Como tirar o máximo proveito de uma reunião de pais e professores?

Se você sentir que não teve tempo suficiente para discutir tudo o que precisava ser tratado durante
Se você sentir que não teve tempo suficiente para discutir tudo o que precisava ser tratado durante a reunião de pais e professores de seu filho, sinta-se à vontade para pedir outra reunião ou para continuar a discussão por telefone.

Esteja preparado!

Tenho ensinado vários níveis de ensino nos últimos dezessete anos. Esses níveis variam do ensino infantil ao décimo ano. Tendo anos de experiência, tive a oportunidade de participar de várias reuniões de pais e professores. Com o passar dos anos, percebi que a maioria dos pais não tem certeza de como tirar o máximo proveito de uma reunião de pais e mestres. Dito isso, decidi compartilhar algumas dicas úteis com pais que precisam de orientação.

  1. Esteja preparado para fazer perguntas. Anote todas as perguntas que surgirem em sua mente dias antes da reunião de pais e professores de seu filho. Desta forma, você não esquecerá de nada e utilizará com eficiência o tempo concedido para sua reunião. É sempre um bom momento para discutir questões de saúde e as necessidades de seu filho. Se você tiver dúvidas sobre o currículo ou os tópicos que serão vistos em sua série, fique à vontade para perguntar.
  2. Faça com que seu filho esteja presente nesta reunião. O objetivo desta reunião é o seu filho. Faça com que ele esteja presente para que se envolva, assuma a responsabilidade e entenda o que se pede ou se espera dele e como melhorar seu desempenho acadêmico. Ele também deve estar presente para ouvir todas as coisas boas que seu professor vê nele. Bom ou ruim, ele deve saber o que está acontecendo para ajudá-lo a se tornar um aluno responsável. Além disso, é sempre um bom momento para seu filho expor suas preocupações e fazer perguntas.
  3. Não se concentre apenas no negativo. Seu filho pode ter alguns pontos fracos em relação ao seu desempenho acadêmico ou ao seu comportamento. Como qualquer ser humano, ele também possui boas qualidades, habilidades e talentos. Ele teve sucesso em várias ocasiões, então não ignore esses pontos fortes. Se você se concentrar apenas nas "coisas ruins", seu filho se verá como um fracasso e poderá até parar de tentar, pensando que não conseguirá realizar nada de bom. Veja os pontos fracos como oportunidades de aprendizagem das quais seu filho se beneficiará a longo prazo.
  4. Não saia de uma reunião sem ouvir sobre os pontos fortes de seu filho. Alguns professores têm uma abordagem mais tradicional. Eles parecem pensar que o objetivo principal de uma reunião de pais e professores é apontar as fraquezas e as coisas que seu filho deve trabalhar para progredir e ter sucesso. Nunca saia de uma reunião de pais e professores com uma nota azeda. Toda criança tem o direito de ouvir elogios, elogios e quais são seus pontos fortes.
  5. Não se sinta responsável pelas fraquezas ou erros de seu filho. Não importa a idade do seu filho, existem decisões e escolhas que ele faz por conta própria. A menos que circunstâncias especiais o afetem e influenciem suas decisões, você não pode se sentir culpado por isso. Em alguns casos, seu apoio será necessário; em outras, seu filho terá que aprender com seus erros da maneira mais difícil. Quando você pensa sobre isso, seus pais lhe disseram muitas vezes para não tocar em nada quente, isso impediu você de se queimar? Seu filho está em um caminho de aprendizagem e não apenas aprenderá com seus erros por meio de consequências lógicas, mas também crescerá com esse processo.

    Por exemplo, se seu filho sobe para pegar biscoitos na jarra de biscoitos que está na geladeira e faz uma bagunça, não faz sentido que ele deva limpar a bagunça desde que seja seguro?

  6. Sempre ouça os dois lados da história. Seu filho pode ter 7 ou 13 anos, não importa, se ele sabe que vai ter problemas, sua história pode ser diferente da realidade. Não estou dizendo que você não deve acreditar em seu filho, mas não entre no modo de brigar com o professor, ouça o que ele tem a dizer, depois tome sua decisão. Nunca mostre a seu filho que você odeia ou está frustrado com o professor, caso contrário, você pode entrar no caminho da sua vida. Veja, seu filho deve ver os pais e o professor como uma equipe focada em suas necessidades e em ajudá-lo como aluno.
    Não se pergunte mais sobre como tirar o máximo proveito de uma reunião de pais
    Não se pergunte mais sobre como tirar o máximo proveito de uma reunião de pais e professores!
  7. Seja sempre solidário. Eu sei que você pode nem sempre concordar com os pontos de vista ou estratégias do professor de seu filho, mas nunca se esqueça de que vocês dois estão envolvidos na vida de seu filho para ajudá-lo a crescer como um aluno responsável. Se você for um time, seu filho não jogará você um contra o outro. Uma boa maneira de evitar isso é, se seu filho chegar em casa frustrado, comunique suas preocupações ao professor. Ele então se comunicará com você e lhe explicará ou ajudará a fim de fornecer a ajuda de que seu filho precisa.
  8. Fique em contato com o professor de seu filho. Se você tiver alguma dúvida, grande ou pequena, o professor do seu filho ficará feliz em ajudá-lo. Pergunte sobre o dever de casa e as atribuições. Se seu filho tem uma agenda, assine-a todos os dias para mostrar ao professor que você está ciente da lição de casa de seu filho e que verificou se ela foi concluída. Uma agenda também pode ser uma boa maneira de enviar notas para a escola, pois uma nota solta pode ser perdida com mais facilidade.
  9. A necessidade de seu filho deve ser atendida. Se seu filho estiver envolvido com especialistas ou um professor especializado, peça para se encontrar com eles também em horários separados ou com o professor da sala de aula. De qualquer forma, você tem o direito de ser informado sobre o progresso e as fraquezas de seu filho que devem ser corrigidas. Nunca se esqueça de perguntar sobre seus sucessos.
  10. Não se deixe intimidar. As abordagens de alguns professores podem intimidá-lo. Eles podem até usar palavras que você pode não entender. Peça-lhes educadamente para usar termos familiares que o ajudarão a entender sua mensagem. Se, a qualquer momento, você sentir que um professor é condescendente ou totalmente rude, incentivo-o a se reunir com a administração o mais rápido possível. O trabalho do professor é ser seu colega de equipe na educação de seu filho. Não há espaço para intimidação!
  11. Não deixe o tempo ser seu inimigo. Se você sentir que não teve tempo suficiente para discutir tudo o que precisava ser tratado durante a reunião de pais e professores de seu filho, sinta-se à vontade para pedir outra reunião ou para continuar a discussão por telefone. Se você se esqueceu de fazer algumas perguntas ou discutir algumas de suas preocupações, sinta-se à vontade para se comunicar com o professor de seu filho e se reunir novamente, se necessário.

A reunião de pais e professores de seu filho é importante, pois é um momento em que você pode usar informações e estratégias úteis para ajudar seu filho a crescer, aprender e se tornar um aluno responsável. Não se pergunte mais sobre como tirar o máximo proveito de uma reunião de pais e professores!

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail