Como se preparar para a reunião do IEP do seu filho?

Se seu filho tem necessidades especiais
Bem, a meu ver, se seu filho tem necessidades especiais, ele tem direito a serviços especiais.

Esteja pronto para agir como advogado de seu filho!

Tenho dois filhos afetados pelo Transtorno do Espectro do Autismo. Como você pode imaginar, ambos têm necessidades especiais que precisam ser atendidas. Como pai, posso imaginar como essas reuniões IEP (Plano Educacional Individual) podem parecer intimidantes. Afinal, você se reúne não só com a direção da escola, com o professor da sala de aula e com o professor de recursos, mas também com todos os especialistas e também com o “Chefe Honcho” que é responsável pelo suporte financeiro por trás dos recursos que serão disponibilizados para atender as necessidades do seu filho. Meu marido provavelmente se sentiria como a maioria dos pais se não fosse por eu conhecer todos os meandros do sistema; Eu também sou professora.

Como professor, participei de várias reuniões do IEP e descobri que a maioria dos pais não tem um controle firme sobre os direitos de seus filhos. Na verdade, já testemunhei várias vezes que vários serviços podem não ser oferecidos, pois os representantes das divisões escolares vão tão longe quanto os limites de seu orçamento. Os administradores da escola podem ser solicitados a estender os serviços existentes, usando-os para o maior número possível de crianças pelo mesmo preço.

Eu até testemunhei um administrador usando um suporte financeiro de nível 3 totalmente financiado e dividido ao meio, oferecendo serviços para outras crianças, dizendo aos pais que seus filhos precisavam se tornar mais independentes. Bem, adivinhe? Isso foi um monte de bobagem. Esta pobre criança sofreu muito com essa mudança. Tentei lutar por ele, mas ela ameaçou minha posição. Um ano depois, os pais saíram seguindo minha sugestão de obter todas as informações necessárias para conhecer os direitos de seus filhos. No ano seguinte, ele estava recebendo todos os serviços a que tinha direito, em tempo integral.

Quando meu marido e eu soubemos que nossos filhos viviam com o Transtorno do Espectro do Autismo, sabíamos que isso significava que eles tinham necessidades especiais e que também haveria várias reuniões do IEP durante seus anos escolares. Como educadora, também sabia que, como pais, seríamos defensores de nossos filhos, o que significava que teríamos que lutar com unhas e dentes para evitar a mesma situação de meu ex-aluno.

Seu filho tem necessidades especiais
Seu filho tem necessidades especiais e os "direitos" que as acompanham também!

Quando a primeira reunião do IEP de nosso filho aconteceu, estávamos prontos. Ele é não-verbal, precisava de ajuda para ir ao banheiro e se alimentar e, obviamente, precisava de um professor em tempo integral, o que significa um nível 3. Ele também precisava ser supervisionado em todos os momentos, inclusive durante os intervalos e hora do almoço, começando na 1ª série. Era óbvio para todos os envolvidos que era uma "enterrada", mas também sabíamos que seria diferente para minha filha quando sua vez chegasse dois anos depois.

A maior parte do IEP de que participei, como professor, foi feito de acordo com as necessidades das crianças afetadas por DDA ou DDAH. Outros eram sobre problemas de comportamento ou necessidades acadêmicas. Uma era atender às necessidades especiais de um menino com Esclerose Múltipla. Quando você encontrar o professor de recursos, os especialistas ou qualquer pessoa envolvida na reunião do IEP para seu filho, você provavelmente verá três níveis diferentes de financiamento ou recursos: níveis 1, 2 e 3.

  • O nível 1 é principalmente fornecido para uma classe onde um grande grupo de crianças está sob os cuidados de um professor, se algumas crianças com problemas de comportamento estão na mesma classe ou se há muitas crianças que precisam de apoio acadêmico.
  • O nível 2 é basicamente um auxílio fornecido em meio período ou compartilhado com vários filhos. Essas crianças são afetadas por DDA ou DDAH ou apresentam sérios problemas de comportamento que podem exigir que alguém se concentre em suas necessidades. Uma vez que são capazes de ser independentes na maioria das áreas; esse suporte não é fornecido em tempo integral.
  • O nível 3 é geralmente fornecido para crianças em cadeiras de rodas, não-verbais, que precisam de assistência em tarefas cotidianas, como caminhar, alimentar-se ou ir ao banheiro. Outras necessidades incluem cegueira, deficiência visual ou auditiva severa.

Se você não tiver certeza de qual nível de apoio deve ser fornecido ao seu filho, sugiro que pergunte ao seu médico; a escola pode ser tão verdadeira quanto o orçamento permitir.

Nossa filha é verbal e está no lado mais leve do espectro, ao contrário de nosso filho, que se diz estar entre os níveis moderado e severo do espectro. Eu sabia que isso significava que suas necessidades não eram tão óbvias quanto as de seu irmão. Na verdade, os especialistas estavam convencidos de que ela nunca receberia o financiamento de nível 3 que eu estava exigindo. Eles pensaram que o nível 2 seria de fato o apoio que ela receberia da escola. Bem, adivinhe?

  1. Anote todos os fatos e exemplos que descrevem as necessidades especiais de seu filho.

    Pedi educadamente que não mencionassem nenhum nível durante a reunião do IEP e me permitissem fazer meu trabalho como mãe, com a ajuda de meu marido, é claro. Alguns dias antes da primeira reunião do IEP com minha filha, meu marido e eu nos consultamos e terminamos com três páginas digitadas de exemplos mostrando as necessidades especiais de nossa filha.

    Eram necessidades especiais que não pareceriam óbvias no início, mas precisavam ser totalmente levadas em consideração. O foco principal foi colocado na questão da segurança. Nossa filha não pode ser deixada sozinha por um minuto. Ela não vê perigo em: situações, objetos ou pessoas como estranhos.

  2. Faça cópias para todos os envolvidos no processo, pois a informação escrita é "prova"!

    Então, tínhamos alguns exemplares disponíveis para o representante da divisão escolar, o administrador da escola, o professor de recursos, o professor da sala de aula e o representante do governo que prestou serviços especiais aos nossos filhos até eles entrarem no jardim de infância.

    Essas cópias, não só os ajudavam a preencher toda a papelada necessária para receber o devido financiamento, mas também não podiam dizer que certas coisas não foram mencionadas durante a reunião. Foi considerado uma prova e mostrou como estávamos bem preparados para esta reunião do IEP.

  3. É tudo uma questão de atitude; não se sinta intimidado!

    Você pode estar nervoso, mas não se esqueça de que está lá como advogado de seu filho. Como pais, vocês são as pessoas que melhor conhecem seu filho. Você os conhece melhor do que qualquer especialista ou figura empresarial na sala. Você mora com seu filho sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. Você não deve se intimidar com o jargão dos especialistas ou sua aparência física. Eles devem se sentir intimidados porque seu filho é o cliente deles. Afinal, o cliente não está sempre certo? Deixe-os suar para variar!

  4. Não deixe o orçamento vencer as necessidades e recursos do seu filho!

    Eu estava preparado como um buldogue pronto para mostrar meus dentes se necessário. Eu estava pronto para aqueles comentários habituais: "Você tem que ser razoável! Não temos orçamento para todos esses serviços. Não podemos nos comprometer? Seu filho precisa se tornar independente!" A verdade de tudo isso é que todos esses comentários levam a uma coisa: orçamento!

  5. Seu filho tem necessidades especiais e os "direitos" que as acompanham também!

    Bem, a meu ver, se seu filho tem necessidades especiais, ele tem direito a serviços especiais. Essa é a lei! Informe-se sobre todos os serviços dos quais seu filho pode se beneficiar. Você vai se surpreender! Eles não são anunciados, mas existem. Na verdade, se você não usá-los, o governo pode se livrar deles. O financiamento existe enquanto for necessário. Não se esqueça disso!

  6. Não seja combativo desde o início, mas esteja preparado para lutar pelos direitos de seu filho.

    Não estou sugerindo ir lá, pronto para atacar, pois você também pode se encontrar com pessoas que sabem mais do que barganhar os serviços para seu filho. Esteja preparado e pronto para lutar pelos direitos de seu filho.

    Como já disse, embora todos os especialistas acreditassem que eu não conseguiria o apoio que queria para o meu filho, todos concordam que, como pais, tivemos sucesso e obtivemos o apoio adequado para o nosso filho. Queríamos obter o nível 3 e ela foi aprovada.

    Você ficará surpreso com tudo o que poderá obter para atender às necessidades de seu filho, desde que não "peça", mas sim "exija" e "justifique" dando-lhes as provas de que precisam. Escreva tudo para evitar esquecer fatos importantes!

  7. Obtenha todos os recursos e suporte de que seu filho precisa... nada menos!

    Não importa quais serviços seu filho precisa - terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia ou auxílio de um professor auxiliar; eles estão todos lá para atender às necessidades dela. Nunca esqueça isso!

  8. Se não sabe de uma coisa, pergunte e pesquise... vale a pena!

E por último, mas não menos importante, nunca se subestime como pai. Você não precisa ser professor para obter o apoio adequado para seu filho. Tudo que você precisa é estar bem informado e bem preparado para as reuniões do IEP. A Internet e os serviços governamentais estão aí para oferecer a ajuda e as informações de que você precisa para fornecer os melhores serviços possíveis para atender às necessidades de seu filho e ajudá-lo a crescer e mostrar progresso, mantendo o que cada criança deve ser: feliz!

Artigos relacionados
  1. Como produzir um histórico escolar?
  2. Como ler para seus filhos?
  3. Como executar a arrecadação de fundos da escola?
  4. Como reconhecer alunos em risco?
  5. Como fazer um relatório sobre política científica?
  6. Como selecionar uma lancheira?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail