Como ter certeza de que as necessidades especiais de seu filho são atendidas na escola?

O objetivo principal "deve" ser o mesmo - as necessidades especiais de seu filho
O objetivo principal "deve" ser o mesmo - as necessidades especiais de seu filho e como a escola pretende atendê-las.

Seja o defensor do seu filho!

Tanto como pai de duas crianças com necessidades especiais quanto como professor, estou ciente de tudo o que pode ser feito para ajudar seu filho a atender às suas necessidades na escola. Sei que várias escolas não oferecem certos serviços e até mesmo se safam porque os pais muitas vezes não sabem o que pode ser feito na escola. A maioria das escolas não promove seus serviços por uma razão ou outra, especialmente na Europa. Na verdade, você costuma ler sobre as questões legais com as quais os pais devem lidar para que as necessidades especiais de seus filhos sejam atendidas na escola.

A responsabilidade da escola garantir que as necessidades especiais de seu filho venham PRIMEIRO
É de fato a opção e a responsabilidade da escola garantir que as necessidades especiais de seu filho venham PRIMEIRO!

Aqui estão algumas dicas que tenho para você! Obviamente, cada estado pode diferir das províncias e territórios canadenses em relação a crianças com necessidades especiais, mas algumas, senão todas, essas etapas podem ser seguidas e fornecer a você tudo o que você precisa para que seu filho cresça e se desenvolva bem na escola.

  1. A pesquisa é a chave. Faça sua lição de casa descobrindo tudo o que é oferecido pelo governo e os tipos de financiamento disponíveis para crianças com necessidades especiais. Você ficará surpreso. No nosso caso, a nossa assistente social não forneceu muitas informações nesta área. Na verdade, a maioria dos serviços que temos agora para nossos filhos foi encontrada por meio de extensas pesquisas feitas por meu marido.
  2. Informe-se sobre o que esperar da reunião do IEP. A maioria das reuniões do IEP geralmente são iguais, mas dependendo do seu estado ou província, as expectativas e o andamento da reunião podem variar. Informe-se sobre o que você pode esperar ver acontecer durante a reunião do IEP. Normalmente participarão da reunião especialistas como o professor de recursos, o fonoaudiólogo, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, além da sua assistente social, a professora da turma e a diretora. Em alguns casos, o professor auxiliar que trabalhará com seu filho também comparecerá à reunião. O objetivo principal "deve" ser o mesmo - as necessidades especiais de seu filho e como a escola pretende atendê-las. Algumas escolas podem se concentrar no orçamento, mas sempre tenha em mente que, como defensor de seu filho, ele vem PRIMEIRO!
  3. Pergunte sobre os programas e recursos que a futura escola de seu filho oferece a ele! A escola dos meus filhos oferece vários programas iniciados na escola, como: musicoterapia, boliche, Olimpíadas Especiais, natação e patinação. Esses programas são oferecidos a crianças com necessidades especiais, a fim de ajudá-las a desenvolver suas habilidades motoras e musicais. Seus recursos incluem uma sala sensorial, estruturas de jogo especiais, bem como membros da equipe bem treinados e experientes. Na nossa situação, esta escola costumava ser um agrupamento de escolas para onde eram enviadas crianças com necessidades especiais, pelo que o pessoal é bastante experiente. Eles lidaram com o autismo, que afeta nossos filhos, bem como outros problemas de saúde, por anos. Lembre-se de que os programas e recursos variam de uma escola para outra.
  4. "Avaliação" é a palavra mágica! Antes mesmo de se envolver em uma reunião do IEP, certifique-se de que as necessidades de seu filho foram avaliadas por especialistas. Vá para a reunião do IEP com a avaliação escrita em mãos. A avaliação de uma criança abre muitas portas, especialmente quando se trata de financiamento.
  5. Prepare sua própria avaliação! Digite e faça cópias das necessidades de seu filho - o suficiente para todos os presentes; como as reuniões podem ser muito ocupadas, você pode esquecer assuntos importantes ou ficar sem tempo, portanto, tendo uma avaliação detalhada das necessidades do seu filho, ela será usada para preencher a papelada para o financiamento e também evitar descuidos.
  6. Não tome nada como garantido! Em minha experiência como professor, fui forçado a permanecer em silêncio pelo meu diretor em relação a um aluno do nível 3. A divisão escolar estava fazendo cortes, então eles disseram aos administradores das escolas para serem criativos. Bem, na minha escola, isso significava que um aluno do nível 3 (recebendo financiamento em tempo integral) foi cortado 0,5 vez. O diretor a vendeu (jargão criativo), dizendo aos pais que tal mudança foi feita para promover a independência do filho. A verdade é que seu financiamento não foi cortado e o dinheiro foi usado para outra pessoa. Não se esqueça de que muitos administradores pensam primeiro em seu orçamento.

Lute pelas necessidades do seu filho, não importa o que ele diga! Se você seguir essas dicas, ajudará seu filho a obter os serviços de que precisa na escola. Por favor, não aceite "Não!" como uma resposta. "Sim!" é de fato a opção e a responsabilidade da escola de garantir que as necessidades especiais de seu filho venham PRIMEIRO!

Artigos relacionados
  1. Como motivar seu filho para o sucesso escolar?
  2. Como nutrir bons hábitos de leitura independente para seu filho?
  3. Como preparar seu filho para a pré-escola?
  4. Como superar o analfabetismo em crianças e adultos?
  5. Como preparar seu filho para o jardim de infância?
  6. Como preparar seu filho para a leitura?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail