Cuidando de peixes dourados - tanques de aquário, filtros e alimentos

Os peixes dourados começam pequenos
Os peixes dourados começam pequenos, mas crescem até ficar bem grandes - até trinta centímetros de comprimento - se você cuidar bem deles.

Muitas pessoas pensam que os peixes dourados são excelentes animais de estimação para alguém que não quer investir muito em cuidados e não tem interesse em ter um animal de estimação por um longo período de tempo. Tanto a vida útil do seu peixinho dourado quanto o nível de apego formado entre vocês dois dependem de quanta atenção você dá e se você conhece ou não as maneiras adequadas de cuidar dele. Os peixes dourados não têm necessariamente vida curta. Na verdade, se cuidados adequadamente, eles podem viver por uma década ou até muito mais (relatou-se que um viveu por 43 anos!). Aprenda a cuidar de peixes dourados para garantir que os seus tenham uma vida longa e feliz.

  1. O tanque. Nenhum aquário! Mesmo que você mantenha apenas um peixinho dourado, um grande aquário é vital em seus esforços para proporcionar uma alta qualidade de vida. Muitas pessoas simplesmente compram um aquário, mas embora possa parecer uma casa esteticamente agradável do nosso ponto de vista, é muito ruim para manter os peixes dourados saudáveis. Eles não apenas podem facilmente superar um aquário, mas também precisam de seu oxigênio para entrar na água pela superfície. Portanto, uma grande área de superfície é essencial para a felicidade e a saúde do seu peixinho dourado. Uma tigela que se estreita perto do topo não fornecerá a mesma oxigenação que um tanque com sua grande área de superfície. Além disso, você teria que trocar a água em sua tigela todos os dias para fornecer um ambiente hospitaleiro e saudável.
  2. Tamanho. Os peixes dourados começam pequenos, mas crescem até ficar bem grandes - até trinta centímetros de comprimento - se você cuidar bem deles. Muitos criadores de primeira viagem compram um pequeno tanque ou tigela para abrigar seus peixinhos dourados, apenas para descobrir que precisam continuar comprando tanques de reposição cada vez maiores. É muito mais econômico para você comprar um tanque grande o suficiente no início. Uma regra geral é fornecer um aquário de 20 a 30 litros para seus peixes de estimação e adicionar pelo menos 10 galões a esse volume para cada peixinho dourado adicional que você adicionar. Eles crescem, excretam muitos resíduos e precisam de espaço para nadar para serem felizes, o que não deve ser nenhuma surpresa!
  3. A importância de um capuz. Goldfish são conhecidos por pularem de tanques de peixes descobertos. Comprar um capô para o seu tanque é uma maneira fácil de evitar essa calamidade, além de fornecer uma plataforma para iluminação.
  4. Claro. Opte por iluminação fluorescente em vez da variedade incandescente. Você economizará eletricidade e sua luz emitirá menos calor. Mantenha a iluminação acesa por cerca de 10 horas todos os dias.
  5. Chão de cascalho. O cascalho é a melhor escolha como piso de seus aquários de peixes dourados por vários motivos. Em primeiro lugar, não afetará o pH da água, como outras substâncias como o coral podem (mais sobre o pH abaixo). Em segundo lugar, o cascalho fornece uma excelente superfície na qual as boas bactérias podem crescer - bactérias que trabalham para quebrar os elementos residuais nocivos produzidos dentro do seu tanque.
  6. Água. Contanto que você verifique com sua loja de animais de estimação se a água da torneira é segura para uso em um tanque, você pode ficar com a água da torneira durante toda a vida do seu peixe dourado. A maior parte da água da torneira tem pH neutro (em uma escala de 0-14, geralmente é 7 ou um pouco mais alto). Os peixes dourados prosperam em níveis de pH neutro (especificamente, pH 7,2-7,6). Eles são peixes relativamente fortes em comparação com outros tipos, pois podem sobreviver em água cujo pH é inferior ao ideal, mas como seu pH ideal é tão simples de ser alcançado, você não precisa se preocupar com isso. Nos primeiros meses de um tanque, antes que a ecologia dentro de seu tanque se estabeleça, você deve verificar frequentemente o pH da água usando um kit de teste, garantindo que o pH não aumente nem caia substancialmente. Se o pH da sua água mudar de forma indesejável (muitas vezes o pH da água ficará gradualmente mais ácido),você pode comprar buffers em sua loja de animais local para combater o problema.
  7. Adicionando e trocando a água. Deixe a torneira aberta por cerca de um minuto antes de coletá-la em um recipiente. Deixe a água da torneira descansar por um dia inteiro antes de adicioná-la a um tanque; esse período intermediário ajuda a remover o cloro da água e também garante que ela atinja a mesma temperatura da água do tanque. A amônia e outros produtos residuais se acumulam rapidamente dentro de um aquário, então você precisa ter certeza de ter filtros de tanque para manter a manutenção geral do aquário.

    Seu sistema de filtragem deve ajudar a manter a qualidade da água muito boa na maior parte, mas você também deve realizar uma troca parcial de água a cada uma ou duas semanas. Para fazer isso, use um sifão e tente sugar os resíduos e o material nojento que se acumulam no cascalho (sem realmente sugar o cascalho do tanque). No processo, tente sugar cerca de um quarto da água e, em seguida, substitua pela água da torneira preparada descrita na etapa anterior.

  8. Filtro. Os peixes dourados produzem muitos resíduos, e os resíduos (junto com alimentos não comidos e plantas em decomposição) levam ao aumento dos níveis de amônia em seu tanque. A amônia é tóxica para o peixe dourado e deve ser mantida no nível mais baixo possível. Para fazer isso, você precisa incentivar o desenvolvimento de bactérias boas dentro do seu tanque e investir em um sistema de filtragem suficiente. Se você usar os melhores sistemas de filtragem, fará os dois ao mesmo tempo. Os filtros também devem ser mantidos e os elementos filtrantes devem ser substituídos regularmente, a fim de fornecer gerenciamento contínuo de resíduos em seu tanque, portanto, certifique-se de seguir as instruções de manutenção. Tente substituir os elementos filtrantes de forma escalonada, em vez de todos de uma vez, para tornar as transições o mais suaves possível para o seu peixinho dourado em um aquário. Os filtros devem ser trocados cerca de uma vez por mês. Use o mesmo kit de teste mencionado anteriormente para verificar os níveis de amônia e nitrito em seu tanque.
    Uma tigela que se estreita perto do topo não fornecerá a mesma oxigenação que um tanque com sua grande área
    Uma tigela que se estreita perto do topo não fornecerá a mesma oxigenação que um tanque com sua grande área de superfície.
  9. Então, que tipo de filtro é adequado para o seu tanque? Existem três tipos gerais de filtro: químico, mecânico e biológico. E para complicar, você também tem a opção de filtros internos ou externos.
    • Filtração biológica. Qualquer lugar onde cresçam boas bactérias pode se tornar um filtro biológico em seu tanque. O que queremos dizer com bactérias boas? Especificamente, nitrosomonas e nitrobacter. Nitrosomonas transforma a amônia tóxica em nitrito, que é um pouco menos tóxico. Se o processo terminasse aí, a filtração biológica não ajudaria muito, mas felizmente temos o nitrobacter para converter o nitrito em nitrato atóxico.
    • Filtros químicos (como carvão ativado) são colocados dentro de sistemas de filtração para remover amônia e outras toxinas da água.
    • Filtros mecânicos são filtros de sucção poderosos que removem fisicamente os resíduos, o excesso de comida e outros materiais que causam o desenvolvimento de toxinas. Filtros mecânicos basicamente cuidam do cocô prodigioso que esses lindos peixinhos dourados são capazes de excretar.

    Para um aquário pequeno (20 galões) e apenas um peixinho dourado, você pode usar um filtro de fundo que promove a filtragem biológica através do cascalho. O sistema de substrato aumenta a oxigenação através de seu leito de cascalho, permitindo que bactérias boas floresçam ali. O único problema com os filtros de fundo é que, enquanto as bactérias boas prosperam, o material residual simplesmente se acumula no fundo do tanque, transformando-se em lodo.

    Por causa do acúmulo de resíduos e da relativa dificuldade de configurar um filtro de fundo, recomendo o uso de um filtro piggyback para tanques menores. É relativamente pequeno, fica pendurado na lateral do tanque, funciona silenciosamente e pode fornecer todos os três métodos de filtração - químico, biológico e mecânico - em um pacote compacto.

    Quanto maior o tanque e o número de peixes dourados, mais poderoso deve ser o filtro externo. Filtros canister, um primo mais poderoso do piggyback, também contêm todos os três tipos acima mencionados e funcionarão perfeitamente para aquários maiores com um ou vários peixinhos dourados.

  10. Comida de peixe. A dieta natural do peixe dourado inclui carne e vegetais. Como um novo proprietário orgulhoso, é melhor manter os alimentos embalados para peixes dourados, em vez de tentar criar uma dieta para eles do zero. Alimente seus peixes pequenas quantidades várias vezes ao dia. Se eles não conseguirem comer a grande maioria em 5 minutos, a refeição estava muito grande.

    Fale com a loja de animais sobre pequenas guloseimas suplementares para fornecer ocasionalmente. Essas guloseimas podem incluir pequenos vermes, ervilhas, um pouco de alface ou larvas de inseto. Lembre-se de fornecer apenas uma pequena quantidade desses alimentos como guloseima em ocasiões especiais. Atenha-se principalmente aos alimentos que vêm na embalagem. Lembre-se de não superalimentar um peixinho dourado, pois o alimento não consumido no fundo do tanque se torna um produtor de amônia tóxica.

    Os peixes dourados que comem comida seca às vezes desenvolvem dores digestivas; você deve pensar em embeber o alimento seco antes de dá-lo aos peixes, especialmente se perceber que ele está comendo vorazmente na superfície e se tornando menos ativo ou ágil na água.

  11. Airstones? Pedras no ar são uma maneira barata de tornar seu aquário mais interessante, e é verdade que muitos peixes gostam de nadar em seus rios de bolhas. Mas, além de nossa diversão mútua, as pedras no ar também ajudam a aumentar as correntes de água que fluem para a superfície, o que promove a oxigenação da água e ajuda a escapar de elementos indesejados. Eu recomendo que você compre um para o seu tanque!
  12. Decorações? Seu peixinho dourado não terá tanto prazer com a estética quanto você, mas certamente apreciará lugares para se esconder. Todos os peixes têm a capacidade de se retirar para trás de algo de vez em quando, seja uma pedra, um castelo ou uma planta. Certifique-se de que as decorações fornecidas não tenham saliências irregulares que possam danificá-lo.
  13. Uma palavra sobre plantas. As plantas vivas são uma opção atraente para os aquaristas, porque não só fornecem abrigo natural, mas também desempenham um papel na redução dos níveis de nitrogênio na água (nitrogênio mais baixo significa menos amônia). Mas eles só funcionam positivamente quando são saudáveis e prósperos; uma planta aquática insalubre e murcha, na verdade, contribui para a toxicidade da água em seu tanque. Ao adicionar plantas, considere as condições em que essas plantas prosperam na natureza. São as mesmas condições em que os peixes dourados se desenvolvem? Caso contrário, não os adicione ao seu tanque, pois eles morrerão. Lembre-se também de que os peixes dourados são notoriamente vorazes quando se trata de plantas vivas; você pode descobrir que todas as plantas que adicionar a um tanque serão devoradas em pouco tempo.
  14. Os peixes dourados se dão bem com outros peixes? Eles geralmente se dão muito bem com outros peixinhos dourados, fazendo-lhes companhia, desde que o tanque seja devidamente grande. Ele também pode se sair bem sozinho, mas pode nadar mais ao redor do tanque quando houver outros peixes presentes, um sinal natural de que sua vida é mais estimulante. Se você adicionar mais peixes ao seu tanque, eles devem ser outros peixes dourados; peixes tropicais de água doce geralmente requerem diferentes temperaturas e pH da água para prosperar. Além do mais, alguns peixes dourados são bastante introvertidos, enquanto outros levam uma vida mais ativa. Leia sobre as tendências sociais de diferentes raças antes de adicionar peixes ao seu aquário. E, por último, nunca adicione outro peixinho dourado, a menos que haja espaço suficiente. Não apenas seu conforto está em jogo, mas muitos peixes em um ambiente muito pequeno tornam-se um sério risco à saúde.

Esta informação deve ajudar você e seu animal de estimação a iniciar sua amizade amorosa! Os peixes dourados desafiam nossa infeliz caracterização errônea dos peixes como animais de estimação sem amor e pouco recompensadores. Eles o reconhecem e prezam sua atenção. Trate-os bem e cuide bem deles, e você poderá desfrutar de sua beleza e companhia amigável por anos!

Artigos relacionados
  1. Como comprar decorações para aquários?
  2. Como iniciar um lago de carpas?
  3. Como cuidar do peixe Betta: comida de peixe Betta?
  4. Como configurar um aquário de água doce?
  5. Como comprar peixes de água doce?
  6. Como tratar a água do aquário?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail