazendo com que os preços dos imóveis se acomodem. Mas cuidado - nenhuma regra funciona estritamente. Por exemplo - uma crise de crédito é uma situação em que as taxas de juros oficiais se tornam menos importantes e o mercado de empréstimos é impulsionado por diferentes fatores. O mercado imobiliário também é afetado.

Etapa 3

Inflação

Mas você deve entender que existe um sistema geral de como os preços dos imóveis são criados no mercado
Mas você deve entender que existe um sistema geral de como os preços dos imóveis são criados no mercado.

Enquanto o nível das taxas de juros tem um forte impacto sobre os preços dos imóveis, as mudanças na taxa de inflação têm uma forte influência sobre as taxas de juros. A inflação alta tem impactos diferentes em países diferentes.

Nesses países, onde investir em propriedades é percebido como um equilíbrio da inflação, uma inflação mais alta de fato aumenta os preços das propriedades (a Alemanha seria um bom exemplo). Esses países são caracterizados por empréstimos com taxas de juros fixas sem retirada de capital. Pelo contrário, a inflação elevada tem um efeito negativo sobre os preços dos imóveis em países com taxas de juros flutuantes, como o Reino Unido, ou taxas de juros fixas com retirada de capital, por exemplo, a Europa.

Conclusão Cada regra tem uma exceção, e os números e valores mencionados não precisam se adequar à sua vizinhança. É trabalho de um corretor de imóveis saber as exceções e diferenças. Mas você deve entender que existe um sistema geral de como os preços dos imóveis são criados no mercado. Não caia na armadilha de uma atitude superficial. Pense em todos os aspectos do mercado.

A autora Elli Davis dá as boas-vindas a você para visitar seu site de imobiliárias.
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail