Como ajudar seu filho a superar a timidez?

O primeiro passo para ajudar seu filho tímido a superar sua timidez é dar um bom exemplo
O primeiro passo para ajudar seu filho tímido a superar sua timidez é dar um bom exemplo.

Ter um filho tímido pode ser um desafio e pode deixar os pais se sentindo fora de controle. Não saber o que fazer com seu filho tímido é comum para muitos pais e muitas vezes agravado pela timidez que eles próprios encontram. No entanto, existem coisas que você pode fazer para ajudar seu filho tímido.

Muitos pais afirmam que sabiam que seu filho era tímido por volta dos três ou quatro meses. Esse é o caso de muitos pais, mas alguns só percebem que seus filhos são tímidos para precisar de ajuda anos depois. Sempre que você reconhecer que seu filho precisa de sua ajuda para superar a timidez, é hora de começar.

Muitas crianças, mesmo aquelas que eram bebês extrovertidos, passam por uma fase tímida por volta dos 18-36 meses. Isso é bastante normal. No entanto, você pode usar essas etapas para ajudar seu filho que está passando por uma fase tímida, bem como para ajudá-lo a superar a timidez como um todo.

Passo 1

Dê um bom exemplo. O primeiro passo para ajudar seu filho tímido a superar sua timidez é dar um bom exemplo. Isso é feito por suas respostas a diferentes situações sociais.

  • Seja o primeiro a dizer "oi" e a iniciar conversas. Falar com estranhos. Cumprimente as pessoas na loja ou enquanto faz outras tarefas.
  • Dê muitos elogios.
  • Ajude os necessitados.
  • Aperte as mãos e faça as apresentações.
  • Nunca evite situações sociais. Se você também é tímido, agora é a hora de trabalhar para superar isso. Esforce-se para dar o seu melhor e falar com pessoas que conhece, bem como com estranhos.

Passo 2

Prepare seu filho para as coisas. Converse com seu filho sobre os eventos que estão por vir. Diga a eles o que esperar no seu caminho para o consultório médico, a loja ou outro local. Para eventos sociais importantes, avise-os com alguns dias de antecedência. Deixe-os fazer perguntas e expressar suas preocupações.

Etapa 3

Trabalhe pensando positivo. Muitas pessoas tímidas são pessimistas por natureza. Muito de sua timidez vem de pensamentos negativos como: "Eles nunca gostam de mim." ou "Não importa o que eu diga, eles nunca vão me ouvir." Com isso em mente, trabalhe para ajudar seu filho a se tornar um pensador positivo.

  • Dê ao seu filho muito incentivo positivo.
  • Deixe seu filho saber o quanto você gosta dele.
  • Mostre os pontos positivos de seu filho ou as ocasiões em que ele teve grande sucesso.
  • Se o seu filho tiver idade suficiente, converse com ele sobre o pensamento negativo e ensine-o a se opor a todo pensamento negativo pensando sobre ele. Normalmente, os pensamentos negativos vêm com um "nunca" ou "sempre". Peça-lhes que olhem para ele e vejam que "Às vezes as pessoas gostam de mim". ou "Tem gente que escuta quando eu falo". Ensinar seu filho a combater pensamentos negativos irá ajudá-lo a pensar de forma mais positiva e a ter uma autoimagem melhor.

Passo 4

Converse com seu filho. Converse com seu filho sobre seus medos. Ouça por que eles são tímidos e como se sentem nas situações que os deixam nervosos ou ansiosos. Muitas vezes, falar pode ajudar muito.

Etapa 5

Converse com seu professor. Muitas vezes, as crianças tímidas são deixadas para trás na escola porque são muito caladas. No entanto, um professor tem o poder de mudar isso e ajudar a tirar as crianças tímidas. Se eles souberem da situação no início do ano letivo, pode ajudar muito.

Ter um filho tímido pode ser um desafio
Ter um filho tímido pode ser um desafio e pode deixar os pais se sentindo fora de controle.

Também pode ser útil apresentar seu filho ao professor antes do início do ano letivo. Comece mostrando a eles sua nova sala de aula ou o layout de um novo prédio. Trazer um amigo também pode ser útil.

Etapa 6

Prática. Você pode praticar diferentes situações sociais em casa com seu filho. Este pode ser o primeiro dia de aula, conhecer novas pessoas, trabalhar para fazer novos amigos e outras situações. Você pode trocar de lugar com eles para ter ideias diferentes sobre como se comportar e como chegar aos outros. Pode se tornar um grande jogo.

Etapa 7

Entre em mais situações. Esportes e atividades extracurriculares que interessam a seu filho são a maneira perfeita de ajudá-lo a fazer amizade com pessoas que têm interesses semelhantes. Será mais fácil para seu filho fazer amigos nessas situações.

Incentive amizades entre pessoas positivas e encorajadoras para seu filho. Convide-os para encontros e noites de jogos. Por outro lado, evite encorajar relacionamentos com crianças que são opressoras, mesquinhas ou humilhantes para seu filho.

Etapa 8

Não faça coisas pelo seu filho. Como pai de uma criança tímida, é fácil responder a perguntas, conversar e tentar fazer outras coisas por seu filho em situações sociais. Isso realmente não ajuda em nada o seu filho e, embora seja difícil de evitar, deve ser evitado.

Etapa 9

Desafie seu filho sem pressioná-lo demais. Se você forçar demais ou se gabar demais de ser tímido, será difícil para seu filho. Esse limite é diferente para cada criança. Uma maneira de saber o quanto você está pressionando e como seu filho está respondendo a isso é manter as linhas de comunicação abertas. Aqui estão algumas maneiras divertidas de desafiar seu filho a ser mais extrovertido.

  • Envie seu filho com dez centavos no bolso esquerdo. Depois de cada vez, eles dizem: "Oi, como vai você?" eles movem um centavo para o bolso direito. Se no final do dia eles tiverem todos os dez centavos no bolso direito, eles devem receber uma recompensa.
  • Faça um jogo de cumprimentar estranhos na loja, fazendo recados ou na igreja. Cada membro da família ganha um ponto para cada saudação. No final, você pode fazer um grande alarido sobre o membro da família com mais pontos.
  • Outra variação é ganhar um ponto para cada mão que você apertar. Isso funciona melhor em situações em que é fácil conhecer pessoas. Faça isso na igreja, em casamentos e em outras reuniões sociais.
  • O voluntariado também é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas. Essa pode ser uma maneira divertida de sair e trabalhar para se tornar mais extrovertido enquanto ajuda os outros.

Etapa 10

Saber quando procurar ajuda. Normalmente, a timidez é apenas parte do comportamento de uma pessoa e de quem ela é. Eles são naturalmente tímidos e lutam para se sentir confortáveis em situações sociais. No entanto, há momentos em que a timidez faz parte de algo maior. As crianças que lutam com esses problemas geralmente precisam de ajuda profissional, mas saber quando obter essa ajuda não é fácil. Esses são os sinais que você deve observar para saber quando procurar ajuda. Qualquer uma destas situações pode significar que o seu filho precisa de ajuda profissional para a sua situação.

  • Grandes crises de raiva: as crises de raiva fazem parte do crescimento e se seu filho (com menos de sete anos) tiver crises de raiva ocasionais porque se sente desconfortável na situação social, tudo bem. No entanto, se seu filho tiver um acesso de raiva toda vez que entrar em uma situação social ou estiver tendo ataques de raiva depois dos sete anos, é uma boa ideia obter ajuda. Você pode começar conversando com o médico do seu filho.
  • Comportamentos regressivos: se seu filho tem mais de seis anos, mas começa a agir como um bebê quando está desconfortável, é uma boa ideia procurar ajuda. Comportamentos regressivos comuns incluem chupar o dedo, falar de bebê ou balbuciar e tentar ser abraçado como um bebê.
  • Constantemente sozinho: ser capaz de jogar sozinho é uma boa habilidade, mas não é algo que deveria ser assim o tempo todo. Se seu filho está sempre sozinho, pode ser hora de procurar ajuda.

Lembre-se de que existem pessoas que estão disponíveis para ajudá-lo se você precisar. Se você acha que seu filho precisa de mais ajuda do que você pode dar, comece conversando com o médico do seu filho e descubra o que ele sugere. Às vezes, apenas precisamos de mais ajuda e precisamos lembrar que é aceitável precisar de ajuda e obtê-la.

Ter um filho tímido pode ser um desafio e fazer com que seu filho saia de sua concha pode parecer impossível. No entanto, com um pouco de trabalho, um pouco de cuidado e muito amor você pode ter um aluno de sucesso e ajudar seu filho tímido a se tornar uma estrela brilhante!

Artigos relacionados
  1. Como ajudar seu filho com o gerenciamento do estresse?
  2. Como ajudar seus filhos na escola?
  3. Como melhorar as habilidades matemáticas do seu filho usando dados?
  4. Como implementar códigos de vestimenta escolar?
  5. Como melhorar a alfabetização de seu filho?
  6. Como aumentar o envolvimento dos pais nas escolas?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail