Como configurar um aquário de água doce?

Verifique com um recurso confiável quanto à compatibilidade dos peixes que você está planejando colocar
Verifique com um recurso confiável quanto à compatibilidade dos peixes que você está planejando colocar em seu aquário.

Um lindo aquário de água doce pode adicionar cor e vida à sua casa ou escritório. Criação de um aquário não é difícil, mas não são decisões a serem tomadas. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para iniciar seu próprio aquário.

  1. Antes de comprar qualquer coisa, pergunte a si mesmo algumas perguntas preliminares. Qual é o seu orçamento? Você tem o espaço necessário para o aquário? Observe que um galão de água pesa cerca de 8,15 kg - isso pode ser uma consideração se você estiver planejando colocar o aquário em um andar superior. Você manterá apenas peixes ou planeja cultivar plantas aquáticas também? Suas respostas a essas perguntas determinarão o tipo e o tamanho do aquário que você poderá usar.
  2. Pesquise em livros, na Internet e visite a loja de aquários local. Anote os peixes que você pode querer manter. Verifique com um recurso confiável quanto à compatibilidade dos peixes que você está planejando colocar em seu aquário. Alguns peixes têm necessidades de água muito específicas, enquanto outros são incompatíveis com certas espécies. Por exemplo, os peixes dourados são espécies de água fria e geralmente não podem ser mantidos no mesmo tanque que os peixes tropicais, que geralmente requerem água com temperatura de 78-82 graus Fahrenheit. Lembre-se, você ainda não comprou nada! O sucesso do seu peixe depende da sua consideração cuidadosa antes da compra.
  3. Em seguida, você precisará decidir sobre a configuração do seu aquário. Isso será determinado por fatores como a quantidade de espaço disponível em sua casa e o número e tamanho dos peixes que você planeja manter. Embora possa parecer sensato começar com um tanque relativamente pequeno (10 galões ou menor), há muitas vantagens em um tanque maior para o iniciante. Um volume maior de água perdoa mais os erros comuns de iniciantes; por exemplo, se uma toxina entrar na água, será mais diluída em um tanque maior e provavelmente causará menos danos do que a mesma quantidade de toxina em um tanque menor. Além disso, a estabilidade é mais fácil de manter em um grande volume de água. Um tanque maior também permitirá uma maior quantidade de peixes. Muitos iniciantes começam com tanques entre 20-30 galões. Em qualquer caso, certifique-se de que dispõe do espaço necessário para o seu tanque. Você precisará fazer algum espaço ao redor do tanque para manutenção.
  4. Neste ponto, você também precisará escolher um sistema de filtro, iluminação, decoração, aquecedor (para peixes tropicais) e outros acessórios. Pesquise cuidadosamente suas opções. Muitos sistemas de aquário estão disponíveis em um kit completo; eles oferecem personalização limitada, mas geralmente custam menos do que comprar os componentes individuais separadamente. Existem três tipos principais de filtração: mecânica, biológica e química. A maioria dos filtros oferece mais de um desses tipos. Quanto à iluminação, as lâmpadas fluorescentes custam menos para operar e funcionam mais frias, portanto, é menos provável que aumentem inadvertidamente a temperatura da água em seu tanque. Algumas plantas vivas requerem iluminação específica, portanto, certifique-se de estar ciente desses critérios ao escolher sua iluminação. A decoração do aquário pode ser divertida e colorida, mas também tem um propósito, pois alguns peixes se sentem mais seguros quando têm plantas ou estruturas para se esconder. Ao comprar um aquecedor, certifique-se de que ele tem energia adequada para o tamanho do seu aquário. Outros acessórios que você pode precisar incluem um termômetro, redes, condicionador de água, cascalho / areia, aspirador de cascalho e vários baldes para mudanças de água.
  5. Depois de definir a configuração desejada, é hora de comprar tudo e colocá-lo em sua casa. Um suporte de aquário é um acessório muito importante. Embora você possa usar uma mesa, criado-mudo ou qualquer outra coisa que já tenha, um suporte para aquário é recomendado, pois é projetado para gerenciar o peso do seu tanque de maneira uniforme, o que evita danos ao tanque.
    Alguns peixes precisam conviver com outros peixes da mesma espécie
    Alguns peixes precisam conviver com outros peixes da mesma espécie, enquanto outros são exatamente o oposto.
  6. Agora é hora de fazer paisagismo. Coloque o cascalho e a areia no fundo, junto com as decorações e as plantas de plástico. Encha o tanque com água tratada da torneira. Para evitar perturbar o layout do cascalho ou areia, você pode colocar um pires no fundo do tanque e despejar a água no pires lentamente. Você também desejará instalar o termômetro e o aquecedor neste momento. Não adicione peixes ainda!
  7. É melhor configurar o filtro e o aquecedor e deixá-los funcionando por pelo menos algumas horas para garantir a confiabilidade.
  8. Em seguida, você precisará estabelecer seu filtro biológico. Um aquário é um ecossistema no qual as substâncias fazem um ciclo. Nesse caso, os resíduos de peixes causam amônia. O acúmulo de amônia é mortal para os peixes, por isso a sobrevivência do aquário se baseia na presença de microrganismos que consomem amônia e a transformam em nitritos. Para a próxima etapa do ciclo, outras bactérias consomem o nitrito e o transformam em nitratos, que são muito menos prejudiciais à saúde dos peixes.

    Um aquário novo não tem nenhuma dessas bactérias benéficas, então elas devem ser cultivadas em uma quantidade suficiente para suportar a vida que você manterá no aquário. Isso pode ser feito de várias maneiras. Vários produtos estão disponíveis que contêm culturas de bactérias vivas que você coloca em seu tanque. Como alternativa, você pode iniciar o ciclo do nitrogênio colocando uma fonte de amônia (um peixe que criará amônia ou amônia química real) no tanque e permitindo que as bactérias se reproduzam. Este processo pode levar várias semanas ou meses, mas é crucial para a viabilidade a longo prazo do seu aquário e não pode ser ignorado. Se você não tiver paciência, muitas pessoas tiveram grande sucesso com os produtos iniciais de bactérias. Para obter informações mais detalhadas sobre este tópico, consulte um livro ou faça uma pesquisa na web (pesquise por "ciclo do nitrogênio do aquário" ou "ciclo sem peixes").

  9. Após o ciclo do tanque, adicione os peixes lentamente e em quantidades adequadas. Alguns peixes precisam conviver com outros peixes da mesma espécie, enquanto outros são exatamente o oposto. Não estocar demais o tanque, pois isso pode causar o colapso do ciclo.

Comunidade aquática de sucesso

Um planejamento sábio é a chave para iniciar uma comunidade aquática de sucesso. Assim que estiver funcionando, você poderá aproveitar os frutos do seu trabalho. Porém, tenha cuidado - o hobby do aquário é altamente viciante, e logo você poderá começar a pensar no seu próximo aquário.

Artigos relacionados
  1. Como cuidar de um peixe-palhaço?
  2. Como criar um peixe Betta macho?
  3. Como cuidar de peixes?
  4. Como tratar a doença da bexiga nadadora em peixes dourados?
  5. Como comprar peixes de água doce?
  6. Como tratar a água do aquário?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail