Como escrever um plano de aula eficaz?

Os componentes fundamentais na formulação de um plano de aula eficaz são metas
Os componentes fundamentais na formulação de um plano de aula eficaz são metas e objetivos.

Preparar um plano de aula é o trabalho mais importante que um professor enfrenta todos os dias. Mas o que é preciso para se tornar um professor eficaz é a formulação eficaz de um plano de aula. Um plano bem organizado permitirá que você e seus alunos aproveitem ao máximo a experiência de aprendizado. No entanto, planejar não é apenas escrever todas as suas ideias no papel e incorporá-las imediatamente durante o horário de aula. É um processo passo a passo que deve ser seguido e levado em consideração para atingir a meta adequada ao seu assunto.

Escolha um conjunto de atividades de aprendizagem
Depois de definir suas metas e objetivos, escolha um conjunto de atividades de aprendizagem.

Aqui estão algumas diretrizes para ajudá-lo.

  1. Defina suas metas e objetivos. Os componentes fundamentais na formulação de um plano de aula eficaz são metas e objetivos. Uma lista delineada e detalhada dessas prioridades irá guiá-lo para um ambiente de aprendizagem estruturado com seus alunos. Tome nota disso - as metas são diferentes dos objetivos em que os últimos refletem no SMART (específico, mensurável, atingível, realista, com limite de tempo), enquanto o primeiro reflete sobre os três domínios principais, nomeadamente o cognitivo (intelecto), afetivo (atitude / valores) e psicomotor (habilidades). Com essas características, mostra que as metas parecem mais amplas e gerais em comparação com os objetivos.
  2. Determine a atividade a ser executada. Depois de definir suas metas e objetivos, escolha um conjunto de atividades de aprendizagem. Isso envolve a aula e as unidades de acordo com o nível do seu aluno. As aulas são atividades que duram cerca de uma ou duas horas, enquanto as unidades são uma série de aulas incorporadas em uma fonte e tema semelhantes. A criatividade geralmente é necessária nesta etapa porque você agora está estabelecendo um ambiente de aprendizagem concreto. Sua escolha de atividade pode determinar se seu plano é eficaz ou não, por isso é importante escolher uma atividade de forma adequada. Por exemplo, o desempenho de papéis pode não ser eficaz para a pré-escola, nem blocos de construção para um aluno da sexta série. Um fator vital nas atividades de configuração é o cronograma. Deve ser estritamente seguido e consumido de forma eficiente. Lembre-se do SMART.
  3. Prepare os materiais necessários. Durante as atividades, o corpo de seus alunos como instrumento de aprendizagem não funcionará sozinho. Os materiais de aprendizagem devem ser fornecidos de forma a preencher o domínio psicomotor. Lembre-se sempre de que os materiais a serem usados devem ser incorporados aos seus objetivos. Além da criatividade, espera-se desenvoltura do professor nesta etapa. Os recursos incluem livros, panfletos, recursos visuais, etc.
  4. Faça um critério de resultado. Quando seu plano se transformar em ação, inclua uma avaliação de sua eficácia. A avaliação do professor para os alunos mede até que ponto a aprendizagem se torna bem-sucedida ou não. Reúna o trabalho do seu aluno e crie um sistema de notas que se refere a objetivos específicos descritos anteriormente. Você também pode implementar questionários sobre problemas e conceitos específicos para descobrir se os objetivos foram alcançados.

Aprender a escrever um plano de aula é uma ferramenta valiosa que o professor pode ter ao seu lado antes de dar as aulas.

Artigos relacionados
  1. Iniciando Escolas Charter: Financiamento da Escola Charter
  2. Ensinando habilidades de estudo eficazes: dicas para uma aprendizagem eficaz
  3. O que é aprendizado interativo?
  4. O que é cromatografia líquida?
  5. Como obter bolsas para escola particular?
  6. Porque matemática: aqui está como fazer multiplicação
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail