Como medir a tensão superficial?

Este método é usado quando a quantidade de tensão superficial é muito baixa
Este método é usado quando a quantidade de tensão superficial é muito baixa.

Tensão superficial é um termo científico que descreve a capacidade da superfície de um líquido de aderir ou se prender a outro líquido ou a outra superfície. Isso pode ser chamado de física de superfície. Podemos não estar cientes, mas a tensão superficial pode ser vista em nossa vida cotidiana. Alguns exemplos de tensão superficial são objetos que flutuam na água, separação de óleo e água, gotas de água em superfícies diferentes e muito mais. As pessoas às vezes se referem a isso como superfície de vidro. A tensão da água é uma propriedade que pode ser medida. Existem várias maneiras de medir a tensão superficial.

Medindo a tensão superficial

A pressão de cada bolha que escapa do tubo é então medida para determinar a tensão superficial
A pressão de cada bolha que escapa do tubo é então medida para determinar a tensão superficial.

Aqui estão algumas técnicas usadas na medição da tensão superficial:

  1. Gota pendente. Um método para medir a tensão superficial é a gota pendente. Para este método, a tensão superficial é calculada com base no formato de uma gota d'água. Uma agulha é usada. O líquido é então injetado na agulha até que se forme uma gota na ponta. Um medidor de tensão também pode ser usado com este método. Se for usado um medidor de tensão, ele deve ser acompanhado de um computador e software especiais.
  2. DuNouy-Padday. Para este método, uma haste é usada para medir a tensão superficial. Esta haste fina é mergulhada no líquido. O menisco é então medido. Segundo estudos, esse método produz os resultados mais precisos na medição da tensão superficial.
  3. Prato Wilhelmy. Para o método da placa Wilhelmy, uma placa fina é usada. Esta placa é cuidadosamente colocada para baixo na superfície do líquido. A força descendente da placa é então medida. Para obter a tensão superficial, a força da placa é dividida pela medição do perímetro da placa que foi mergulhada no líquido. Para este procedimento, deve-se ter certeza de que a placa está totalmente apoiada na superfície antes de medir a força ou o ângulo de contato. Isso é para garantir que o ângulo de contato seja zero.
  4. Queda giratória. Este método é usado quando a quantidade de tensão superficial é muito baixa. Um tubo fino é usado para isso. Um líquido é colocado dentro do tubo fino, que contém outro líquido. O tubo fino é então girado em alta velocidade. A tensão superficial é então calculada com base na velocidade de rotação e na forma do líquido quando ele cai do tubo.
  5. Método de Jaeger. Isso também é conhecido como método de pressão de bolha. Para isso, um tubo é colocado no líquido. Conforme o ar flui pelo tubo, bolhas são formadas no líquido. A pressão de cada bolha que escapa do tubo é então medida para determinar a tensão superficial.

Estes são os diferentes métodos de medição da tensão superficial. Para fazer esses métodos, você deve fazer uso de instrumentos especiais que são feitos exclusivamente para o propósito de medir a tensão superficial. Um fabricante de tais instrumentos é a Kibron Inc. Kibron é uma empresa especializada na criação de diferentes tipos de equipamentos usados em química e outras ciências. Você pode visitar o site oficial da empresa em kibron.com para ver a seleção de aparelhos.

Artigos relacionados
  1. Como organizar um pedido de bolsa?
  2. Como organizar eventos em uma organização estudantil?
  3. Como proteger os direitos do aluno?
  4. Como organizar sua lição de casa?
  5. Como usar corretamente as aspas?
  6. Como fornecer aconselhamento de educação sexual para adolescentes?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail