Como motivar seu filho para o sucesso escolar?

Seu filho pode dizer que sua parte favorita do dia escolar é a ginástica ou o recreio
Seu filho pode dizer que sua parte favorita do dia escolar é a ginástica ou o recreio.

Você quer que seu filho dê o melhor de si na escola e na vida. Você quer que eles prestem atenção em seu professor, façam um esforço e desenvolvam as habilidades e os conhecimentos necessários para o sucesso na vida. Infelizmente, ele ou ela não parece compartilhar esses valores ou não parece ser capaz de cumprir as expectativas estabelecidas por um professor. Embora essa situação possa ser extremamente frustrante para você e seu filho, existem muitas estratégias para ajudar sua família a lidar com a situação e melhorar o desempenho de seu filho. As demandas do sistema escolar de hoje podem parecer intransponíveis, mas motivar seu filho para um maior sucesso está ao seu alcance.

  1. Cultive uma atitude positiva em relação à escola e ao aprendizado. Certifique-se de que as conversas na escola não giram em torno do que seu filho não está fazendo ou não está indo bem. Seu filho pode dizer que sua parte favorita do dia na escola é a ginástica ou o recreio. Em vez de dizer: "Eu quis dizer o dia da escola acadêmica!" pergunte-lhes sobre essas atividades de que gostam, para que saibam que você se importa. Eles podem começar a se abrir mais sobre outras questões que são frustrantes ou desafiadoras para eles. Fale positivamente sobre as atividades escolares e use um tom positivo. Evite sermões insistentes e prolongados, que são improdutivos e incentivam seu filho a se desligar. Não há consequências para uma palestra. Nas etapas a seguir, você ouvirá falar de estratégias muito mais construtivas.
  2. Estabeleça metas altas, mas alcançáveis com seu filho. Descubra onde seu filho está em termos acadêmicos e habilidades, a fim de definir metas específicas e 'factíveis' com ele. Converse com o professor e peça para ver suas tarefas, lição de casa e exames. Pergunte ao professor que tipo de melhoria eles esperam ver, bem como o que é considerado um trabalho de série. Por exemplo, se seu filho tem dificuldades em matemática, descubra o que o está impedindo. Eles não memorizaram sua tabuada de multiplicação? Se o professor enviar exercícios para praticar em casa e você perceber que ele completou apenas 15 fatos em um questionário de 3 minutos, defina a meta de completar 20 fatos em um questionário de 3 minutos. Trabalhe para atingir esse objetivo praticando 10 minutos por dia com cartões de memória.

    Se eles estiverem lendo abaixo do nível da série, peça ao professor exemplos de títulos ou séries que correspondam ao nível da série do seu filho e incentive-os a ler no nível de leitura por 20 minutos por dia. Forçá-los a ler um livro da série porque é onde deveriam estar não é benéfico para desenvolver suas habilidades de leitura.

    Pode ser mais difícil definir essas metas específicas com alguns assuntos e áreas de aprendizagem, mas estabeleça metas como estudar ou revisar o material por 10-20 minutos a cada dia com o objetivo de melhorar 5-10 pontos percentuais ou um nível de série próximo teste, exame ou tarefa. Ir de um 'D' para um 'A' durante a noite não é realista.

  3. Desfrute de pequenos sucessos e fique de olho no futuro próximo. As crianças, especialmente as mais novas, têm dificuldade em compreender as consequências e recompensas a longo prazo. Isso é normal em termos de desenvolvimento. Por esse motivo, perguntas como: "Você não quer ir para a faculdade algum dia?" ou "Você não quer trabalhar em um restaurante fast-food quando crescer, não é?" cair em ouvidos surdos. Em vez disso, comemore os sucessos de curto prazo. Eles memorizaram os fatos dos seus 9! Eles subiram um nível de leitura! Eles tiraram 'C' no teste de álgebra em vez de 'D'! Eles mostraram melhora em um ensaio escrito! Lute contra o pensamento de que eles ainda não fizeram o suficiente. Diga a eles que este é um passo na direção certa. Pergunte se eles não se sentem orgulhosos. O trabalho lento e constante pode ser integrado a hábitos de sucesso a longo prazo.Falhar para exames e aprender meses de material em poucos dias não são hábitos sustentáveis ou eficazes. Tente construa recompensas intrínsecas, ou seja, seu filho se sente bem por dentro quando atinge seus objetivos. Essas lições se estendem a todas as áreas de uma vida bem equilibrada e produtiva.
  4. Fornece a estrutura e a rotina necessárias para o sucesso. Você fala o que fala, agora faz o caminho com eles. Escreva uma programação durante a semana com seu filho. Reserve tempo para refeições e lanches, exercícios, ar fresco, tarefas domésticas e atividades familiares. Crie recompensas para que seu filho trabalhe todos os dias em direção a seus objetivos, sem procrastinar, o que é estressante para todos. Por exemplo, das 7h às 8h pode ser o horário da TV, se o dever de casa estiver concluído a essa hora. Caso contrário, a TV permanece desligada. Fornece um local tranquilo para eles trabalharem e minimizar as distrações tecnológicas (ou seja, telefones celulares, TV, música, videogames, etc.). Sua família ficará surpresa com o fato de haver horas suficientes no dia em que você elimine as sessões de lamentação e procrastinação. Além disso, essa programação é ótima para compartilhar com os professores. Informe quanto tempo seu filho está se dedicando a cada assunto. Isso é especialmente importante para eles verem se seu filho continua tendo dificuldades em uma área em que estão trabalhando muito.
  5. Reduza o estresse e mantenha seu filho saudável. As crianças também passam por estresse. E nem sempre estão cientes das saídas positivas para o estresse. Seu filho pode apresentar estresse na forma de queixas físicas, mudança nos hábitos alimentares ou de sono e alterações de humor. Incentive-os a falar sobre suas frustrações diárias, a pensar positivamente e a ensiná-los a deixar as coisas passarem. Imagens como imaginar um dia ruim como uma bolha flutuando na frente deles que podem estourar podem ser eficazes até mesmo em crianças muito pequenas.

    Como nós, as crianças precisam de dormir o suficiente (9 a 10 horas por dia); precisam tomar café da manhã e refeições balanceadas; eles precisam evitar o consumo excessivo de açúcar e alimentos processados; e eles precisam de exercícios todos os dias. Ajude seu filho a praticar uma boa postura e respiração profunda. Pergunte-lhes como se sentem melhor quando param para relaxar. Por último, exames regulares com o pediatra da família e o dentista são essenciais.

    Certifique-se de que as conversas na escola não giram em torno do que seu filho não está fazendo
    Certifique-se de que as conversas na escola não giram em torno do que seu filho não está fazendo ou não está indo bem.
  6. Comemore os pontos fortes únicos de seu filho e, ao mesmo tempo, incentive o esforço contínuo em áreas mais desafiadoras. Alguns assuntos são mais fáceis para seu filho. Embora você saiba que eles não precisam de tanto esforço concentrado nessas áreas, não tire a alegria e o sucesso que eles sentem de seus talentos naturais. Desfrute de suas realizações e procure maneiras de nutrir essas áreas com atividades de verão ou depois das aulas. Se o seu filho é um artista maravilhoso, mas tem dificuldades com a matemática, ele pode escolher ser um artista quando crescer, mas você não quer que essa seja a única opção. Eles podem ser cientistas, médicos ou engenheiros se forem capazes de alcançá-los e obter sucesso nas áreas de matemática e ciências. Talvez eles façam as duas coisas.
  7. Lembre-se de que o sucesso acadêmico de seu filho é um esforço de equipe. Em nosso sistema escolar moderno, os pais não podem mais ser participantes passivos. Os membros da equipe incluem você, seu filho, o professor dele, bem como muitos sistemas de apoio maravilhosos disponíveis na escola, como tutores de leitura, educação especial e programas para superdotados e talentosos. Todo mundo tem que fazer sua parte.

    Evite o jogo da culpa e tente trabalhar de forma construtiva com os professores e seu filho. Lembre-se de que os professores exercem uma enorme pressão sobre eles, mas os pais abertos e dispostos são um presente para eles e muito provavelmente trabalharão com você se você lhes der uma chance. Incentive seu filho a ser um participante ativo em seu aprendizado. Seu filho deve ser incentivado a ter uma comunicação aberta com os professores e a informá-los quando não souberem o que fazer. Eles devem ser a linha de frente da defesa quando se trata de falha no entendimento. Quanto mais seu filho participa, mais o professor verá que ele se preocupa e está tentando. É mais provável que ele ou ela os busque. É assim que seu filho aprende a defender-se na escola e na vida. Além disso, habilidades de comunicação eficazes e inestimáveis estão construindo. Quanto mais seu filho faz perguntas, mais o aprendizado dele se torna um processo significativo para ele, provavelmente arraigado nele por muito tempo.

  8. Cultive a independência enquanto mantém seu filho responsável. O objetivo a longo prazo é não ficar sempre ao lado do seu filho enquanto ele faz o dever de casa ou verificar obsessivamente as pontuações do questionário nas mochilas todos os dias. Se o seu filho deseja ter sucesso acadêmico por muito tempo, ele terá que integrar hábitos e práticas eficazes em sua vida cotidiana. Mas você também não os define completamente por conta própria. Por mais que eles não admitam isso para você, eles gostam quando você os verifica. É como eles sabem que você se importa. Quando eles estiverem prontos, faça uma sessão de verificação uma vez por semana sobre o que está indo bem e o que eles ainda estão lutando. Novamente, se você evitar palestras prolixas, é muito mais provável que eles mantenham os ouvidos abertos.
  9. As recompensas são aceitáveis, mas podem assumir várias formas. Você deseja evitar recompensas externas, como dinheiro para cada nota boa ou brinquedos novos para cada semana que seu filho terminar o dever de casa ou ganhar ganhos. Isso se torna exaustivo (para não dizer caro) com o tempo e perde sua eficácia. Seu filho ficará mimado e trabalhará pelos motivos errados. Isso pode até encorajá-los a ir além ou cortar atalhos com o trabalho, se eles só estiverem de olho no prêmio. Mas recompensas materiais são permitidas de vez em quando.

    Pode parecer contra-intuitivo, mas seja aleatório sobre isso. Por exemplo, seu filho realmente mostrou um esforço melhor por semanas e obteve ganhos nos trabalhos escolares. Talvez eles tenham se saído bem em um teste na semana passada. Você vê um brinquedo que sabe que eles adorariam (espero que não seja um videogame) e o pega para eles. "Para que serve isso?" Eles vão dizer. Você diz: "Porque estou orgulhoso de você, estava pensando em você e queria fazer algo especial para você". Isso vai percorrer um longo caminho. Além disso, as recompensas podem assumir a forma de tempo passado juntos. Para famílias ocupadas, o tempo pode ser um bem valioso. Você pode se surpreender ao saber que recompensa seu filho pode considerar um dia sozinho pescando com o pai ou indo ao cinema com a mãe.

  10. Ensine seu filho a lidar com o fracasso, mas aprender com seus sucessos. Não se sair bem em algumas áreas do trabalho escolar às vezes não é o fim do mundo. Ensine a seu filho que não há problema em se sentir um pouco para baixo ou decepcionado, afinal, isso pode ser um motivador para se esforçar ainda mais na próxima vez. Mas eles também precisam ser capazes de deixar as coisas irem e seguir em frente. Você pode se surpreender ao ver seu filho mudar de não se importar para se importar demais. Podemos aprender mais com nossos sucessos do que com nossos fracassos. Você se saiu bem em um exame? Excelente! Agora, pare um momento para refletir sobre o que você fez de diferente desta vez. Ah, você estudava um pouco a cada dia e ia para a cama cedo? Aplique isso da próxima vez.

Você ama seu filho e prevê que ele se sairá bem. É possível reduzir os sentimentos de preocupação e decepção que você possa estar experimentando. Essas práticas positivas, estimulantes e construtivas colocarão seu filho no caminho do sucesso. Escolha uma das etapas acima e comece hoje. As recompensas começarão amanhã e durarão por toda a vida.

Susan Niz, M.Ed.
Artigos relacionados
  1. Como nutrir bons hábitos de leitura independente para seu filho?
  2. Como superar o analfabetismo em crianças e adultos?
  3. Como preparar seu filho para a leitura?
  4. Como preparar seu filho para o ensino fundamental?
  5. Como preparar seu filho para a pré-escola?
  6. Como se preparar para a reunião do IEP do seu filho?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail