Como compreender a classificação de gemas?

Uma pedra altamente desejável ainda pode ter um alto valor
Mesmo com a raridade sendo um fator, uma pedra altamente desejável ainda pode ter um alto valor, independentemente da raridade das características.

A compra e a posse de pedras preciosas podem ser intimidantes para o consumidor médio. Para ajudar o consumidor, as gemas são classificadas com base em suas características usando os "quatro Cs". Essas notas classificam as joias com base na raridade de suas características, não necessariamente na qualidade. É importante notar que esses graus são projetados para identificar as características das pedras e a qualidade ainda é baseada na preferência do comprador.

Pedra altamente desejável

Freqüentemente, a raridade é o que determina o valor de uma gema, pois quanto mais "única" for a pedra, maior será o prêmio. No entanto, a raridade não é tudo, o valor final de todas as gemas. Mesmo com a raridade sendo um fator, uma pedra altamente desejável ainda pode ter um alto valor, independentemente da raridade das características. Um bom exemplo seria diamantes e anéis de noivado; um corte moderno ou popular pode não ser necessariamente raro, mas ainda exigirá um prêmio de custo devido à demanda por aquela pedra em particular.

O valor final de todas as gemas
No entanto, a raridade não é tudo, o valor final de todas as gemas.

As quatro áreas classificadas são cor, clareza, corte e quilate.

  1. A cor é subdividida em três subcategorias que definem ainda mais a cor.
  • Matiz - Qual é a cor "simples" da gema (verde, azul, vermelho, laranja, etc.)?
  • Saturação - Qual a profundidade da cor? É profundo ou um pastel claro?
  • Tom - a cor é clara ou escura dentro da faixa de cor específica (azul escuro vs. azul claro)?

Com relação ao efeito da cor no valor de uma pedra, ele é realmente crítico apenas em gemas raras ou de alto valor. Uma esmeralda com uma cor verde perfeita valerá mais do que uma ligeiramente desbotada ou com um tom de azul. Em uma gema de valor moderado ou inferior, a cor é mais uma questão de preferência pessoal.

  • Clareza é a ferramenta de avaliação para determinar o número de inclusões na pedra. Uma inclusão é qualquer coisa na gema que impeça a passagem limpa da luz pela pedra. Algumas inclusões podem ser visíveis a olho nu, mas ter uma gema sem inclusões que você não pode ver não significa que ela esteja livre de inclusões. Na verdade, encontrar uma pedra sem inclusões é muito raro. A maioria dos gemologistas verá uma pedra com uma lupa de 10x para determinar se há alguma inclusão. Embora não haja inclusões visíveis geralmente seja preferível, é importante observar se há rachaduras e lascas na pedra que podem afetar sua durabilidade.
  • Cortado, o terceiro "C", é o produto final e a aparência da pedra depois de moldada e cortada. Uma nota mais alta será dada ao corte com base na aparência da pedra, incluindo quão vibrante é e quão bem o corte reflete a luz. Para a maioria dos consumidores, o corte é uma questão de preferência e é comumente discutido em anéis de noivado.
  • Carat é o último critério de classificação usado em gemas. Simplificando, o quilate é o tamanho da pedra. Do ponto de vista do valor, gemas maiores vão valer mais do que uma pedra menor se ela tiver o mesmo corte, clareza e cor. Muitos joalheiros determinam o preço de uma pedra com base no custo por quilate.

  • Embora agora você tenha um conhecimento básico dos quatro Cs que são usados na classificação de gemas, o fator final é o quão satisfeito você está com sua gema. Lembre-se de que a preferência pessoal é o que determina a qualidade; a classificação e a avaliação simplesmente determinam a raridade.

Artigos relacionados
  1. Como compreender os esquemas de fraude de investimento?
  2. Como compreender a lavagem de dinheiro?
  3. Como compreender os princípios de investimento de dinheiro de Warren Buffett?
  4. Como entender os fundos de investimento privado?
  5. Como compreender a anuidade variável?
  6. Como usar uma plataforma de negociação?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail