Como iniciar seu próprio grupo de educação domiciliar?

Se a sua comunidade for um grupo de ensino doméstico baseado na fé
Se a sua comunidade for um grupo de ensino doméstico baseado na fé, peça ao seu poder superior orientação divina para controlar.

10+ elementos básicos

A educação das crianças em casa, ou ensino doméstico, está se tornando cada vez mais popular. Quando meu marido e eu tomamos a decisão de educar nossos filhos em casa em 1993, provavelmente havia apenas um décimo do número de famílias que estudavam em casa. Na verdade, quando fui hospitalizada com o nascimento de nosso quarto filho, as enfermeiras ficaram espiando em meu quarto, dizendo que precisavam ver como era uma mãe que estudava em casa.

Se você deseja iniciar uma comunidade de educação domiciliar
Se você deseja iniciar uma comunidade de educação domiciliar, existem algumas considerações e etapas básicas a serem seguidas.

Quando decidimos estudar em casa, também sentimos que precisávamos de uma rede de apoio. Não estávamos procurando tanto por pessoas com interesses semelhantes, mas sim uma dinâmica de grupo saudável para que nossos filhos explorassem as relações sociais e para que eu recebesse e, mais tarde, fornecesse algum aconselhamento e companhia. Se você deseja iniciar uma comunidade de educação domiciliar, existem algumas considerações e etapas básicas a serem seguidas.

  1. Identifique dentro de você o que você está procurando. Você procura um grupo com uma determinada afiliação religiosa? Quer dar um 'pow-wow' com outros profissionais ou educadores que optaram por estudar em casa também? Quanto, se houver, da educação de seu filho você deseja que este grupo cumpra? Este grupo é centrado em torno de um tema ou atividade? Essa comunidade da escola em casa será sua única fonte de amizades e interação social para seus filhos? Você busca uma saída social para seus filhos? Para você mesmo? Por exemplo, quando meus dois amigos e eu começamos o grupo de ensino doméstico em nossa paróquia, foi porque sentimos a necessidade de um grupo católico de ensino doméstico em nossa área. O mais próximo estava muito longe para participar de forma viável.
  2. Explore alguns recursos da Internet e da comunidade para descobrir se esse grupo já existe. Instituir um grupo de qualquer tipo requer muito comprometimento e também pessoas dispostas a trabalhar com você. Se existir um grupo que atenda aos seus critérios, poupe o trabalho e experimente.
  3. Descubra se outras pessoas estão ouvindo esta chamada. Você não precisa de um grupo grande; como os cristãos acreditam, Deus está onde dois ou mais estão reunidos em Seu nome. Esse protocolo também funciona com a teoria do grupo. Isso não deve consistir em membros indiferentes ou pessoas com quem você deve falar. Devem ser pessoas com quem você se sinta confortável. É a qualidade antes da quantidade. Se você tem apenas mais uma família, pode ser uma ótima experiência para vocês dois. Meu querido amigo e mentor do ensino doméstico, que conheço há mais de 15 anos, fez essa observação muito sábia e é verdade.
  4. Convide amigos interessados para algum tempo de reflexão. Explique suas idéias enquanto toma uma xícara de chá ou vinho. Peça a uma pessoa para registrar as idéias expressas. Se a sua comunidade for um grupo de ensino doméstico baseado na fé, peça ao seu poder superior orientação divina para controlar. Optamos por fazer uma novena (uma série de nove dias de orações com uma intenção específica).
  5. Garanta um local de reunião, especialmente para eventos de grandes grupos; se não for a casa de alguém, será necessário fazer ligações.
  6. Dê um nome ao seu grupo. Isso pode parecer prematuro ou trivial, mas para nós, como católicos, era uma questão não apenas de nomear o grupo, mas também de pedir patrocínio. O nome do nosso grupo, que foi escolhido após muita consideração, é Holy Family Home-School group.
  7. Desenvolva uma declaração de missão. "Declaração de missão" era um jargão educacional em meados da década de 1990. Como professor de educação de adultos, participei de muitos grupos de foco voltados para o desenvolvimento de uma declaração de missão. O número mágico era nove; mantenha a declaração de missão em nove palavras, eu acho que para evitar que se torne uma novela de missão. Se você elaborar uma declaração de missão para seu novo grupo, ajudará a todos a concretizar seus objetivos em um fim convincente.
  8. Siga as regras de ordem de robert. É fácil para um ou dois membros dominar o grupo e monopolizar o tempo, a energia e a paciência de todos. Permita a cada um um determinado período de tempo para compartilhar. Às vezes, você precisa ser implacável para interromper as pessoas.
  9. Institua os estatutos e faça com que sejam cumpridos. Em que consistem dependerá do enfoque do seu grupo. Algumas áreas podem incluir: comportamento esperado, como admitir novos membros, expectativas, ética, etc. Aprenda com um organizador de grupo profissional: você não se arrependerá do tempo que gastou nesta tarefa possivelmente menos agradável. As regras podem salvá-lo de dores de cabeça desnecessárias.

    Por exemplo, vários anos atrás, tivemos algumas crianças em um grupo cujo comportamento era rude e desagradável. Eu estava encarregado das viagens de campo. Eles foram horríveis com o orador da instalação que eu fiz uma visita. Embora sua mãe estivesse presente, várias outras mães sentiram que eu, como coordenadora, deveria tê-las repreendido. Eu disse, absolutamente não; eles eram alunos da minha classe e eu era responsável por eles, então sim. Eu era responsável por meus próprios filhos. Algumas mães adorariam nada mais do que outra pessoa fazer seu trabalho. Se for esse o caso, coloque-os na escola. Esse é o oximoro da educação em casa; maneiras diferentes de fazer isso. Mas o mau comportamento reflete no grupo e os estatutos são uma forma de prevenir isso.

  10. Desenvolva uma agenda. Não estou me referindo apenas a uma agenda de calendário, mas a uma lista do que você deseja investir seu tempo: viagens de campo, grupos de mães, atividades em grupo, clubes, aulas em grupo, grupos focais, atividades familiares, etc.
  11. Implemente uma cadeia de telefone. Mas seja claro sobre seu propósito. Se você não quiser estar ao telefone constantemente (e você fará se não definir limites), seja claro sobre o que acontece na rede telefônica, quando ligar e como contornar alguém que não está disponível.
  12. Crie um site. Existem muitos domínios gratuitos para seu uso. Grupos do Yahoo!, Geocities, homepages do Scholastic Teacher. Publique sua programação, mudanças, fóruns de discussão e uma lista de telefones.
  13. Estabeleça responsabilidades individuais. Não defendo o presidente tradicional, mas é bom decidir quem cuida das tarefas do grupo: manter o site, o calendário, receber novos membros, agendar, comunicação, organizar viagens de campo, palestrantes, organizar qualquer creche, garantir um local de reunião, fornecimento de lanches, limpeza, anfitriões noturnos das mães, etc. Cada membro deve ter alguma função.

Embora eu questionasse minha capacidade e às vezes desejasse ter feito um trabalho melhor como educadora em casa, nunca me arrependi de nossa decisão de estudar em casa. Que sua experiência de estudar em casa seja tão gratificante e agradável quanto a minha.

Artigos relacionados
  1. Como obter recursos de reparo de peças da caldeira?
  2. Como encontrar um professor de química online?
  3. Como obter contas de e-mail gratuitas - Encontre provedores de e-mail gratuitos?
  4. Como entrar em contato com o IRS?
  5. Como encontrar programas de aconselhamento online?
  6. Como evitar spam de livro de visitas em seu site?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail