Como resolver problemas de dinheiro?

O aconselhamento sobre dívidas está disponível em várias fontes para casais que enfrentam problemas
Dicas rápidas: O aconselhamento sobre dívidas está disponível em várias fontes para casais que enfrentam problemas financeiros.

Muitos especialistas em relacionamento classificam as questões financeiras perdendo apenas para a infidelidade como a causa raiz de conflitos conjugais ou dissolução. Na verdade, a maneira como um casal lida com problemas de dinheiro pode ser um teste decisivo em tempo real para suas linhas de comunicação. Poucas pessoas gostam de discutir suas finanças, seja por medo do fracasso ou por um senso de orgulho excessivamente desenvolvido. É exatamente por isso que alguns casais vivem muito além de suas posses, presos a um esforço desesperado para manter as aparências ou um estilo de vida idealizado. A síndrome de 'acompanhar os vizinhos' é um fenômeno real e pode ser uma armadilha financeira séria para casais que estão entrando em uma fase mais confortável de suas vidas financeiras.

Raramente abordado de forma satisfatória

Aqui estão algumas dicas para resolver problemas de dinheiro antes que tenham a chance de sobrecarregar
Aqui estão algumas dicas para resolver problemas de dinheiro antes que tenham a chance de sobrecarregar o casamento.

Embora muitas discussões entre marido e mulher pareçam estar relacionadas com dinheiro, muitas vezes as verdadeiras questões raramente são abordadas de forma satisfatória. Aqui estão algumas dicas para resolver problemas de dinheiro antes que tenham a chance de sobrecarregar o casamento.

  1. A solução para quase todos os problemas de dinheiro é mais dinheiro. Isso pode parecer simplificado, mas muitos casais perdem a perspectiva quando são pegos em uma discussão acalorada sobre contas. Se uma despesa inesperada surgir ou uma conta de rotina explodir repentinamente, alguns casais podem começar a jogar o jogo da culpa. Foi a negligência da outra pessoa que criou essa despesa, ou foram os hábitos de desperdício da outra pessoa que causaram o aumento. Na realidade, a solução para uma despesa repentina é gerar renda extra suficiente para cobri-la. Jogar o jogo da culpa pode fazer um parceiro se sentir melhor temporariamente, mas a única solução viável é encontrar o dinheiro extra e pagar a conta.
  2. Designe um diretor financeiro do casamento ou contrate ajuda externa. A maioria dos casais designa uma pessoa como o detentor exaltado do talão de cheques, mas com o passar dos anos esse arranjo pode parecer um tiro pela culatra. A maioria das pessoas deseja se ver como financeiramente responsável, mas, na verdade, todos nós estamos propensos a ganhar alguns centavos até a morte. A má administração do talão de cheques da família não deve levar a um acalorado debate sobre qual parceiro é o mais responsável fiscalmente. Em vez disso, os casais podem concordar em trocar a guarda de vez em quando. Se as finanças domésticas e as despesas externas se tornarem muito difíceis, evite as recriminações raivosas e contrate um contador pessoal.
  3. Crie contas independentes para ambas as partes. Os maridos que fornecem grande parte da renda familiar são especialmente propensos a sentimentos de ressentimento pelo acesso ao dinheiro. Não há uma conta chamada ' nosso dinheiro' e uma conta informal chamado ' seu dinheiro', mas não parece ser uma conta chamada ' seu suado dinheiro.' Pode ser mais fácil para os dois lados se pequenas contas separadas forem abertas estritamente para gastos pessoais, não para despesas comunais. Uma conta eletrônica do tipo PayPal pode ser aberta para compras online ou participação em leilões, por exemplo. Experimentar alguma independência financeira pode aliviar a tensão sobre quem gastou o dinheiro em uma conta conjunta.
  4. Discuta e cumpra uma política unificada de empréstimos familiares. Alguns casais, especialmente aqueles que estão apenas começando a vida juntos, encontram-se em sérias dificuldades financeiras. Mesmo que eles ajustem seu orçamento familiar e concordar em viver frugalmente, simplesmente não haverá dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações. A única opção parece ser pedir um empréstimo ou um presente aos familiares. Alguns podem ver isso como um passo positivo, enquanto outros podem se sentir claramente desconfortáveis com as perspectivas ou ramificações. É importante que os cônjuges percebam a diferença entre a própria família e os parentes por afinidade. Uma família pode se sentir confortável em emprestar dinheiro a parentes, enquanto a outra pode achar que não é uma boa política. É importante discutir os dois pontos de vista sobre os empréstimos à família e chegar a um acordo antes que seja necessário.
  5. Procure aconselhamento para questões pessoais envolvendo dinheiro. Muitas discussões entre maridos e esposas sobre problemas de dinheiro, na verdade, têm pouco a ver com os problemas em questão. Muitas pessoas têm problemas emocionais profundamente arraigados no que diz respeito ao dinheiro, e esses problemas costumam surgir durante as discussões. Um marido pode ter sido criado em um ambiente de renda mais baixa do que a esposa, por exemplo. Como um adulto, ele ainda pode sentir a necessidade de economizar dinheiro sempre que possível. Outra pessoa pode ter crescido em um ambiente mais privilegiado, então o dinheiro pode representar poder ou controle sobre os outros. Essas são questões que precisam ser resolvidas por meio de aconselhamento antes que se tornem barreiras entre os cônjuges que tentam resolver os problemas atuais de dinheiro.

Ambos os cônjuges precisam entender que o sucesso financeiro é apenas um pequeno elemento de seu relacionamento conjugal. As pessoas ficam ricas e destituídas todos os dias, mas ninguém deve se definir estritamente por meio da riqueza pessoal. Quando os problemas de dinheiro ameaçam sobrecarregar o casamento, tire um dia de folga para lembrar os primeiros dias, quando você não tinha dinheiro, mas ainda acreditava um no outro.

Artigos relacionados
  1. Como economizar dinheiro para a faculdade?
  2. Como economizar dinheiro extra?
  3. Como parar o comportamento de busca de atenção?
  4. Como dizer adeus?
  5. Como definir um orçamento familiar?
  6. Como parar de ser um facilitador?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail