Como escrever um roteiro para uma sitcom: escrita de comédia?

Se você realmente leva a sério a escrita de uma sitcom
Se você realmente leva a sério a escrita de uma sitcom, precisa saber esses princípios básicos sobre como escrever um script.

Transforme suas ideias engraçadas em histórias para a TV

Todo mundo tem um elemento engraçado em sua vida - seja o local de trabalho, a família ou o colégio. E muitas pessoas pensam que suas idéias ou situações engraçadas dariam ótimas sitcoms. Como você escreve uma sitcom? Como você vai dessa "situação" para um script real?

Como qualquer tipo de escrita, a escrita de sitcom é uma arte que precisa ser praticada e aprimorada, mas você precisa começar de algum lugar.

Você pode se perguntar por que um escritor de sitcom precisa saber sobre "escrita dramática"
Você pode se perguntar por que um escritor de sitcom precisa saber sobre "escrita dramática".

Veja como escrever uma sitcom.

  1. Aprenda o básico da escrita dramática. Você pode se perguntar por que um escritor de sitcom precisa saber sobre "escrita dramática". Bem, não quero dizer dramático no sentido de triste ou sério, quero dizer, dramático no sentido de que você está escrevendo algo que será encenado. Você está escrevendo algo que envolve um objetivo perseguido por um personagem que deve superar obstáculos. Desse modo, escrever uma sitcom é como escrever um drama, um filme ou mesmo uma peça. Então, para começar, aprenda um pouco sobre escrita dramática: como criar cenas, como desenvolver personagens, como escrever diálogos, como fazer com que a ação alcance um momento culminante e uma resolução. Em outras palavras, aprenda o básico de como uma história é construída para a tela. Você pode fazer isso lendo um livro como Syd Field's Screenplay: The Foundations of Screenwriting, ou fazendo um pequeno curso. Se você realmente leva a sério a escrita de uma sitcom, precisa saber esses princípios básicos sobre como escrever um script.
  2. Estude o gênero. Se você vai escrever uma sitcom, é bem provável que você seja um fã de sitcom. Agora você tem que ser mais do que um fã - você tem que ser um estudante da sitcom. Enquanto você está aprendendo sobre o básico da escrita dramática (e da escrita de comédia), você também deve refletir sobre o tipo de sitcom que gostaria de escrever. Para fazer isso, pense em quais sitcoms você gosta de assistir e quais você odeia. O que você deseja emular? O que você deseja evitar a todo custo? O que parece funcionar? O que não funciona? Estude as sitcoms - as boas e as ruins - enquanto se prepara para entrar em suas fileiras.

    Leia também scripts de sitcom de TV. Você pode comprá-los em vários lugares. Veja como esses scripts são montados em termos do que acontece quando, como as piadas são cronometradas e até mesmo como a página se compara ao que está realmente na tela. Roteiros produzidos para seus seriados favoritos podem ser uma ótima ferramenta de aprendizado quando você se senta para escrever a próxima grande comédia para a TV.

    Os scripts produzidos também podem oferecer um curso intensivo sobre o formato de sitcom. É muito básico, mas você quer acertar. Você também pode tentar um software de escrita de script, como o Final Draft, que cuidará da formatação para você. Embora esses programas possam ser caros para um iniciante (cerca de 190€), se você está empenhado em escrever sitcoms, eles também podem evitar muitas dores de cabeça de formatação.

  3. Encontre seus personagens e construa sua situação, ou vice-versa e desenvolva. Se você começou a estudar a escrita de sitcom, provavelmente é porque tem uma ideia em mente: um personagem engraçado ou um conjunto de personagens ou talvez uma situação engraçada ainda não povoada pela "gangue". Esteja você começando com um personagem ou uma situação, sente-se e escreva tudo o que você já sabe, ou pensa que sabe, sobre ele. Escreva os detalhes dos personagens, a situação e tudo o mais que você tiver. Vá em uma grande lágrima de brainstorming. É assim que surgem grandes programas: pessoas trocando ideias. No final da sua sessão de brainstorming, veja se agora você tem personagens e uma situação. Veja se você consegue colocar sua ideia de sitcom em uma frase: História de um grupo de amigos que vivem e trabalham na cidade de Nova York. Ok, evite aquele, ele foi usado cerca de oitenta bilhões de vezes, mas tente colocá-lo junto em uma frase. Este brainstorming continuará em todas as fases do projeto, mas, esta primeira sessão geralmente é a chave.
  4. Escreva um tratamento. Um tratamento é um guia para os componentes principais do seu programa. Nos estágios iniciais da escrita de sitcom, é útil para ver o que você tem e o que precisa. Um tratamento requer algumas coisas: um logline (sua ideia de sitcom em uma frase), uma lista de personagens com breves descrições, uma lista de cenários / configurações com breves descrições e uma lista de episódios potenciais, começando com o piloto. Se você conseguir juntar tudo isso, terá muito do básico e, embora eles possam mudar centenas de vezes entre agora e seu rascunho final, você pode começar a escrever.
  5. Escreva um piloto (primeiro episódio). Sim, como se fosse fácil! Escrever qualquer coisa segue os passos usuais para o sucesso ideal: brainstorming, delineando, escrevendo, reescrevendo, reescrevendo. Eu mencionei reescrever? Um piloto ou primeiro episódio de sua sitcom não é exceção. Eu recomendo mais do que tudo que você não pule nenhuma das etapas "chatas" como brainstorming e, particularmente, delineamento. As pessoas fazem isso o tempo todo e acabam com um rascunho meio escrito muito confuso porque queriam escrever cenas e não se preocupavam com a direção da história ou pequenas coisas como como ela realmente termina. Passe muito tempo usando o que aprendeu sobre escrita dramática, o que deseja emular e evitar, o que sabe sobre scripts de sitcom estão montados e, principalmente, o que você sabe sobre sua história, e delineiam esse primeiro episódio. Lembre-se: ninguém nunca viu ou ouviu falar desses personagens antes, então será o trabalho do piloto nos apresentar a todo o mundo de sua sitcom.
  6. Registre seu script com o WGA ou copie seus direitos autorais. Existem milhares de aspirantes a escritores de sitcom por aí, e é provável que nenhum deles queira roubar suas idéias. Mas, da mesma forma, é sempre uma boa ideia proteger seu produto acabado registrando-o no WGA (Writers Guild of Europe) ou registrando-o com os direitos autorais. O registro WGA cobra cerca de 15€ para os não membros registrarem um script. Isso é basicamente a prova de que seu teleplay existiu em um determinado momento, caso alguém tente dizer o contrário. Europa Copyright é mais caro, mas oferece as mesmas proteções básicas. Muitos concursos não irão ler seu trabalho a menos que você tenha feito algum tipo de registro, que é outro bom motivo para dar esse passo.

Escrever uma sitcom é muito difícil - como dizem, "comédia é difícil". Essas etapas para escrever esquetes cômicos são muito básicas e não muito profundas. Mas dê uma volta, veja o que você descobriu nesse primeiro rascunho. E, então, bem... eu mencionei a reescrita?

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail